quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Gastronomia - Macarons de mel e lavanda


Esta receita é originária de um site em inglês, por isso algumas dicas se fazem necessárias, além da ressalva de que, por ser uma receita exótica para os brasileiros, pode ser difícil encontrar alguns ingredientes.
O óleo de lavanda, por exemplo, não pode ser óleo essencial de lavanda, do tipo que se usa pra pele, e sim óleo que possa ser usado em comidas e ainda assim em pequena quantidade. Utilize as flores de lavanda à vontade para decorar.





Aqui vai a receita:

Macarons
212 g (1 3/4 copo + 2 1/2 colheres de sopa) de farinha de amêndoas
212 g (1 3/4 copo + 1 colher de sopa + 2 colheres de chá) de açúcar de confeiteiro
82 g (1/4 copo + 1 1/2 colher de sopa) de claras
90 g (1/4 copo + 2 colheres de sopa) de mais uma porção de claras
236 g (1 copo + 3 colheres de sopa) açúcar granulado
158 g (2/3 copo) de água


Creme de mel e lavanda
Receita adaptada de Eat Boutique
340 gramas de manteiga sem sal, temperatura ambiente
453 gramas de açúcar de confeiteiro
1/16 de colher de chá de óleo de lavanda (comestível)
3 colheres de chá de mel
Colorante pra comida, da cor que desejar (de preferência a cor da lavanda, mas este ingrediente é opcional)













Pré-aqueça o forno em 350 graus.

Você pode usar um molde próprio para certificar-se do tamanho padrão dos macarons. Cubra a mesa com papel manteiga, daquele típico de cozinha. Mantenha certa distância entre os macarons.
Siga o padrão encontrado em outras receitas de macarons encontradas na internet.
Bata na batedeira a farinha de amêndoas, fazendo-a o mais fina possível. Peneire a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro numa tigela grande e misture. Acrescente as 82 gramas de claras, misturando-as com uma espátula. Raspe sementes de baunilha e adicione-as à mistura, até que estejam bem misturadas. Mantenha esta parte em separado.





Coloque as outras 90 gramas de claras na batedeira e misture-as com as 236 gramas de açúcar e água em uma pequena panela e aqueça em fogo médio até que forme uma calda.

Deixe a calda continuar cozinhando e enquanto isso adicione uma pitada de açúcar nas claras, mude a velocidade da batedeira para média e vá batendo até atingir consistência cremosa. Se a consistência for atingida antes da calda aquecer o suficiente, reduza a velocidade da batedeira, apenas para não interromper o processo.





Quando a calda atingir a temperatura de 120 C, apague o fogo. Mude a badeteira pra média velocidade e bem devagar vá adicionando a calda, até formar um merengue. Bata em média velocidade por mais cinco minutos ou até atingir a consistência cremosa e firme.

Misture um terço do merengue na mistura de amêndoas e vá adicionando o creme de claras (você pode não ter de usá-lo todo). A mistura não deve ser tão dura que não se mova e também não pode ser tão mole que se dissolva sozinha, perdendo sua firmeza, sendo melhor ficar mais durinha do que mole.

Transfira a mistura para um saco de confeiteiro que tenha o tamanho de uma polegada no bico. Com isso, você poderá moldar os círculos.

Coloque a assadeira no forno e reduza a temperatura para 325 graus, assando-as por cerca de 10 minutos, até que a parte de cima deles esteja brilhante e aparentando crocância. Espere esfriar e pré-aqueça o forno em 350 graus novamente.

Coloque todo a mistura de merengue que restar nos círculos que restarem e asse conforme já explicado.




Para o creme, coloque a manteiga pra bater até que fique luminosa, cremosa e clara, por aproximadamente quatro minutos. Coloque o açúcar numa tigela separada. Acrescente a lavanda e o mel e bata em alta velocidade por cerca de um minuto, até que a mistura seja incorpoada à manteiga formando uma consistência bem cremosa.

Transfira o creme prum saco de confeiteiro com o bico menor. Remova os macarons do papel. Vire metade deles. Comece pelo centro, colocando aproximadamente 15 gramas ou uma colher de sopa de creme em espiral em cada macaron, não necessariamente até a borda deles. Cubra com a parte de cima do macaron, pressionando delicadamente para espalhar ligeralmente o creme até as bordas. Repita o procedimento com os demais macarons.

Deixe na geladeira por três horas e depois retire-os para que adquiram novamente a temperatura ambiente, para então poder servir. Na geladeira, podem ser mantidos por dois dias.

Abaixo o vídeo de uma receita mais básica, de macaron de chocolate.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário