sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Papo Fashion - Moda lidera vendas no comércio virtual




Uma pesquisa que analisou as vendas do semestre comprovou que a moda é o ramo que mais vende no comércio virtual. Mesmo sem provador. Em segundo lugar ficou o setor de eletrodomésticos.
Então é oficial. Panela velha é que faz comida boa. Nada de ficar comprando batedeira e liquidificador pra sua mulher. O que ela quer mesmo é sair por aí esvoançando-se em vestidos como este usado pela polonesa Magdalena Frackoviac, na semana de moda de Paris, pois quem não tem Paris compra algo bem parecido na loja mais próxima e pronto.



Num xoxo terceiro lugar ficou o ramo de cosméticos, perfumaria, cuidados pessoais e saúde. Coisinhas vendidas por marcas como Natura, O Boticário, Mary Kay, Jequiti e dezenas de outras internacionais, como a Victoria's Secret, marca que, no Brasil, só vende cosméticos, perfumes e maquiagem.




E eu que pensava que os jovens andavam respirando tecnologia, com um fogo que eu não sei de onde vem pra trocar de celular, de computador e blá blá blá. Mas os itens tecnológicos amargaram um quarto lugar nas vendas do varejo. Nem a fofice da Hello Kitty no laptop acima ajudou.



E Clarice Lispector, que fez calo no indicador direito que eu sei, de tanto escrever, inclusive fazer seus rascunhos em fila de supermercado - como ela mesma um dia confidenciou - ficaria decepcionada em saber que em último lugar em vendas ficaram os livros e as assinaturas de jornais e revistas. E logo ela que é tão celebrada pela tchurminha do 'facebruik', que não cansa de publicar textos seus e até aqueles que nem são seus e eles nem sabem, só pra posarem de intelectuais. Mas comprar um livrinho que é bom... necas de pitibiribas.

E a explicação pra isso? Vem ou não? Ah... agora eu gostei. Os estudiosos da pesquisa afirmam que, dentre os motivos, um deles é o mercado novo das blogueiras de moda (PRESENTE!), com clubes de compra, que oferecem produtos mais acessíveis. Este ainda não oferece, mas um dia quem sabe...
Segundo eles, os produtos mais vendidos na web são os facilmente comparáveis tanto quanto ao preço como quanto ao modelo, como camisetas de times de futebol, jeans e sapatos, conforme informa matéria divulgada pela Folha de São Paulo.
Para produtos mais específicos, as pessoas costumam ter dúvidas quanto ao tamanho e têm mais medo de comprar.
Consumidoras como Lívia Domingues é uma das que adoram comprar sapatos pela web e diz que nunca se arrepende. "Já comprei pares lindos, de várias cores e modelos. É super prático, adoro".
Eu sapato nunca comprei, pois tenho medo de não ser confortável, mas já comprei... vejamos... acessórios, como uma casquete com chapeuzinho e redinha, produtos da Casulo dos Fios, porque são bem exclusivos e o meu corset da Madame Sher lindo maravilhoso.
No varejo, o comércio de roupas só perde para o de alimentos. Também pudera. Todos nós precisamos comer. Mas como já dizia a música dos Titãs, a gente não quer só comida. A gente quer se vestir bem, para se divertir, em qualquer parte, como a vida quer, de preferência fazendo muita arte.

2 comentários:

  1. Muito boa sua matéria Adriana. Tenho experiência de vender pela net desde 2008 e claro que sou compradora também. Minhas peças que precisam de medidas são sempre adaptáveis e flexíveis, pois é a única maneira segura de comprar. A maioria de minhas clientes procura peças exclusivas que não são encontradas facilmente no mercado comum, assim como você, gostam de ter acessórios feitos especialmente a seu gosto.
    Quem quiser conhecer a loja virtual do Casulo dos Fios é só clicar aqui: http://www.elo7.com.br/casulodosfios e ver as mais de 500 avaliações positivas de clientes !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Cris. Às vezes as lojas têm medo de comprar algo muito cheio de personalidade e não vender. Há tempos procurava uma casquete de chapeuzinho estilo século 19, com redinha e tudo, e só achei na net. Procurava uma camiseta com estampa do Superman. Também só achei na net. Gorro como aquele que comprei na Casulo dos Fios, assim como os outros itens, xale diferenciado, etc, achei na tua loja virtual e em outros sites. Ainda bem que tem esse espaço pra todo mundo mostrar seu talento e seu trabalho. Bjs.

      Excluir