domingo, 8 de setembro de 2013

Diário de Bordo "Fashion History" - nosso casting quase pronto pra entrar nessa 'máquina do tempo'

Os ensaios fotográficos para a exposição "Fashion History", que acontece no começo de 2014, estão pouco a pouco acontecendo. Já tivemos Antiguidade e anos 2000 (já postamos um sneak peek aqui, com algumas fotos dos ensaios), e temos muitas mais pela frente.


Éricka Callegari fará o ensaio Século 19, inspirado no Moulin Rouge, uma produção super sexy, com direito a corset, meias arrastão e outras surpresinhas no maior clima de "THE SHOW MUST GO ON"!




Leo Moura, aqui com Elidy Antonucci para catálogo de inverno, interpretará o Superman, numa produção que vai dar o que falar...

Os super-heróis remetem ao final dos anos 30, quando os Estados Unidos começaram a bombardear a população com os quadrinhos de super-heróis, como o Homem de Aço e o Capitão América, que era um herói de guerra, todos eles obviamente trajados nas cores da bandeira norte-americana. Tudo com o objetivo de estimular no povo um orgulho para com seus "heróis" salvadores do mundo e para com a própria guerra.


Vamos voltar apenas uma decadazinha nesta história e mostrar pra vocês a nossa linda modelo que vai retratar os anos 20 de Coco Chanel, do musical Chicago, da novela Gabriela, do filme The Great Gatsby e de tantos ensaios de moda atualmente. Afinal, foi um período super frenético tanto no campo das artes quanto no campo da moda. Bem revolucionário, não só por razões econômicas, mas também feministas, quando os vestidos ficaram mais soltinhos e mais curtinhos. Destaque para Thamara Freschi e sua beleza e classe de parisiense dos anos 20, que será fotografada em um dos locais da cidade onde podem ser observadas peças antigas , vestindo Casa Fátima, calçando Raffiny e com acessórios perolados de Ouromil.







Vamos entrar na máquina do tempo agora e voltar muitos séculos até o período medieval, e eis aqui a modelo escolhida para representar o tema: Maria Bianca.





Entramos na máquina do tempo novamente e agora vamos para o século 16, com a Rainha Elizabeth tão adorada pelos britânicos. A última da dinastia dos Tudors, por não ter gerado descendentes legítimos (pois de 'Rainha Virgem' não tinha nada), levantou a Inglaterra, e a despeito do descaso do pai, o Rei Henrique e executor da própria mãe, Ana Bolena, provou que ser mulher não significa ser fraca. Por isso, nada como uma mulher de personalidade forte, como Elen Branco, para 'encarná-la'. A Rainha Elizabeth governou com mais sabedoria que o pai, a ponto de sua era ser chamada de "Golden Age", a "Era de Ouro". Seu estilo era austero, com muito vermelho, a cor na época permitida apenas à nobreza, a famosa gola, que por causa dela mesma tem o nome de gola elizabetana, e uma maquiagem que destacava sua pele branca. Talvez uma tentativa de se aproximar do ideal de 'santa monarca' a ser adorada por seus plebeus. Corajosa sim, mas modesta não era. Uma de suas célebres frases: "A Inglaterra SOU EU".
As pinturas da época revelam que Elizabeth, tal qual Cate Blanchett, atriz que a interpretou em uma das mais famosas versões envolvendo a personagem, era ruiva e tinha olhos azuis. Mais uma razão para escolhermos Elen Branco para posar de Elizabeth Tudor. Branca até no nome. E linda.


 Seu ensaio terá como locação o prédio conhecido como 'Castelinho', em Catanduva, hoje Pinacoteca. Vestido chiquérrimo de Casa Fátima e acessórios de Ouromil, pra nobre nenhuma botar defeito.


Estamos agora na França pré-Revolução do século 18.
Com seu rostinho "chantilizado-amorangado" de austríaca, teremos a bela Rita Lopes para representar Maria Antonieta. A produção ainda é top secret.



Aqui ela posa para um editorial de moda com peças da Ouromil. Traz um cupcake pra moça, gente!


Já no século 20, os efervecentes anos 60 serão representados pela "bardônica" Bianca Galvão, que vestirá peças da Casa Fátima, Ouromil e Raffiny, em uma produção com apoio de Luís Pereira.



 Fotos: Ivan Antoniazzi


E os anos 80 que estão tão na moda hoje em dia? Serão super bem representados por Fernanda Ribeiro, que já tem naturalmente toda uma atitude gothic-rocker-punk anos 80.




Temos mais décadas a retratar e mais modelos a mostrar, mas ficará para o próximo diário de bordo.
A exposição "Fashion History", com fotos de Márcio Costa - que tem mais segredinhos que oportunamente iremos contar - tem até o momento patrocínio de: Sincomércio, Lluminar, Acalanto Lingerie, Casa Fátima, Ouromil, Cortiço, Raffiny Calçados, Elle for Men, Ótica Kassis e Ateliê da Neuzinha.

2 comentários:

  1. Dri...essa exposição vai ser um sucesso! Você ja é um sucesso! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Brigada, Elen, também, com estas lindezas e os talentos q me rodeiam né? Vale lembrar também o apoio q estou recebendo do comércio de Catanduva. Bjs.

    ResponderExcluir