sábado, 28 de dezembro de 2013

Fashion History 'countdown' - com 13 ensaios concluídos, falta apenas uma foto


Está dada a largada. A largada pra humanidade começou com Adão e Eva, num pré-moda onde Deus foi o primeiro estilista. E desde que caímos em tentação a gente inventa moda. E uma síntese desta divertida história será mostrada no dia 30 de janeiro de 2014, às 20 horas, na abertura da exposição "Fashion History", que acontece no Senac, com apoio de Acalanto Lingerie, Sincomércio, Lluminar, ACE, Supermercado Bugança, Casa Luz, Cortiço, Éle for Men, Raffiny Calçados, Ateliê da Neuzinha, Ótica Ocular, Casa Fátima, Ouromil, Dalto Jóias, Bios Computadores e Senac.
A todos os nossos patrocinadores os nossos agradecimentos, pois sem eles teria sido impossível dar asas à nossa imaginação e mostrar a Catanduva que quisemos mostrar, a Catanduva com seus pontos turísticos, com suas lojas modernas, com os mais variados itens e um celeiro de gente bonita, interessante e talentosa, a começar do meu amigo fotógrafo Márcio Costa, um artista das lentes que desde os anos 90 mostra a que veio. Por sua agência de modelos, Coliseu Studium, já passaram 'faces' inesquecíveis, muitas delas que fazem sucesso Brasil afora.
Tive o prazer de dividir este projeto com ele e, com este projeto, terei o prazer de lançar o site oficial do Catanduva Fashion: www.catanduvafashion.com, que por acaso já está pronto, pelas mãos de Marcelo Patané.
A exposição terá 14 fotos ampliadas e atrações artísticas. Entrada franca. Mostramos aqui algumas fotos do ensaio, ainda sem tratamento, e que não foram as selecionadas para a exibição pública na exposição, que será itinerante, percorrendo depois diversos pontos da cidade.
As fotos "Adão e Eva" foram tiradas no Bosque Municipal de Catanduva.
Posaram para a foto os modelos: Thais Barretto e Yago Fedelli.





Posei como Cleópatra, com uma cobra muito simpática, pet do nosso amigo Vinícius, que com muito carinho nos cedeu para o ensaio. A personagem sempre foi marcante em toda minha vida, desde que ainda criança assisti ao filme com Liz Taylor interpretando o personagem ícone. Desde então, muitas Cleópatras vieram... nas telas do cinema e por aí afora; uma mulher icônica, forte, sedutora e misteriosa. Certamente influenciou a moda com seus muitos acessórios e certamente cada mulher tem um pouco de Cleópatra dentro de si.





Elen Branco posou majestosamente como a rainha britânica Elizabeth Tudor, a tal da Golden Age (era de ouro), que lançou moda no século 16, com sua famosa gola, que por sinal ficou conhecida como 'gola elizabetana'. A nossa foi confeccionada pelo artista Rafael Cervantes, nosso colaborador.
As fotos foram tiradas no antigo Castelinho e atual Pinacoteca Municipal.
Dona de uma personalidade forte e cativante, marcantes olhos azuis e cabelos ruivos, não poderia ter havido escolha melhor para interpretar a monarca, que como tal veste vermelho, a cor que era permitida somente à realeza.





Ericka Calegare deu vida à Satine de Moulin Rouge, numa aura de uma Paris da belle époque, final do Século 19. A modelo envergou nada menos que um belíssimo corset Madame Sher, usou meias arrastão e peças luminosas da Ouromil, como quem realmente diz: "Diamonds are a girl's best friend".
A coelhinha Vivi, tirada de uma pequena cartolinha muito usada nas casas de espetáculo dos velhos tempos, foi gentilmente cedida pelo coelhário Mini Coelhos Regina Herédia.
As fotos foram tiradas no Teatro Municipal, com suas cortinas vermelhas a la Moulin Rouge.





Thamara Freschi literalmente causou quando posou como uma estrela dos cabarés de Chicago nos anos 20, com um vestido de franjas da Casa Fátima, muitas pérolas a la Coco Chanel, cabelos a la garçone, como pedia a época, e headband decorada.
As fotos foram tiradas no Museu Municipal. Agradecimentos à museóloga Darcy, que muito cordialmente nos auxiliou e facilitou tudo para que este ensaio pudesse ser realizado.





Leonardo Moura foi nosso Superman, simbolizando os Anos 30, período em que os primeiros comics de super-heróis foram criados.
Leo foi vestido pela Éle for Men e as fotos foram tiradas em frente ao Centro de Cultura Inglesa, na charmosa cabine telefônica estilo inglês, igualzinha àquelas que Clark Kent costumava usar pra mudar de roupa e se transformar no maior herói dos nossos tempos de criança.





Carol Mendes, com as mesmas iniciais da diva Carmen Miranda, arrasou no ensaio dedicado a ela, enfatizando os Anos 40, com vestido super tropical da Cortiço, acessórios turquesa e fotos estrategicamente tiradas em meio às frutas tão amadas pela brasileira que mais longe chegou em Hollywood.
As fotos foram tiradas no Mercado Municipal de Catanduva.





Fernanda Ribeiro teve uma produção inspirada em Bettie Page, a mais famosa das pin ups dos anos 50, com vestido de xadrez vichy, acinturado e com saia godê, modelo típico da época.
O local escolhido para o ensaio foi uma antiga livraria da ACE, com móveis e peças dignas de um antiquário. Obrigada, ACE, pelo apoio e por nos ceder o espaço.





Bianca Galvão, parecidíssima com Brigitte Bardot, foi a escolhida para encarnar a musa de Roger Vadim, neste ensaio Anos 60, com Filipe Volpi de James Dean e jaguar cedido por Carol Pereira.
O figurino também foi uma tendência forte da década, impulsionada por BB: calça capri, sapatilhas, blusa navy e cabelo moicano.





Priscila Oliveira encarnou o 'black power' dos anos 70, com figurino inspirado nos hippies e cabelos inspirados em Foxy Brown.





O ensaio teve mais dois modelos participando: Jeff Scobosa e Florence Manoel, que estarão na foto selecionada.
O ensaio foi feito no Senac, próximo e dentro de uma estrutura de metal que lembra os psicodélicos anos 70 e... por que não... também uma máquina do tempo...





Quem viveu os anos 80 tentou dançar como a moça do filme "Flashdance" e foi este filme a nossa inspiração para o ensaio Anos 80, com a modelo Franciele Cunha, as onipresentes polainas oitentinhas, figurino baseado na frenética busca pelas academias, maquiagem colorida e cabelos selvagens.






Com mais de 1,80m e pernas intermináveis, Isabela Schincaglia fotografou  muito bem a mais famosa cruzada de pernas da história do cinema: a de Sharon Stone, no filme dos Anos 90 "Instinto Selvagem".
Isabela usou vestidinho tubo branco, muito parecido com o de Sharon no filme, acessórios modernos e poderosos da Ouromil, como teria escolhido a sedutora, prática e inteligente personagem. A taça de champanhe da Dalto Jóias sinaliza o bom gosto escancarado na nossa cara em várias cenas da produção, dentre elas, as cenas na sacada de sua casa à beira mar, em Malibu, uma casa com certeza muito iluminada, com escadas modernosas, e cheia de bom gosto, como tudo da Casa Luz, local escolhido para o photoshoot.





Lígia Gussoni, modelo que já está em São Paulo, agenciada e fotografando para diversas campanhas, também fotografou para a Fashion History o ensaio "Anos 2000", com moda praia da Mar Rio, marca encontrada na Acalanto, simbolizando uma década em que o Brasil entrou definitivamente na moda, com a São Paulo Fashion Week, e quando a moda brasileira passou a ser levada mais a sério lá fora, principalmente no que tange à moda praia, com as marcas cada vez mais criativas e trabalhando sensualidade e glamour e impressionando brasileiras e estrangeiras. E que venha 2014, com mais moda e mais Brasil na moda, com tantos eventos importantes acontecendo por aqui. E quando eu digo por aqui me refiro a Catanduva também, pois muitas mudanças positivas estão previstas para a cidade, como já adiantou nosso prefeito Geraldo Vinholi.
Quando ao Catanduva Fashion e Coliseu Studium, vem aí a "Fashion Movies". Preparem-se!





Rita Lopes, comerciante e linda modelo também, na foto acima fotografou para a Ouromil, que lançava suas peças em drusa, e foi a escolhida para o último ensaio da Fashion History, quando representará o Século 18, e uma personagem muito famosa na História: Maria Antonieta. Aguardem, que a gente tem muito macaron, cupcake e delícias mil pra este ensaio. E muito brioche também, pro caso de faltar pão.

Um comentário: