segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Fashion History - GOD SAVE THE QUEEN!


"Eu sou donzela de nenhum senhor!". Esta e outras frases da sempre subestimada filha de Ana Bolena ficaram famosas nos umbrais da História.





Elizabeth, a última rainha britânica da dinastia dos Tudors, filha do rei Henrique VIII, que mandou decapitar várias esposas - inclusive a mãe de Elizabeth - e casou-se seis vezes, separando-se para sempre da Igreja Romana, foi resgatada da torre, onde esperava apenas pela morte, para assumir o trono, após a morte da irmã Mary, católica fervorosa, que ficou conhecida pelo genocídio de milhares de protestantes.
Foi Elizabeth a inspiração para o ensaio "Século 16" da exposição fotográfica "Fashion History", a ser aberta ao público no início de 2014.



E assim foi Elizabeth, do limbo para o trono. No início, poucos acreditavam que seu reinado iria durar muito, ainda mais sendo mulher. Naqueles tempos uma mulher sozinha no trono não representava autoridade suficiente, tanto que quando ela nasceu seu pai não teria sequer tido curiosidade de vê-la. Após a decapitação de Ana Bolena, sua mãe, ordenada por Henrique VIII, por suspeita de traição, Elizabeth foi solenemente ignorada pelo pai, mas teve uma boa educação e era muito inteligente.



Por nunca ter se casado, Elizabeth ficou conhecida como a "Rainha Virgem", embora os não raros casos com diversos amantes não sejam desconhecidos. Mas realmente, 'senhor marido', ela jamais teve. Entretanto, gostava de 'curtir' a vida, de dançar e adorava as artes, especialmente espetáculos de teatro, tendo pago por diversas peças apresentadas por Shakespeare. Uma rainha de muito bom gosto, forte, sábia e elegante.




Atendendo a sugestão de seus conselheiros, Elizabeth teria se inspirado na Virgem Maria para criar seu looking de deusa inatingível, monarca santa protetora dos ingleses. "A Inglaterra sou eu", dizia ela.
Elizabeth cortou os longos cabelos, como o fazem as freiras, a passou a usar perucas no mesmo tom ruivo natural de suas madeixas. Suas perucas eram cheias de cachos. A maquiagem era bem branca, como a que foi usada na modelo Elen Branco. Entretanto, para o editorial, escolhemos tons mais alegres para a sombra (laranja com dourado) e batom cor de vinho, já que ela também era fã de grandes festas. A make ficou por conta do Ateliê de Beleza da Neuzinha. Outro ponto forte da maquiagem foram os longos cílios. Apesar de ter ficado um pouco parecida com a Rainha de Copas, de Alice no País das Maravilhas, Elizabeth é venerada até hoje pelos ingleses por ter sido uma rainha tolerante, principalmente no que tange à liberdade religiosa, e por ter colocado a Inglaterra de volta aos trilhos da prosperidade, após ter assumido o reino falido deixado por seu pai. Elizabeth, 500 anos atrás, foi um legítimo girl power.



Um brinde a ela! Com taça da Dalto Jóias. É por tudo isso que nosso ícone Século 16 só poderia ser Elizabeth. Pois se a moda existe principalmente para a mulher, que mulher foi mais influente do que ela em seu tempo? Elizabeth foi tão influente no maneira das mulheres se vestirem que a gola que ela usava até hoje é conhecida como gola elizabetana. Esta do nosso ensaio foi feita pelo professor de artes cênicas do Senac, Rafael Cervantes.
Para compor o cenário, atrás, cruz da Dalto Jóias. Acessórios com motivos religiosos da Ouromil foram muito bem-vindos, já que Elizabeth, apesar de ter continuado persona non grata em Roma, jamais deixou de abraçar a fé. Muitos acreditam que se tornou protestante, como a mãe, mas ela até o fim jurou ter continuado católica, mas fez questão de garantir liberdade para que todos os protestantes fizessem seus cultos em solo britânico.



O divino vestido vinho usado por Elen é da Casa Fátima. Escolhemos esta cor porque os tons avermelhados, na época, eram considerados apropriados apenas para quem era nobre. Para combinar com o vestido, os brincos, a pulseira e o anel têm pedras cor de fogo. As sandálias, com pedras no tom dos acessórios, são da Raffiny Calçados. Postaremos um link só sobre elas num post futuro.
Nesta foto, vê-se a Catedral Católica de Catanduva, da janela da Pinacoteca, prédio antigamente conhecido como "Castelinho", que foi reformado, está lindo, sempre aberto à visitação, no horário comercial, cheio de obras de arte interessantes.





Não poderia ter havido um local melhor para este ensaio, que fez as vezes de torre, bem como de palácio. Este, aliás, é um dos objetivos da exposição "Fashion History": mostrar pontos turísticos de Catanduva e a moda vendida pelo comércio varejista da cidade.





Onde está Wally? Ops... onde está Elizabeth? Ah... ali na janelinha.



Foi um ensaio muito divertido de se fazer e esperamos que, também de um jeito criativo e gostoso, as pessoas possam conhecer um pouco mais sobre estes personagens tão importantes da História da Humanidade e que, através da moda, aprendam sobre os hábitos e costumes dos povos do passado.
Esperamos a presença de todos quando a exposição Fashion History estiver aberta à visitação pública e também esperamos que mais comerciantes e o setor público continuem apoiando esta ideia, que tem sido feita com todo carinho, produzida por mim e fotografada por Márcio Costa.





Agradecemos o apoio que temos até agora de: Sincomércio, Lluminar, Ateliê de Beleza da Neuzinha, Ouromil, Raffiny Calçados, Éle for Men, Acalanto Lingerie, Casa Fátima, Cortiço, Ótica Ocular e Dalto Jóias. Reverências à Rainha, mas a vocês todo o nosso agradecimento.



4 comentários:

  1. ...como disse Marcio Costa: "Estou apaixonada por este ensaio!" ...arrasamos ne?
    ...n vejo a hr de ver a exposição!

    ResponderExcluir
  2. eu também amei de por demais da conta. a magia que nos envolvera. brincando de rainha e seus cortesões. tudo de bom.

    ResponderExcluir