quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Entrevista - Miss Goiás, Sileimã Pinheiro




Foto de Cassiano Grandi


"Lá vem ela: Miss Brasil 2000", cantava Rita Lee. E cá estamos nós em plenos 2013, mas os concursos vêm de longe... Os concursos de Miss começaram nos anos 50, nos Estados Unidos, e desde então não pararam mais. Por quê? Porque qual é a mulher que não deseja ser coroada a rainha da beleza? Ainda que pose da mais intelectual e com o maior ar blasé possível e dê de ombros pra tudo que diz respeito a vaidade. Ainda que profira, com ar empolado, os maiores discursos feministas, não há elogio mais desejável do que este para uma mulher: "Como você é linda!". Ainda mais porque beleza é algo que vai além da aparência, tem um significado mais amplo. A rainha má da Branca de Neve que o diga.
"Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?". Bem, já diz o poeta que beauty is in the eyes of the beholder (beleza está nos olhos de quem vê), mas seja como for existem certos padrões que a sociedade dita pra decretar o que é mais ou menos belo: os traços harmônicos, a altura, as medidas corretas e até aquele je ne se quois que faz alguém ser belo mesmo apesar das adoráveis imperfeições.
O belo é um conjunto de atributos. E as misses, mais do que ninguém, sabem disso, pois têm de aprender uma série de coisas para os concursos: como desfilar, posar, falar, se comportar, aprender línguas, inserir-se em projetos sociais, abrirem-se a outras culturas e realidades e integrarem-se a elas, representarem sua cidade, Estado ou País e terem sempre algo a dizer. Não é mole, não...



E desde os anos 50 que o Brasil faz história com a beleza de suas mulheres, como foi o caso de Marta Rocha, eleita Miss Brasil naquela década e que quase ganhou o Miss Universo.
Nos anos 80, os concursos continuaram acontecendo com força total, mas foram perdendo a força, ganhando ares bregas até voltarem à moda, totalmente remodelados, com ares mais modernos e com concursos que são verdadeiros espetáculos.
Além disso, participar de um concurso sempre abre oportunidades de trabalho para as modelos participantes e sobre isto e muito mais fala a Miss Goiás, Sileimã Pinheiro, com uma vasta experiência na participação de concursos, algo que a acompanha desde que fazia sucesso nos concursos de beleza da escola.
A partir daí ela não parou, foi acumulando títulos. Foi Miss Patos de Minas Estudantil 2003, Miss Férias Minas Gerais 2004, Princesa Nacional do Milho 2005, Miss Goiás Universo 2006, participou do Miss Brasil Universo 2006, participou do Miss Alagoas Turismo 2010, foi Rainha do Turismo do Nordeste 2010, Miss Aruanã 2013, Miss Goiás Universo 2013 e participou do Miss Brasil Universo 2013.





Catanduva Fashion - Sileimã, sinceramente achei que você foi das candidatas mais belas do Miss Brasil. Não foi desta vez, e agora como está a vida da Miss Goiás? Planos, eventos, projetos?
Sileimã Pinheiro - Primeiramente, muito obrigada por me considerar umas das mais belas. Neste momento algumas cidades municipais estão preparando seus concursos. Já estive em alguns e temos vários concursos marcados. Tenho conciliado companhas publicitárias com os concursos municipais. Recebi muitos convites para outros Estados, incluindo participar de outros concursos de beleza e algumas propostas fora do país, porém neste momento a minha prioridade é meu estado de Goiás e os concursos municipais até o dia de passar a coroa. Acredito que este é um dos papéis fundamentais da Miss. Estar presente nos eventos locais e principalmente na escolha das misses municipais. Assim que passar a coroa vou parar para pensar nos convites de fora que recebi. Pretendo continuar no mundo da moda, não mais como prioridade. A prioridade será meus estudos.




CF - Como foi a preparação até chegar a Miss Goiás?
SP - Foi quase um ano de dedicação e muitas renúncias. Eu tinha um espaço de vida saudável onde atendia meus clientes que procuravam saúde, bem estar e perda de peso. Tive que abrir mão dele como também  dos meus estudos de Relações Internacionais. Deixei de lado a minha vida pessoal e social para me dedicar em tempo integral à preparação para voltar ao Miss Goiás. Como já havia sido Miss Goiás em 2006, estava ciente de tudo que eu precisava ter para ser a miss novamente e principalmente da cobrança, que seria maior. Tinha que estar impecavelmente pronta e, graças a Deus, esta meta eu venci. Perdi nove quilos e reconquistei as tão sonhadas medidas 90/60/90 - por apenas um centímetro a mais no quadril não foram tão exatas assim (risos). Também investi muito nas aulas de conversação em inglês. 






CF - O que te levou a querer participar desse concurso?


SP - Vivo esse mundo de concursos desde os meus cinco anos. Sinceramente, não faço ideia de onde nasceu esse amor por concursos de beleza. Mas, enfim, aproveitei bastante, participei de muitos concursos e conheci pessoas maravilhosas através deles.

  




Sileimã for Red Flamboyant





CF - Você atua como modelo há muito tempo?
SP - Profissionalmente, há 11 anos. Mas, como sempre digo, eu não sou uma modelo comercial, abraço causas e cedo minha imagem apenas para marcas e pessoas que conheço e admiro o trabalho. 






Sileimã num concurso de beleza que participou com apenas 12 anos.






CF - Depois dos áureos anos 50, em que Marta Rocha quase ganhou, e dos anos 80 em que os concursos de miss ficaram meio bregas, os concursos de miss voltaram à moda no Brasil? O que você acha?
SP - Voltaram à moda ainda não. Dificilmente você vai encontrar alguém na rua que sabe o nome da Miss do Estado e até mesmo do Brasil. Talvez com um trabalho sério e correto o Miss Brasil consiga reacender a paixão dos brasileiros por concursos de beleza, como acontece na Venezuela. 






CF - Quais as misses que você mais admira (nacionais ou internacionais) e por quê?
SP - Admiro todas as misses que "permanecem" misses mesmo depois de passar a coroa. Quando digo 'permanecem', me refiro à postura como mulher  e principalmente às escolhas. No meu Estado, tenho como referência a Vice Miss Brasil 2003, Lara Brito, que hoje é apresentadora e atriz respeitada em todo nosso Estado pelo seu trabalho e postura. 







CF - O que você achou do resultado do Miss Brasil 2013? O Brasil pode ter uma nova Miss Universo breve?
SP - Surpreendente. A única palavra que tenho para definir a minha opinião sobre o resultado. Ano que vem o nosso país sera a sede do Miss Universo, que sera realizado em setembro, no Ceará. Sediar um concurso desse é um investimento milionário. A Copa do Mundo também será no Brasil e ainda temos as eleições, ou seja, o mundo inteiro está voltado para o nosso país. Não acredito que a organização do Miss Universo não vai perder essa visibilidade que é eleger a nossa brasileira. 






CF - Sabemos que muitas meninas novas sonham em ser modelos ou misses, mas nem todas tem o perfil pra isso. Então, na sua opinião, o que uma miss tem que ter?
SP - A minha opinião mudou depois do Miss Brasil. Muito se fala em um corpo esguio, com medidas exatas ou próximas, 90 de busto, 60 de cintura, 90 de quadril, no mínimo 1,68. A realidade é outra, me deparei com meninas que tinham menos de 1,68,  105 de quadril, 70 de cintura e pesos os quais nunca imaginei que uma Miss poderia ter… Ou seja, não existe mais perfil exato para ser Miss Brasil. 







CF - Como é o clima quando vocês estão lá no meio de tantas? Existe muita inveja? Como você lidou com tudo isso? Fez amizades? Fale um pouco dos bastidores.

SP - Fiz grandes amizades, graças a Deus. Se tem algo que compensou todo o meu esforço foram algumas misses que conheci que hoje fazem parte da minha vida. Sobre os bastidores prefiro não comentar... 






CF - Com relação aos cuidados com a beleza, qual sua rotina diária pra manter o corpão, pele e cabelos sempre em dia?

SP - Faço pilates e drenagem. Tenho um grande médico que cuida da minha pele e, no mais, apenas mantenho a saúde. O segredo para estar bela é estar feliz; estando feliz você irradia energia positiva para todos e isso encanta. 






CF - E já que o blog é fashion, como você se define em termos de moda? Você é mais clássica, ousada, romântica, tudo ao mesmo tempo? Qual seu estilo, marcas e estilistas favoritos?
SP - Não tenho marcas preferidas e não sigo a moda. Me considero uma mulher que se veste bem e muito discreta. “A mulher elegante não é fiel à moda, é fiel ao estilo”, dizia Chanel. 


Blog: www.sileimamiss.wordpress.com
Twitter: @sileimamiss

Nenhum comentário:

Postar um comentário