sábado, 28 de setembro de 2013

Miss Mato Grosso vence o Miss Brasil 2013



A mato-grossense Jakelyne Oliveira venceu o Miss Brasil 2013 nesta noite e foi devidamente coroada pela Miss Brasil 2012, Gabriela Markus.



Na opinião desta blogueira, o resultado foi justo e Jakelyne representará muito bem o Brasil no Miss Universo 2013.







A mato-grossense se embananou um pouco pra responder, naquele momento das perguntinhas, e até pensei que naquele momento ela poderia ter perdido a coroa, mas penso que seu porte e beleza compensou. Agora, pro Miss Universo vai precisar treinar um pouco mais e ficar menos nervosinha. Quem sabe entrar numas aulas intensivas de inglês também, né darling, que não é só cuidar do corpitcho, não.



Enquanto o Miss Mundo, cujo resultado soubemos ontem, foi tão puritano que as candidatas tiveram que desfilar de sarongue na prova do biquini, em compensação no Miss Brasil 2013 elas desfilaram de traje de banho em dois momentos. Este foi o segundo e último momento, de maiô. Gostei da headband e dos maiôs em tons cítricos.




Também gostei do modelo dos biquinis, num verde neón estampado. Nada daqueles coadores de café que tem que usar no Miss Universo. Aliás, os biquinis estavam bonitos, mas os vestidos... deixaram a desejar, assim como as atrações do concurso, um pouco já manjadinhas. Mas graças a Deus não chamaram a Cláudia Leitte de novo. Nada contra ela, mas ninguém aguenta mais a mesma coisa toda vez, né?



E já estão comparando a Miss Brasil 2013 com a Bruna Marquezine. Mas tudo bem, né, que as duas são lindas.




Aqui Gabriela Markus, a Miss Brasil 2012, em seu último desfile. Tudo bem que o vestido é um arraso, mas foi o que ela usou no Miss Universo. Podia ter dado uma mudadinha. No surprises again.






E para além de Renata Fan me irritando com sua narração forçada, ainda rolou barraco fino no concurso. A Miss Minas Gerais, Janaína Barcelos, que ficou em segundo lugar, não soube perder e soltou o verbo na internet, acusando a vencedora de desonesta e obcecada por concursos de beleza. Hã? Mas como assim? E quem chegou até ali também não é? Enfim, não sei o que a moça fez. Se colocou urtiga no biquini das outras, se trocou o sapato 38 de uma concorrente por um 34 ou se pôs bolinha de gude na passarela enquanto as outras passavam. A mineirinha só esqueceu de explicar que desonestidade foi essa. Estou até agora sem entender, mas enfim. Life is hard, but the show must go on. No fim ela se conteve e fez a boa moça educadinha, trocando beijinhos e sorrisos. Só o que não gostei foi do fato da Miss Minas Gerais ter sido vaiada e chamada de gorda. Aí também não, né? Gorda onde? Referiam-se ao tamanho do quadril da moça, considerado grande demais. Será que eu ainda estou no Brasil, gente?




Gostei muito da Miss Bahia, Priscila Cidreira, que ficou num honroso terceiro lugar. Até me lembrou a Miss Universo angolana, Leila Lopes. Um rosto com traços bem clássicos, corpo flawless, magra mas com curvas, e altíssima: 1,83m.



Adorei a make. Aliás - palavras da minha cabeleireira e maquiadora - desde que a indústria de cosméticos acordou pra existência das negras, a maquiagem delas têm sido uma coisa de louco de tão linda! Têm revelado mesmo a beleza delas. Já estava na hora.




A Miss Ceará, que era minha outra aposta, junto com Miss Bahia e Miss Mato Grosso, ficou entre as Top 5.




A Miss Goiás, que no começo achei que teria chances, não passou nem da primeira seleção. Em compensação, seu traje típico foi escolhido o melhor. Eu achei horrendo, desculpem.




Eu teria escolhido o da Miss Pará, com esse peixe ali atrás. Achei bem original. Aliás, tem gente que acha ridícula essa prova, mas gentem... é prova de traje típico, oras, fantasias. Ninguém vai sair por aí usando isso.



A Miss Paraíba, do meu Estado, escolheu um traje que - acredito eu - remete a um dos figurinos - na TV e no cinema usado por Fernanda Montenegro - de um dos personagens da peça "O Auto da Compadecida", de autoria de um paraibano genial: Ariano Suassuna, que eu adoro.




O traje típico da Miss Santa Catarina, apesar de mais simples que o de muitas outras, estava vestindo muito bem e muito bonito, aliás bem mais bonito que muitos dos trajes típicos usados no Miss Universo, que chegam a ser vergonhosos de tão amadores. Talvez pelo fato de o Brasil ser um país carnavalesco, acho que as fantasias do Miss Brasil são sempre luxuriantes.




Essa até tocou o berrante.




A Miss Pernambuco foi pelo óbvio e foi de dançarina de frevo, mas tava charmosa.




A Miss Piauí carregou um meigo cesto de cajus. Só não entendi o resto da fantasia. Seria ela a rainha dos cajus? Uma chapeuzinho vermelho nordestina, que em vez de carregar maçãs carrega cajus? Talvez esteja me faltando imaginação ou preciso estudar mais os símbolos dos Estados.




E a Miss Rio Grande do Norte apareceu com um cajueiro atrás, remetendo ao maior cajueiro do mundo, que está em Natal, capital de seu Estado. Será que a Miss Piauí arrancou alguns cajus da fantasia dela?




Entre os jurados, esteve Martha Vasconcellos, que foi Miss Universo em 1968. Faz tempo hein que o Brasil não ganha esse concurso. Benza Deus...
Bem gente, e este ano? Será que dá Brasil? Vamos torcer por Jakelyne, pois ela vai precisar. Afinal, penso que desde que tivemos uma Miss do porte de Natália Guimarães chegamos tão perto do título. E aquele ano realmente achei uma injustiça!



Aqui a nossa Miss Brasil 2013 com Natália Guimarães, que foi Miss há cerca de 10 anos.

2 comentários:

  1. Muito linda Jakelyne Oliveira,Parabens.
    Minhas preferidas tb era Bahia,Ceará e São Paulo.Concordo o vestido da Gabriela Markus é maravilhoso,mais acho q ela deveria ter usado outro vestido,mais arrasou do mesmo jeito

    ResponderExcluir
  2. ah...eu n consegui ver o Miss ....vou ver aki pela net essa semana!
    mas pelo que parece foi bem merecido mesmo a vencedora! Gostei!
    e ah....uma das coisas que mais gosto é o desfile de trajes típicos...pena que é o desfile mais rápido...mostra pouco!

    ResponderExcluir