sábado, 31 de agosto de 2013

Tiaras para se sentir uma princesa


Este post reluzente é direcionado às mortais que vão se casar na igreja, pois esta experiência - digo por experiência própria - é o mais próximo que você chegar de se sentir uma princesa, desde que o vestido branco e outros modismos instituídos por princesas e rainhas de verdade começaram a lançar moda entre as plebeias.
Quis começar com esta foto de Marilyn porque penso que esta foto traduz o sonho de todas nós, ainda que muitas neguem. Como Marilyn acreditava: toda mulher deve ser tratada como uma princesa e deve ouvir que é bonita, ainda que não seja. O mais irônico de tudo isso é que a diva que ficou famosa cantando "diamonds are a girl's best friend" jamais possuiu os tais sonhados diamantes e nem acreditava que eles eram realmente os melhores amigos de uma garota. Mas pelo menos nos filmes ela se realizou, ainda que usando tiaras e joias fake. Mas o que importa? Nem tudo que reluz é ouro, mas reluzindo é isto que a gente quer, principalmente no dia mais especial de nossas vidas.

Vou começar mostrando alguns exemplares de cair o queixo de tão lindos que contam histórias por elas mesmas, passando de geração em geração e guardando enredos interessantes, de muita discórdia, mas também de muito amor. E por falar em amor, começo com uma foto do casal real que parece ser o mais apaixonado da atualidade e que teve, na minha opinião, a cerimônia de casamento mais linda.


Nesta foto que traduz tudo, com uma delicada tiara de diamantes e o véu relíquia de família.

As tiaras da australiana Mary são as minhas favoritas, especialmente a de rubis com diamantes. Por isso vou postar várias fotos dela aqui.


 Esta tiara tem 200 anos e pertenceu a uma mulher por quem Napoleão Bonaparte foi apaixonado, mas na época ele era pobre e não deixaram ele casar com a moça. Quando ele era já imperador, a tal Desirré, que era noiva de um de seus marechais, usou-a na festa de coroação de Napô. Como o mundo dá voltas, hein...
Para que a cerimônia de coroação fosse bafônica, Bonaparte deu fortunas a seus marechais, pra que eles cobrissem suas mulheres de joias e assim foi feita esta tiara hoje usada por Mary. A tal Desirré acabou se casando com um príncipe nórdico e é por isso que esta tiara foi parar lá. Dizem que Desirré, francesa, odiava o clima nórdico. Dizia que lá só tinha duas estações: o inverno claro e o inverno escuro. Mas também não se pode ter tudo né, dona moça? Eu por esta tiara encarava um friozinho.
Tantas histórias... É por isso que, como gosta de frisar a rainha Margarida da Dinamarca, "não contamos os diamantes das nossas joias, contamos séculos".











Aqui Mary de novo com a tiara. Ela fica parecendo a Branca de Neve. Aliás, faz tempo que não a vimos com ela.

 Continuando na casa dinamarquesa, tiara Midnight, na cabeça da francesa princesa Marie, que se casou com um príncipe dinamarquês.



Saindo da Dinamarca e indo agora pra Suécia, que é um pulinho, as tiaras da casa sueca:


Rainha Sìlvia, filha de mãe brasileira, com sua tiara de safiras.



E por falar em Brasil, esta tiara que a rainha Sílvia está usando veio daqui; pertenceu à segunda esposa de Pedro. Quando Leopoldina morreu - alguns dizem que até de tristeza devido aos chifres que este lhe punha com a Marquesa de Santos - foi difícil arrumar uma princesa pra se casar com ele, pois todas sabiam de sua fama de bruto e mulherengo. Assim, ele acabou casando-se com uma jovem e bela aristocrata, mas que não era lá essas coisas em termos de nobreza - let's put this way. A princesa teve uma filha que morreu jovem. Assim, quando esta faleceu, suas joias voltaram para sua casa real de origem e hoje enfeitam mesas e cabeças reais nórdicas. A rainha Sìlvia, aliás, já declarou ter um apreço especial em usar esta tiara, devido à sua ascendência brasileira.


Aqui Sílvia jovem, muito linda, com a tiara camafeu, com a qual casou e uma de suas filhas também, Vitória, que adora arrasar com suas tiaras. Esta abaixo é típica dos anos 20.



Sua irmã, princesa Madeleine, também não fica atrás, e aqui faz bonito com a tiara de ametistas.





Esta delicada tiara de diamantes ela repetiu no dia do seu casamento.







Gostei mais da segunda tiara que Charlene usou no dia de seu casamento em Mônaco, que as más línguas ainda não decidiram se era casamento ou funeral. Por via das dúvidas, escolhi esta foto em que ela está de costas, pra poupar as lágrimas. E agora seguremos o chororô e vamos para a risonha agora RAINHA da Holanda, que é argentina, olha só... É Papa argentino, rainha argentina... a gente que se cuide.
Máxima estava simplesmente o máximo na cerimônia de coroação, com sua tiara de safiras azuis.







Kate Middleton, esperta como ela só, casou-se de um jeito pra ninguém ter mesmo o que falar. O vestido? Um clássico inspirado em Grace Kelly - não tão novidade assim, mas perfeito - e a tiara emprestada do acervo de... Diana? Nananinanão. A tiara Cartier foi emprestada da sogrinha. Com isso, ela já fez uma mediazinha, enquadrada em seu próprio estilo, que é discreto, usando uma tiara baixa, que não chama tanto a atenção quanto as demais mostradas aqui, apesar de linda. Aliás, não quero ser estraga prazeres, não, mas o vestido dela foi muito parecido com o da italiana Isabella Orsini, que se casou um tempo antes, e por acaso até gostei mais do visu da Isabella, e principalmente da tiara, porque adoro água marinha.



Continuando na Inglaterra, a princesa mais famosa do mundo, Diana Spencer, eterna princesa do povo, transformou-se em ícone fashion com seu estilo elegante, muitas vezes, nas ocasiões mais formais, combinado a tiaras belíssimas.


Aqui ela usa tiara da rainha, que já pertenceu à realeza russa e foi vendida à Inglaterra pelos bolcheviques, depois da Revolução Russa do início do século 20. Na época eles precisavam de dinheiro pra financiar o sistema e desnudavam sem dó nem piedade as preciosidades das joias da família imperial russa - ai, odeio esses comunistas, gente! Algumas peças foram vendidas inteiras, a outros reis e rainhas, e esta adornou a cabecinha de Lady Di.


Aqui Diana com a tiara Spencer, que tem este nome justamente porque faz parte do acervo de sua família e foi esta tiara que ela escolheu para se casar. Para os que não sabem, Diana não era plebeia. Ela não era princesa antes de se casar, mas pertencia a uma família nobre. Seu pai é Earl. Quem assiste o seriado Downton Abbey sabe do que eu estou falando. Escolhi esta foto porque é das poucas em que ela está sorrindo e não está olhando pra baixo com aquela cara de quem casou com príncipe que virou sapo.

Diana era tão estilosa que fez bonito transformando um colar de esmeralda nesta linda headband.




E se a Inglaterra tem a família real mais famosa, a mais bonita é sem dúvida a de Mônaco, graças à Grace Kelly que encheu de beleza o DNA dos Grimaldi. Aqui, a atriz-princesa numa festa de gala, usando uma tiara que pertenceu a Josephine, esposa de Napoleão Bonaparte.


E por falar em Napoleão Bonaparte, o legado do imperador também foi parar na cabecinha da princesa Vitória da Suécia, que usou a tiara camafeu no dia de seu casamento com um plebeu (mas cheio da grana). Ainda bem que hoje elas se casam com plebeus, porque esse negócio de casamento arranjado não dá muito certo mesmo.



São muitas princesas e tiaras, por isso vou dar uma resumida e pular direto pro Oriente Médio agora, mostrando a rainha Rania da Jordânia, com uma linda tiara de esmeraldas.

Vale ressaltar que tiara e coroa não são a mesma coisa. Coroas só podem ser usadas por reis. Aqui um exemplo, uma coroa germânica:


Já as tiaras, com pedras verdadeiras ou não, podem ser usadas por plebeias numa boa. E quem faz muito uso delas são as celebridades.


A galesa Catherine Zeta-Jones ficou linda no dia de seu casamento, usando esta tiara com véu.



Para seu casamento que durou tanto quanto uma bombinha peido de véia, Kim Kardashian torrou milhares de dólares nesta headband de diamantes ver-da-dei-ros.



 Quem quiser fazer o mesmo estilo, para um casamento mais bem sucedido que o de KK, que tal esta headband de cristais? Fofa, não?




Nenhuma diva de Hollywood ficou tão famosa por suas joias e tiaras quanto Liz Taylor. Aqui a minha favorita, de flores de esmeraldas, super delicada.



A belíssima atriz sueca Anita Ekberg ficou parecendo uma princesa de verdade com esta headband, que não sei dizer se é joia ou não.



Esta tiara Nero é uma bijuteria linda e pode ser usada não somente por noivas, mas também por madrinhas ou convidadas.



Uma tiara dessa com aplique de flor faz bonito num casamento no campo.



Mas esta delicada tiara é a minha favorita, pois eu adoro noivas de cabelos soltos.



A tiara de Adriane Galisteu é linda, em pérolas, e também uma boa inspiração para casamentos.

E foi assim que eu me casei com o Xuxa, com uma tiara prata bem rente à cabeça, cheia de florzinhas com strass, da Primavera Noivas, de Catanduva, em 2006. Foto by Márcio Costa.


4 comentários:

  1. ...qq uma fika mais bonita com essas tiaras ne???
    eheh

    ResponderExcluir
  2. faltou a tiara da Galisteu que foi uma das mais mais se tratando de casamento. mas cada cabeça uma sentença aliás cada cabeça uma tiara.

    ResponderExcluir
  3. Tem razão, Coliseu, a tiara de Galisteu é linda e vou postar. Faltou também mencionar que a última foto é by Márcio Costa.

    ResponderExcluir