segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O Ano Novo e o Branco: quando foi que nos tornamos estes pobres medievais?


Quando foi exatamente que nos tornamos esta sociedade medieval mística e tão contraditoriamente crédula e totalmente cética quando não tem que ser?
Aliás, será que algum dia deixamos de o ser?



Num ano em que nunca vimos tantos absurdos, desde a falta de educação das manifestações feministas, com garotas nuas esfregando as tetas no nariz do Papa, até patricinhas que nunca souberam o que é pagar uma conta dágua 'pichando' no próprio corpo "Eu sou Deus", como forma de gritar pra todo mundo ouvir seu estúpido e acéfalo anti-teísmo, chega no final do ano e todo mundo fica pianinho, escolhendo a sua roupinha do jantar de Ano Novo, com a cor certa para a ocasião. Verde esperança? Ou será que vou de azul tranquilidade? Ou invisto no amarelo ouro? Quanta bobagem... que pataquada... Quer ir de branco, vá! Mas porque o vestido é bonito #prontofalei. Vá ser medieval em Rothenburg ob der Tauber, pelo menos. Não vou explicar onde fica. Google já, não seja preguiçoso!
Humildes as moçoilas como a da foto. E eu que pensava que arrogante era médico, que pensava que era Deus, ou jornalista que tem certeza. Como se já não bastasse a quantidade de pais querendo que sua filha de 1,50m seja modelo e a manada de desafinados querendo ser os próximos Ídolos do Brasil, a gente ainda tem que ver cenas dessas. Já não me basta aturar o Roberto Carlos todo santo final de ano? Ela só quer ser assim uma coisa muito simplesinha... Deus! Só isso! Honestly? Cansada de patricinhas pseudo-perseguidas e verdadeiramente mal amadas que aprenderam História no Wikipedia e saem por aí destilando todo o seu fel contra tudo que se refere à Igreja e à Fé, apoiando-se em mitos medievais.
E aprenda uma coisa, deusa: esse lance de cor é só pra dono de restaurante por toalha vermelha na mesa pra aguçar a fome do cliente. Nenhuma cor vai te livrar do mal. Principalmente se o "Deus" for a doida da foto. Aí é que você tá lascado mesmo.
Fazendo uma retrospectiva num ano tão conturbado e cheio de protestos - alguns legítimos, outros só Sonrisal - será que já não seria até mito suficiente afirmar de forma tão contundente que o período medieval foi assim tão negro quanto se prega?
Concordo, foi só depois dele que iniciou o dito Iluminismo, o Renascimento, etc, mas a era medieval também teve seus progressos científicos e suas produções artísticas. Não foi um período de trevas da forma como fomos erroneamente ensinados na escola. Mas não irei me deter em elocubrações históricas neste post - melhor deixar isso pro meu blog medusa de chapinha.
Meu foco é desmistificar de vez essa mania que o brasileiro tem de pensar que tem que usar a cor certa no vestido da virada, conforme o intento que pretende alcançar. Assim, verde pra atrair prosperidade financeira, vermelho pra atrair paixão, e o branco já virou roupa típica de Reveillón e como os gringos enxergam os brasileiros nesta época do ano. "É tradição usar branco". "Todos os brasileiros usam branco". Bem, nem todos, mas sim, já faz parte da cultura local, e nada contra seguir uma tradição ou querer usar branco só pra entrar no clima dessa brasilidade toda. Afinal, já que não temos um Natal com pinheiros de verdade e neve, deixa o Ano Novo ser diferente aqui no Hemisfério Sul.
Mas o caso é que você não tem que usar branco só porque é Ano Novo. E 2014 não será diferente pra você conforme a cor da roupa que você usar. Então se todo mundo sabe disso, porque continuam fazendo? Por brincadeira? Por comodismo? Influenciados pela cultura? Ou por misticismo mesmo?
Não posso afirmar ao certo. Só sei que já vi muita gente com medo de usar preto nesta época do ano. Bobagem. O preto nada mais é que a ausência total de cores. E é por isso mesmo que ele transmite muito mais paz que o branco. Se não fosse assim não pintariam as paredes dos hospitais de verde clarinho. Porque é um porre cansativo ficar olhando praquelas paredes brancas quando a gente está internado.
E você já admirou um céu estrelado numa praia deserta? Aquele céu de negritude sem fim... quanta paz é capaz de te evocar... Nunca me esqueço do céu de Jericoacoara. Tão negro, tão limpo e com estrelas prateadas tão fulgurantes que pareciam estar ao alcance das nossas mãos.


É no deserto, em lugares tão insólitos, que o céu se mostra na sua maior magnitude, quanto neste céu do deserto do Sahara. É só com a paz profunda do negro - e não do saturado branco, que é a junção de todas as cores - que podemos ver as estrelas, brilhando mais forte do que nunca.
E por falar nisso, as culturas do mundo, como não são todas iguais - ainda, graças a Deus - também não vêem o branco da mesma forma que nós. Pras indianas, por exemplo, o branco é cor de viúva, e noiva que se preze tem que casar com muitas cores, pra demonstrar a alegria do momento. O vestido abaixo, por exemplo, é um típico vestido indiano de casamento. Simplesinho, né?



Aliás essa coisa de casar de branco surgiu mesmo foi na Europa, com uma das monarcas que assim se casou, e logo o povo começou a imitar e a agregar à cor o significado de pureza e agora, no Ano Novo, o significado de paz, como a pombinha branca e toda aquela aura que envolve o branco.
Mas não tenha medo, nem mesmo o medo de ser vista como a contracultura - eu acho um must ser contracultura. Se quiser, use preto na virada que te garanto que não vem mau agouro nenhum. E se algo ruim te acontecer em 2014, não vá culpar a pobre cor. Todos nós teremos nossos 'leões' pra matar, não importa quantas ondas pulemos ou quantos feijõezinhos joguemos pra trás, como pós-modernos de IPad na mão e um pezinho na Idade Média e suas crenças em monstros marinhos no além mar.
Sem falar que, interpretações culturais à parte, branco engorda que é uma desgraça. Então, na dúvida, vá de preto, sem dó nem piedade. Libere a Jessica Lange que há em você, diva gótica!
Abaixo, algumas sugestões do Catanduva Fashion.





Pra brilhar como as estrelas do céu, um tubo curtinho de paetês.




Nicole Kidman, 1,82m de altura e sempre em cima do salto, fica elegante em qualquer cor, mas este pretinho... fala sério, que mangas são essas, méo Déos?
Dica fashion: combine o pretinho a algo no look que destoe, chamando mais a atenção, como acessórios chamativos, como maxicolares, ou, no caso deste visual de Nicole, sapatos poderosos de cores inusitadas. Ela apostou no fúcsia e se deu bem.





Renda-se à renda. E se o Ano Novo trouxer chuva - como na maioria das vezes - e com ela uma brisa fresca, vá de mangas compridas.





Mas se tiver um calorão, invista no decote.





Solução mega feminina, com ar retrô. O toque vintage, no entanto, é quebrado pelo corte desigual da saia e pela transparência.





 Mais lace lace lace...





Proibitivo para as cheinhas. Uma graça para as magrinhas. E o babado está com tudo nesta temporada.





Simplicidade é tudo pra Adriana Lima. Se este faz o teu estilo, vá fundo nesta ideia.





Feito isso, saia poderosa com seu look negro pra receber 2014. E se alguém tiver que ter medo que sejam os outros... menos você "bitch" - já diria a personagem Fiona, interpretada magistralmente por Jessica Lange, no seriado American Horror Story. Afinal, quem tem medo do 'lobo mau'? E se precisa de uma calcinha rosa pra atrair namorado, vá dormir com sua Hello Kitty que você ganha mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário