quinta-feira, 9 de janeiro de 2014
Os "causos": bastidores do projeto "Fashion History"
De repente... "Ei, o que é isso molhadinho aqui no meu braço? A cobra teria feito xixi?". Não, a coitadinha simplesmente vomitou. Não aguentou os solavancos no carro e de braço em braço, depois de ter tomado muita água.
Fizemos as duas pontas da corda - Antiguidade e Anos 2000 - no mesmo dia. E foram os primeiros ensaios. A ideia do ensaio 'Adão e Eva' veio só depois. O que poucos sabem é que a modelo Lígia Gussoni deveria estar segurando uma arara, que mora nesta chácara onde fotografamos. O problema é que a bichinha não quis saber de conversa e recolheu-se no mais alto galhinho da mais alta palmeira. Tivemos que nos conformar, já que ninguém escalava palmeira, nem estava afim de levar bicada de arara contrariada.
Nosso terceiro ensaio foi 'Anos 40', com Carol Mendes, e o cenário escolhido foi o Mercadão Municipal. Nada mais apropriado, já que a personagem na qual nos inspiramos, Carmen Miranda, pedia frutas e mais frutas. E realmente... Carol pegou em tudo que é fruta, até em jaca! E quem levava essa frutaria pra lá e pra cá? Euzinha de produtora. O problema foi tirar o visgo que a jaca deixou na minha mão o dia inteiro...
Tudo no figurino de Thamara Freschi parecia perfeito para o ensaio 'Anos 20', que foi nosso terceiro ensaio a ser feito: vestido de franja da Casa Fátima, os acessórios da Ouromil, as sandálias da Raffiny... ok, but... e a headband que toda melindrosa deve ter? O desafio foi, então, encontrar a headband adequada, que combinasse com a época e o vestido. A solução foi confeccionar. Compramos o tecido e a pena, separadamente, e logo nossa modelo estava a cara de uma dançarina do Bataclã.
A gente até que se divertiu bastante no ensaio 'Século 16 - Elizabeth', feito no antigo Castelinho, agora reformado e Pinacoteca Municipal. E Márcio Costa se empolgou tanto que quis fazer umas fotos do lado de fora do prédio, enquadrando a modelo Elen Branco ao longe, em uma das janelas, como se fosse a rainha na torre.
Enquanto isso eu fiquei olhando, em outra janela. Vestida com uma camisa preta e parada como um dois de paus, logo ouço o Márcio gritando: "Adriana, sai dessa janela que você está parecendo a Mulher de Preto do filme de terror".
Márcio fotografava Leonardo Moura de Superman na cabine telefônica em frente ao Centro de Cultura de Idiomas, na rua Cuiabá. As criancinhas da escola todas eufóricas. De repente, chega dona Cidinha Becker e entra na escola comentando: "Vocês viram, crianças, quem está ali fora? O Superman!". Aproveitei pra matar as saudades dela, que tantas dicas valiosas me deu quando ali comprei meu curso de Inglês na Austrália.
O ensaio 'Século 19 - Moulin Rouge', que transformou Ericka Calegare em Satine, foi feito num apaga fogo. Explico: queríamos porque queríamos que as fotos fossem feitas no Teatro Municipal, porque desde sempre nosso propósito foi mostrar não só a moda e os modelos de Catanduva, como também os pontos turísticos da cidade, e nada melhor que as cortinas vermelhas do Teatro pra fazer as vezes de Moulin Rouge. O problema é que o Teatro estava com a agenda lotada, mas graças à simpatia e ao 'jeitinho' dos responsáveis pelo local, após uma conversa por telefone quando explicamos que seria algo muito 'rapidinho', nos liberaram. Mas ele disse: 'Então vem hoje, que hoje dá'. E toca ligar pra modelo, fotógrafo, pra Regina do coelhário... aff... mas no fim, graças a Deus, tudo deu certo.
Super profissional e animadésima, Ericka chegou para o ensaio no fim de um dia inteiro de trabalho, maquiou-se com um super profissionalismo e eu aperta daqui, aperta dali, naquele corset. Enquanto isso, Vivi, a mini coelhinha bebê super fofa ficou quietinha esperando, feito uma lady! Ela também foi excelente modelo, não concordam?
Realmente, é a lei de Gerson. Todos os domingos tem um tiozinho que vende maçã do amor na porta do Bosque Municipal, mas exatamente naquele dia... cadê o tio? A ideia era fotografarmos com uma maçã do amor, num tom de brincadeira, mas não deu. Então, 'tocamos' pra feirinha da Vila Celso. Quem sabe lá tem? Não tinha. O jeito foi comprar uma maçã in natura. Já aproveitamos e fizemos a feira: compramos carambola e até pimenta.
Na foto: Thais Barretto e Yago Fedelli.
Também só pra desforrar, 'enfiamos' uma maçã do amor no ensaio 'Anos 60 - Brigitte Bardot'. Não foi a foto selecionada, mas aqui vai um gostinho pra vocês - da foto, porque da maçã não sobrou nem o cheiro. Na foto, Bianca Galvão.
A maquiagem de Franciele Cunha tinha que ser muito colorida, já que ela posaria para o ensaio 'Anos 80 - Flashdance'. A Neuzinha, cabeleireira, carregou no batom vermelho, com sombra azul. O problema foi correr contra o tempo, porque estava quente como uma sauna. Foi aí que tivemos o insight: "Se suar não tem problema, a moça do filme também suou pra caramba dançando daquele jeito". E o Márcio emendou: "Qualquer coisa a gente diz que borrifou água no rosto dela pra ficar mais natural". Aham...
O ensaio com Isabela Schincaglia de Sharon Stone no filme Instinto Selvagem (Anos 90) foi um luxo. Ambientado na Casa Luz, a gente se deslumbrava a cada telão que descia, a cada lustre cheio de cristais que se movia com os controles 'mágicos' do lugar, que é, literalmente, iluminado, super chic e tem até uma obra de Dominique Lecomte na parede. Tenho certeza que a personagem do filme, de extremo bom gosto, teria aprovado. Por via das dúvidas, pra não entrar demais no clima, só levamos o baldinho de gelo, nada de picador...
O dia em que fotografamos o ensaio 'Anos 70', inspirado no musical Hair e na Velma de Scooby-Doo (Florence Manoel), foi um dos mais calorentos. Foi difícil manter o cabelo escovadinho da Velma no jeito. Depois, botamos a turma toda pra escalar aquela estrutura de metal ali atrás e eles suaram mais ainda. Florence rasgou a meia. Mas no final, deu tudo certo, com Priscila Oliveira de Foxy Brown e Jeff Scobosa de hippie estiloso, com a namorada Maria Júlia Martani, que já foi convidada para fotografar 'Fashion Movies'.
Destaque, neste ensaio, para as roupas da Barred's (Garden Shopping Catanduva): calça jeans flare e bata indiana.
Fernanda Ribeiro posou pro nosso penúltimo ensaio 'Anos 50', inspirado na pin up Bettie Page e na Engraçadinha de Nelson Rodrigues. Pra isso, a sala da livraria antiga da ACE foi perfeita. Tinha até uma máquina de escrever dos velhos tempos. O vestido foi confeccionado pela costureira Neide Fernandes e a modelo usou acessórios da Ouromil, anel de pedra da lua e relógio vintage. A única peça cedida, que é jóia de família, é o lindo camafeu de ouro que ela usou, mas detalhe: havíamos esquecido a correntinha. Mais do que depressa, Fernanda sacou sua bolsa 'tem de tudo' e super descolada já foi dizendo: "Eu tenho uma aqui". Foi só tirar o outro camafeu que ali estava pendurado: um camafeu de caveirinha, já que a nossa modelo, além de posar super bem, também é estilosa, é super gótica e faz uns desenhos maravilhosos. Enfim, fomos conhecendo estas pessoas maravilhosas e seus múltiplos talentos, que são mais do que simples lentes são capazes de captar. E é toda essa riqueza que Catanduva tem, nesta juventude que vem por aí com tudo, que a "Fashion History" vai mostrar.
Não perca: abertura no Senac, dia 30 de janeiro, às 20 horas. Entrada franca.
Vamos encerrar nossa sequência de ensaios neste domingo, com o ensaio 'Século 18 - Maria Antonieta', com Rita Lopes, acessórios da Ouromil e louças da Dalto Jóias.
O 'arsenal' já está todo preparado. E mais histórias virão. E mais criações também virão.
Adorei esse post Dri! ..é legal saber dos bastidores...eheh
ResponderExcluir"sai da janela mulher de pretoooo" kkkkkkkk
Pois é, amiga, sem falar na cruz q eu carreguei literalmente pra lá e pra cá.
Excluir