sábado, 24 de agosto de 2013

Fashion History: os 10 vestidos mais bonitos do cinema

O cinema já ditava moda mesmo quando ainda nem falava. Além de repercutir e influenciar tendências, alguns modelos em especial são ícones fortes que inspiram novas coleções e reproduções até os dias de hoje.
O Catanduva Fashion fez uma seleçãozinha dos considerados por nós não somente os mais famosos, mas também os mais bonitos da história do cinema. De antemão, já nos desculpamos, pois certamente algumas atrizes em seus belos vestidos não estarão na lista, devido ao vasto acervo de figurinos memoráveis.






1º lugar - O primeiro lugar claro que tinha que ser dela, com seus vestidos frente única, cujo exemplo mais icônico é o branco usado em "O Pecado Mora ao Lado".




2º lugar - Se foi difícil selecionar alguns entre os maravilhosos vestidos que Marilyn usou neste filme, imagine ter de escolher os melhores entre todos que cubriram seu corpinho ampulheta nos filmes em que ela atuou.
Por isso, o segundo lugar também vai pra ela, com seu vestido dourado também frente única, no filme "Os homens preferem as loiras".


Vale lembrar que apesar de o nome do filme 'pregar' que os homens preferem as loiras, na vida real não foi bem assim que aconteceu e Marilyn acabou recebendo apenas 1/10 do cachê da morena, interpretada por Jane Russell. "Lembre-se, você ainda não é uma estrela", teria sido o argumento utilizado para fazê-la entender a diferença no pagamento.

3º lugar - Não há como tirar o terceiro lugar do pretinho básico vestido por Audrey Hepburn em Breakfast at Tiffany's, quando ela interpretou a prostituta Holly. Será que existiria uma prostituta tão chic quanto ela? O interessante é que o primeiro nome que surgiu para interpretar o papel foi o de Marilyn Monroe, mas ela teria recusado, talvez porque estivesse cansada de interpretar sempre as mulheres safadeeeeeeeenhas.





4º lugar - Também não tem como tirar de Audrey a quarta posição. Ela merece, pois conseguiu imprimir seu jeito de vestir numa época em que seu tipo físico não estava na moda. A atriz belga foi a única que conseguiu se sobressair como um ícone fashion e de beleza numa época em que imperavam as voluptuosas. Dizia ela: "Não consigo entender que beleza vêem em mim...". Viram e continuam vendo. Recentemente, seu rosto foi eleito o mais belo do século 20. Na foto, a musa de Givenchy com modelo vaporoso do próprio estilista.





5º lugar - Marilyn pode não ter recebido o reconhecimento que queria como atriz, mas como ícone fashion ela continua merecendo e o quinto lugar é dela, com este vestido estilo anos 20 que ela usou nas filmagens da comédia "Quanto mais quente melhor". Gosto das franjas, gosto das transparências, e por isso mesmo continua sendo muito atual.
Apesar dela parecer muito à vontade na cena, dizem que o clima nas filmagens de "Some like it hot" estava insuportável, devido principalmente aos atrasos da loira no set, mas também às dificuldades que ela demonstrava em decorar os textos.





6º lugar - Talvez seja uma injustiça deixar Liz Taylor no sexto lugar, porque ela sem dúvida foi um poderoso ícone fashion, mas aqui está a diva dos olhos violeta, com o vestido que ela usou no filme "Elephant Walk". O filme não está entre seus maiores sucessos, mas o vestido, na minha opinião, é o mais bonito que ela usou.



7º lugar - No começo do século 20, não tinha pra ninguém, só para Mae West e suas medidas generosas tão salientes quanto seu temperamento. "Quando sou boa, sou boa, mas quando sou ruim sou melhor ainda", dizia ela. Adoro este vestido porque é daqueles que nunca envelhecem e fariam bonito em qualquer red carpet de hoje em dia, onde o estilo sereia sempre predomina. Gosto dos bordados barrocos nos lugares estratéticos.




8º lugar - A cena de La Dolce Vita, de Fellini, na Fontana di Trevi, jamais teria sido a mesma sem Anita Ekberg e seu super decotado vestido preto. Por isso, o oitavo lugar é dela.






9º lugar - Quando Ava Gardner apareceu cantando em "The Killers", com as mãos languidamente repousadas ao piano, vestindo este vestido preto de uma alça só, com a luz certa destacando o rosto do "animal mais bonito da Terra", o mundo literalmente parou.





10º - Começamos com ela e terminaremos com ela. O décimo vestido mais bonito desta lista dos mais belos vestidos da história do cinema é o vestido pink, também de uma alça só, usado por Marilyn em "How to marry a millionaire" (Como casar com um milionário). E a pergunta que não quer calar: por que não tivemos representantes dos tempos mais atuais? É uma questão pra se refletir. Pensei em Brigitte Bardot, mas esta gostava mais de aparecer nua que qualquer coisa. E talvez as atrizes de hoje em dia estejam mesmo necessitando de um pouco mais de glamour.




2 comentários:

  1. Amor, sobre o Bonequinha de Luxo, a primeira informação que tive foi idêntica a sua - de que a própria Marilyn teria recusado o papel - com o acréscimo de que o Truman Capote, autor do conto, fazia questão de que ela encenasse a versão cinematográfica.Foi com surpresa que vi, nos extras de Bonequinha de Luxo, que ela queria muito atuar no filme, mas foi excluída devido a sua marca de sexy e inúmeros personagens semelhantes. Eles queriam muito a Audrey, mas não sabiam se ela toparia. Na minha humilde opinião, ainda bem que topou, pois sua ausência de curvas e expressividade garantiram que Holly fosse mais meiga do que quente, como parece ter sido a proposta. Acho que o mesmo efeito seria impossível com a loira, não só pelas suas típicas personagens sexys, mas também pela própria aparência curvilínea e exuberante. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... nessas historinhas de bastidores sempre rola um misterinho e é isso que deixa o assunto interessante hehe. Honestamente quando soube que Marilyn teria sido convidada pra interpretar Holly, fiquei curiosa em saber como seria a Holly de Marilyn, mas também adorei a Holly de Audrey. Enfim... nunca saberemos. Obrigada por sua sempre rica contribuição, Flor, e continue uma leitura assídua do blog.

      Excluir