quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A roupa certa para o seu tipo de corpo

As festas de fim de ano vêm chegando e todo mundo quer acertar no modelito. Mas não basta ir até a loja e comprar um belo vestido. Também não basta que ele seja do seu número. É preciso que ele seja do tipo certo para valorizar o seu tipo de corpo. Até porque nós, mulheres, não somos todas iguais. Assim como existem diferentes tipos de pele, cabelo e rosto, também existem diferentes tipos de corpos e cada uma deve aprender a se vestir da maneira certa para tirar proveito de seu tipo físico.


Estes são basicamente os tipos de corpo nas mulheres. O tipo ampulheta é proporcional, com cintura acentuada. O tipo triângulo é do tipo 'nadadora', com os ombros mais largos que os quadris. O tipo pera é o mais comum nas brasileiras (ombros estreitos e quadris largos). O tipo retângulo é caracterizado por um corpo sem tantas curvas pronunciadas, mais reto. O tipo oval é o das mais cheinhas na região da cintura. Vamos citar abaixo alguns exemplos de mulheres famosas e lindas, cada qual com seu tipo de corpo, com sugestões de modelos que cada qual poderá usar.


1. Corpo ampulheta


Jayne Mansfield é um exemplo hiperbólico do tipo ampulheta. Dona do tipo de corpo também chamado "coca-cola", possuía muito busto, quadris avantajados e uma cinturinha de pilão.





Marilyn Monroe é a dona de silhueta ampulheta mais famosa da história. Absolutamente proporcional, com cintura no lugar e parte de cima em sintonia com a parte de baixo.




No Brasil, Paula Fernandes é um exemplo do tipo mignon também ampulheta. Quem tem esse tipo de corpo pode se considerar uma sortuda, pois quase todo tipo de roupa fica bem. É só tomar um certo cuidadinho pra não valorizar demais uma das partes do corpo e se aproximar muito do tipo pera.
Mulheres com corpos assim podem abusar dos decotes e roupas acinturadas. Evite bolsos volumosos e cintos caídos na altura dos quadris.




2. Corpo triângulo



A princesa Charlene de Mônaco, que antes de se casar com o príncipe era nadadora na África do Sul, é dona da silhueta triângulo. Este tipo de corpo costuma ficar muito elegante nas passarelas, já que os ombros largos fazem com que a roupa caia sempre bem nas modelos.




Gisele Bundchen, a modelo mais bem paga do mundo, também tem o corpo triângulo. Um motivo para aliviar aquelas que estão pensando que as donas de uma silhueta assim aparentam masculinizadas. Gisele prova o contrário. É estreitinha nos quadris e tem seios fartos e ombros largos, e é lindíssima. Claro que todas as dicas que estão sendo dadas aqui podem ter exceções. Lembre-se que seu maior 'julgador' é o espelho.
É dito que decotes canoa como o do vestido de noiva de Charlene são proibidos para quem tem ombros largos, entretanto, ela ficou linda num vestido assim, porque tem pescoço comprido e o modelo do vestido até valorizou esse tipo de silhueta que realmente é uma silhueta altiva e elegante.
Gisele é muito slim e super em forma, portanto ficou linda com este vestido com amplo decote que mostra suas costas saradas.



Quem tem quadris estreitos em comparação com o tamanho dos ombros, como os tem Gisele, pode usar e abusar de vestidinhos curtos, justos e brilhantes assim, que não ficará vulgar.



Quem tem corpo triângulo também pode abusar de decotes V. Este do vestido de Gisele é profundo e não poderia ser mais perfeito.





Dona de uma silhueta tipicamente mediterrânea: seios fartos e quadris estreitos, Penelope Cruz pode se refestelar usando vestidos com saias amplas como este bem tipo princesa. Não gosto quando ela usa roupas justas demais, pois acaba ficando estranha com o quadril muito pequeno em comparação ao resto do corpo. Mas aqui ela estava perfeita.
Não é preciso nem falar que as donas de um corpo assim devem passar longe de ombreiras. Graças a Deus, né? Deixa as ombreiras pra Xuxa dos anos 80.
Muitos babados na saia estão liberadíssimos, calças volumosas e saias estampadas. Para a parte de cima, óbvio, a dica é exatamente o contrário, pra equilibrar o corpo.




3. Corpo pera



Como já foi dito, este é um corpo muito comum no Brasil e a atriz Juliana Paes representa muito bem o tipo. Quem tem este tipo de corpo deve optar por modelos que chamem a atenção para a parte superior do corpo, como é o caso destes vestidos da foto, da estilista Patrícia Nascimento.



Vestido de noiva, de Patrícia Nascimento, novamente com muitos detalhes para a parte de cima do corpo.



Quem tem o corpo pera pode abusar de decotes, principalmente os tomara que caia e evitar saias justas e curtas. As saias levemente afuniladas, como as do modelo à direita caem muito bem.



Paola Oliveira é outra famosa de corpo pera. Veja como ela ficou linda com este vestido cheio de detalhes no busto.



Decotes estruturados, com apliques e sobreposições inusitadas também ajudam a equilibrar o corpo que é mais fino em cima.




Voltando os olhos para o hemistério norte, temos Jennifer Lopez como fino exemplar do tipo pera. Aqui ela acertou com a sobreposição transparente. Quem tem esse tipo de corpo pode abusar de sobreposições na parte de cima.




Mais uma vez destaco que as sugestões são para quem quer equilibrar o corpo, mas se a intenção é mostrar justamente o que é mais saliente, vai de cada pessoa.





Jennifer não faz questão de esconder seu bumbum avantajado, mas note como ela ficou elegante no vestido acima, em estilo grego, cheio de detalhes sobre o busto, que atrai mais a atenção para a parte de cima do corpo e para o rosto de Jennifer, que também é lindo.



4. Corpo retângulo



O corpo retângulo não é tão feminino quanto o corpo pera ou ampulheta, mas quem o tem pode tirar muito proveito disso. Haja vista Diane Kruger, it girl dos red carpets, que acerta quase sempre nos modelitos. Pra injetar feminilidade no look, use e abuse dos vestidos amplos, rodadões, saias rodadas, dos modelos bem femininos mesmo.


Diane ficou uma fofa com este vestidinho bem amplo na saia.




Quem diria que a aparentemente voluptuosa loira do filme "O Máscara" não seria exatamente curvilínea e sim dona do tipo retângulo. Duvida, então veja na foto abaixo:


Uma prova de que com o modelo certo dá pra abafar em qualquer ocasião. E Cameron Diaz, linda e loira, ficou ainda mais linda com aquele esvoaçante vestido rodado.




A loira fatal Michelle Pfeiffer é outro exemplo do corpo retangular, que fica muito bem de pantalonas. Apenas atenção: as que tem pouca estatura devem evitar pantalonas muito amplas. Evite cintos que contrastam com a roupa.




5. Corpo oval



Não é segredo que os looks monocromáticos favorecem as donas de silhueta oval, como Queen Latifah, que ficou muito luxuosa com esse pretinho nada básico, com uma inusitada transparência de um ombro só sobre o decote reto.




Não significa que quem é dona de um corpo assim deva usar só preto. Aqui um exemplo de elegância numa cor bem alegre no vestido de Queen Latifah. Mas é importante dar preferência a tecidos mais encorpados (mas não volumosos). Quanto a saias ou calças, prefira as de corte reto. E abuse de blusas até a metade dos quadris.




Silhueta oval não significa necessariamente estar acima do peso. Lília Cabral é um exemplo de uma silhueta oval mais magra. Veja como ela ficou bela com estas roupas com decote V.





E aqui um exemplo de uma mulher linda, como Adele, dona de silhueta oval, que derrapou no tapete vermelho com este modelito que mais parecia uma estampa de sofá da vovó. Novamente ressalto: se a pessoa está se sentindo bem e tem personalidade pra isso, vá fundo, mas eu não gostei. E veja a diferença no modelito monocromático abaixo:



3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post...eu ainda tenho duvida em qual eu me encaixo: ampulheta ou pera? os outros tenho praticamente certeza q nao...estou entre esses dois...qual vc acha que é ...Dri????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ia até acrescentar isso: como o ser humano é mt complexo, há pessoas q ficam entre um tipo e outro. Sim, vc acertou, acho q vc está entre o tipo pera e ampulheta.

      Excluir