terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Adoráveis 'defeitinhos' que não cansam a nossa beleza

1. RUGAS
O que seria da nossa beleza de mulheres rainhas sem os nossos adoráveis defeitos? Defeitos como as ruguinhas ostentadas pela rainha Máxima. Sim, por que não? As marcas de expressão contam nossa história, revelam nossa maturidade. No entanto, na nossa sociedade ocidental maníaca pela perfeição, ostentá-las é quase um sacrilégio. Não é à toa que não raramente topamos com verdadeiros desastres da cirurgia plástica, com mulheres cuja alma não evolui tanto quanto seus aniversários, e elas preferem andar por aí com a cara esticada e deformada como um travesseiro do que ter de encarar uma ruguinha que seja.





As princesinhas podem até ter a pele de pêssego, mas ninguém pode ser rainha sem ostentar uma ruguinha.
Que fique claro portanto que a blogueira não está mandando todo mundo voltar ao tempo das cavernas.
Mas existem procedimentos muito mais naturais e não agressivos, como os tratamentos faciais da Aesthetic Laser Catanduva, na rua Belo Horizonte, que rejuvescem, limpam, tratam a pele, previnem o envelhecimento precoce e devolvem o viço à pele.






2. LÁBIOS FINOS
Desde que Angelina Jolie quase explodiu a telona do cinema com aqueles closes que revelavam lábios que mais pareciam dois hambúrgueres... pronto! Quem tinha lábio fino danou-se a injetar isso e aquilo e logo estávamos infestados de madames com cara de Pato Donald.
Era como se o lábio fino fosse um defeito e não uma característica normal da pessoa. Eu sei que aqui o próprio termo adotado pelo blog é 'defeito', mas é uma forma que designa justamente a maneira como as pessoas enxergam esses traços hoje em dia.
Mas a atriz Malu Mader é um exemplo de um rosto que parecia ter tudo pra dar errado (sombrancelha grossa, lábio fino, olho caído, nariz meio torto...) e acabou dando super certo no CONJUNTO!!!
É isso, gente. Cada um é cada um e isso nos torna únicos. E é por isso que Malu é até hoje considerada uma das mulheres mais sexy do Brasil.
Claro que há técnicas de maquiagem para as que têm lábios finos criarem a impressão de que os têm maiores. Uma dica por exemplo é 'apagar' os contornos da boca com corretivo ou lápis de boca cor de boca e depois contorná-la 2 mm pra fora, desenhando-a maior. Só não vale exagerar. Vê-se que Malu é adepta do lápis para contornar lábios. Outra técnica de maquiagem é colocar mais gloss no canto interno da boca.
Também há técnicas que aumentam os lábios sem deixá-los artificiais. Esses tratamentos também podem ser conhecidos na Aesthetic Laser, que faz tudo respeitando os limites e individualidades de cada uma e com resultados comprovados.






3. PEITO PEQUENO
Maria Casadevall, atriz estreante da novela global das nove, que estourou num sucesso bombástico, foi considerada a famosa brasileira mais bela de 2013 pela revista GQ. E ela não tem silicone! Eu vou repetir: ELA NÃO TEM SILICONE, NÃO TEM SILICONE, NÃO TEM SILICONE!!! Entenderam?






4. NARIZ GRANDE
O nariz grande (para os padrões de modelo) de Gisele Bundchen foi um dos 'defeitos' apontados pelas agências como razão pela qual seu perfil não lhes interessava. As mesmas agências estavam fazendo fila para contratá-la, quando ela voltou ao Brasil depois de uma bem-sucedida temporada na Europa, quando foi 'descoberta' pelo estilista britânico Alexander McQueen e arrasou nas passarelas europeias.
"Grandes narizes, grandes personalidades", dizia seu pai. E foi por isso que a cirurgia plástica sempre esteve fora de cogitação.
Ok. Gisele também tinha muitas qualidades que compensavam, mas é possível elencar uma série de celebridades narigudas e que também são reconhecidamente belas. Quer outro exemplo? O nariz de tulipa de Jennifer Aniston.








5. 'EXCESSO DE PESO'
Estar acima do peso é um problema pra muita gente. Pois bem. Para a modelo plus size Velvet D'Amour é a solução. Aliás, é mais do que solução, é fartura de beleza.
Note-se que Velvet não é como a maioria das plus size: ligeiramente acima do peso, se comparadas com as modelos convencionais. Velvet possui curvas bem generosas messsssssmo. E é linda!
E só pra vocês terem uma ideia do poder dessa mulher, ela foi convidada pra desfilar uma das coleções do mundialmente famoso estilista Jean Paul Gaultier. Eita!


Velvet desfilando pra Jean Paul Gaultier. Poder plus!







6. SARDAS
Muitas tentam esconder suas sardas por baixo de uma grossa camada de maquiagem, mas a modelo brasileira Cintia Dicker posou pra Sports Illustrated assim: praticamente sem maquiagem (ao menos nada que escondesse as sardas) e debaixo de muita luz do sol. Coisa de quem não tem nada pra esconder. Afinal, cada um é como é, tem a cor que tem e as marcas que tem.








7. POUCA ESTATURA
Cada passada de 1 km de Gisele Bundchen é uma punhalada no coração das baixinhas. Entretanto, não há razão alguma para se sentir inferior só porque não é alta. Claro que é bonito ser alta, mas isso não quer dizer que não seja possível ser bela e baixinha. Pode não existir exemplos nas passarelas, porque é algo que a profissão exige, mas não é padrão de beleza, pois há várias belas famosas e baixinhas. Shakira, com apenas 1,57m, é uma delas. Pequenininha, mas fica gigante no palco.
E tudo isso só pra dizer pra essa meninada dessa nova geração que não é porque Gisele Bundchen ficou bilionária que a única carreira que vocês têm que enxergar na frente é a de modelo. Se vocês não tem altura, podem até ser modelos fotográficos, mas não serão de passarela. Period. A não ser que algo mágico aconteça na face da Terra, tipo o Zé Dirceu doar toda a sua fortuna pros pobres. Aí eu acredito em qualquer coisa vai...






8. DENTES TORTOS
Não quero que os dentistas percam seu emprego, mas confesso que acho ridículo adulto usando aparelho. Pode aparecer um monte de dentista protestando aqui no post, mas o caso é que tem gente - e gente linda, igual Adriana Lima (foto) - que os tem e não tá nem aí.






9. CABELOS CRESPOS
Novamente eu vou falar, pra que não haja mal entendidos: a lista de 'defeitos' não é como os vejo, mas como a maioria da sociedade (esta sim deturpada) vê. Cabelos cacheados, como os de Taís Araújo, são constantemente 'agredidos' por alisamentos e chapinhas, como se fosse feio ter cabelo enrolado. Tudo bem, cada um tem um gosto e tem direito de querer ser como quiser. Marilyn Monroe que o diga, que era morena e tinha a mania de ser loira, e tantas outras... mas não deixa de ser uma certa falta de auto-aceitação.
E sem essa de ficar se referindo ao cabelo crespo como 'cabelo ruim'. Cabelo ruim e bom não depende do tipo e sim se está bem tratado. Taís manteve os dela lisos, enrolados, longos, curtos, conforme bem quis e suas personagens exigiram e ficou linda de qualquer jeito.
Todas nós podemos ser belos independentemente da cor de nossa pele ou do quão espesso ou crespo é o nosso cabelo. Afinal, quem não se lembra dos anos 80 quando a moda era ter cabelo enrolado e todo mundo que odiava ter cabelo liso estava sempre nos salões de cabeleireiro fazendo permanente...






10. PINTAS
Acredite você ou não, até uma pinta foi motivo pra ser rejeitada. Cindy Crawford, no começo da carreira, foi aconselhada a retirar "aquela pinta horrível". Do contrário, jamais teria sucesso. "Ainda se fosse do outro lado do rosto... ou um pouco mais no alto... como as feitas com maquiagem pelas divas de Hollywood, mas ali... tão perto da boca...".
Cindy não só não retirou a pinta como a pinta em si foi um dos seus pontos fortes nos ensaios fotógrafos.
É preciso dizer que certas pintas são perigosas e precisam ser retiradas. Mas as inofensivas podem ficar lá quietinhas e abafando.
E só pra concluir: o que aparentemente podem ser defeitos são pedaços de 'você'. E você é única! Deus não fez duas iguais. E já foi cientificamente provado que a beleza não é apenas a simetria de traços. O ser humano é bem mais complexo que isso. A beleza está no conjunto, ainda que algumas partes pareçam não ser as ideais. Fizeram um teste e juntaram num hipotético rosto, num computador, os pedaços mais bonitos de algumas celebridades, como por exemplo a boca da Angelina Jolie, com os olhos da Adriana Lima, o nariz da Sharon Stone, as maças do rosto da Charlize Theron, etc. O resultado disso? Um monstro bizarro. Moral da história: deixa cada uma estar como está. Cada uma com seus pontos fortes e fracos, cientes de que os fracos também, um dia, quem sabe, mais lá na frente, provarão ter sido os seus pontos fortes.

6 comentários:

  1. Sou branquinha, tenho sardas no rosto e pintas. Sempre detestei tudo, pois sempre ouvia brincadeiras - algumas, até que machucavam muito. Depois de uma certa idade, passei a me gostar do jeito que sou. Deus me fez assim, com meus 'pequenos defeitinhos'....mas nem ligo mais. Eu me olho no espelho, me gosto e me acho linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A perfeição é e sempre será chata e até mesmo ilusória. Tbém te acho linda, polaca!

      Excluir
  2. Não é feio adultos usando aparelho nos dentes, até porque isso não é acessório de moda e se é um defeito pra vc, não é para os outros até porque vc tem seu direito de ver charme nos defeitos que vc defende e os outros tbm tem o direito de consertar os dentes com indicação e trabalho sério de profissionais habilitados, inclusive por motivos de saúde e não apenas estéticos. Seria um absurdo precisar da sua aprovação para pessoas adultas usarem aparelhos ortodônticos. Quanto a baixinhas serem modelos fotográficos, quando for possível ser top model fotográfico, sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sou dentista viu, nem uso e nunca usei inclusive para vc me acusar de algo, mas se precisasse usaria mesmo independente da idade e não estaria nem aí tbm. Volto a dizer que aparelhos dentários não são acessórios de moda e da mesma forma que quem tem dentes tortos não estão nem aí, quem usa o aparelho tbm não devem estar nem aí para quem acha que aparelho é ''acessório teen''.

      Excluir
  3. Quem tem o rosto, o corpo, os olhos e o cabelo da Adriana Lima pode se dar ao luxo de deixar os dentes levemente tortos, PORÉM, as pessoas normais, se estiverem os dentes tortos devem sim usar aparelho. Vou discordar de você, não é feio adulto usar aparelho, feio é gente com dentes tortos, que incluse, prejudicam a mastigação e a deglutição.
    Discordo da parte que você diz que Malu é linda e os lábios de Angelina Jolie parecem dois hambúrgueres (oi?), meu deus ela é linda e seus lábios mais ainda. Mas enfim... gostei do post. Apenas algumas coisas que tive que ler duas vezes kk

    ResponderExcluir