domingo, 29 de dezembro de 2013

Entrevista - Dominique Lecomte e uma visão surrealista de absurdas passeatas


Conheci Lecomte no final dos anos 90, mas ele já andava por estas bandas há algumas décadas. Natural da França, o artista surrealista de talento sem medida, veio ao Brasil para passar uns tempos e se apaixonou pelo país.




 Metamorfoses DNÁticas


Lecomte morou em diversas cidades do país, dentre elas algumas do Estado do Rio de Janeiro, e já vive em Catanduva há uns bons anos, tendo já deixado sua 'marca' na cidade, com várias de suas obras em prédios públicos e particulares, além de uma produção impressionante em qualidade e quantidade e participação em incontáveis exposições na cidade e mundo afora.





Dominique é patrimônio cultural não só do Brasil, mas particularmente de Catanduva, cidade onde já vive há muito tempo, mas artista que é artista não cria raízes. Muito pelo contrário, vive no mundo da lua, de coração aberto e mente frenética sempre a pulsar e a criar.





Tive o privilégio de contar com seu apoio quando da publicação de meu livro "Espelhos - Reflexos do Cotidiano", já que a capa é um de seus quadros, quadro este que hoje enfeita as paredes do Sincomércio.





Em 2012, tive outro privilégio, o de participar do projeto de sua exposição "Surrealismo em foco", na Estação Cultura, uma das mais inesquecíveis da cidade, e da qual participei na divulgação, como assessora de imprensa.





Como eu definiria Dominique? Gênio. Numa simples e curta palavra.





Absurda passeata


Suas obras fogem do convencional e merecem a designação de 'arte', porque não seguem a nenhum parâmetro comercial ou modismos. E cada uma de suas obras é única, inquietante e é assombrosamente delicioso contemplar cada detalhe de seus contornos surreais e oníricos, curvas sinuosas e sensuais por onde viajam nossos pensamentos sem fim, alguns dos quais pairam apenas na mente do artista, os quais não podemos perscrutar, mas certamente podemos perceber uma obra com seu "psiquê" que faz as vezes de impressão digital.





Dominique é o único artista brasileiro - sim, é francês mas também é brasileiro - a conquistar um dos mais almejados prêmios da arte no mundo: o 1º lugar na Exposição de Roma, da qual participam excelentes artistas do mundo inteiro.
Enfim, Catanduva tem um verdadeiro tesouro em forma humana em seu solo. Mãos mágicas. Ou melhor dizendo, surrealistas... Abaixo, o quadro ganhador do prêmio (dentre outros prêmios que ele já acumulou e faltaria espaço para colocar aqui todas de suas impressionantes obras):



Catanduva Fashion - Dom, quais seus projetos pra 2014?
Dominique Lecomte - Projetos para 2014 ? Nada definido ainda...Teoricamente, farei outra exposição em Campos dos Goytacazes (RJ). Fiz contato com um pessoal do Rio e espero que daí saia alguma coisa. Fora isso, quem sabe... Falou-se de uma expo em Brasília e outra em Vitória, mas nada confirmado por enquanto. O ano que vem não me parece muito bom; com a Copa e as Eleições, a cultura artística não deverá estar muito em foco.
Quadro "História do grito nostálgico da lira desencantada", um dos favoritos do Catanduva Fashion




Absurda passeata - parte 2




Absurda passeata parte 3


Catanduva Fashion - Em quais obras você está trabalhando atualmente?
Dominique Lecomte - Vou continuar pintando minha " Absurda Passeata", a qual comecei há sete meses, mas sem pressa, sem data para acabar. Ela vai me prender por um ano ano de trabalho ainda, mas hei de pintar outros quadros em vista das possíveis exposições que talvez surjam ao longo do ano.
Catanduva Fashion - Como você descreveria esta nova fase?
Dominique Lecomte - A fase atual é uma mistura de vários tipos de surrealismo, acompanhada de abstrato. Chamo de " Surrealismo do absurdo", o que combina bem com a nossa realidade atual, mundialmente falando.





Catanduva Fashion - Você fez uma bem sucedida e inesquecível exposição em setembro de 2012. Depois daquela, que outros projetos vieram? Quais os frutos dela?
Dominique Lecomte - Acredito que a expo em Campos dos Goytacazes seja fruto desta mega-expo que fiz aqui, pela divulgação que teve. Os frutos de Campos estão por vir, neste ano 2014... e cada exposição traz outra, e assim vai.
 Jóias em prata e ouro galvanizado, com design surrealista de Dominique Lecomte

Catanduva Fashion - Fale mais sobre o design de jóias.
Dominique Lecomte - As jóias foram feitas em 2005-2006. Foi uma aventura que adorei viver. Eu desenhava e moldava as peças, e mandava fundir, mas a pintura sempre fala mais alto, então parei e voltei a pintar. Não dá para concilhar duas artes que dão, cada uma, muito trabalho. Pintura e modelagem de jóias exijem muita dedicação.

 As jóias encontravam disponíveis a compradores, até o momento da publicação desta entrevista.
Interessados nas jóias ou nas obras do artista, entrar em contato através deste site ou através do site do artista http://dominiquelecomte.blogspot.com/ ou através de sua página Dominique Lecomte, no Facebook.

2 comentários:

  1. Dizer o que ? Uma síntese bem feita, porém muito sintética sobre uma carreira vitoriosa de um ser humano fantástico e um artista único.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Paulo, infelizmente internauta comum nao tem paciencia pra texto grande, tive essa experiência no meu blog www.medusadechapinha.blogspot.br, q tem mt poucas visitas, e tive q sintetizar mesmo, mas sei q teria mt mais por falar me mt mais obras pra colocar, foi mesmo difícil escolher, mas outras entrevistas com ele virão, não tenha dúvidas, em doses homeopáticas pra nao sobrecarregar de indigestão o tolo com tamanha genialidade de Dominique Lecomte.

      Excluir