Muito antes da chegada da nova estação,
podemos conferir a tendência que vem dando o que falar, e será hit do próximo
verão: o PORCELANA PRINT.
Algumas evidências sugerem que ela tenha se originado na China da época ‘Tang’, 500 anos a.C, sendo que no
séc. XVIII era produzida na França - produção esta ‘chiquerrérrima’ até
hoje. Trata-se da Limoge, sonho de consumo de qualquer pessoa que
preze por peças de porcelana elegantes e de requinte.
Já entre o final do século XIX e começo do século XX,
período denominado de ‘Belle Époque’ – termo francês que em livre tradução
significa Bela Época – as estampas de porcelana já apareciam nos azulejos que
revestiam as fachadas dos casarões, mostrando imponência; eles eram símbolos de
riqueza e representavam o status das famílias.
Esses azulejos, além de conterem padrões e estamparias geométricas,
também formam gravuras, transformando-se em obras de arte, como as famosas
representações do “novo mundo”, que os artistas portugueses realizaram em
azulejos de séculos atrás, quando o Brasil ainda era um local exótico, de
natureza intocada, como podemos ver neste quadro que se formou com os azulejos do Convento de São Francisco, em Salvador.
E como dizia Lavoisier: ‘Nada se cria, tudo se transforma’ – em pleno
século XXI, ressurgem tendências que trazem a história de séculos passados à tona. Acredito que tenha sido um desdobramento natural da moda barroca, com
seus arabescos típicos da arquitetura e da arte, que tomaram conta das estampas
em roupas e acessórios, influenciando agora a tendência da nova estação, tendência essa que não se restringe apenas à
arquitetura de interiores ou à moda feminina.
Que rufem os tambores pois venho dar a
noticia aos meu amigos fashionistas que a tendência vai além do feminino e
abrange o nosso closet masculino também, estampando as nossas camisas, shorts,
acessórios e sapatos. E o que mais o seu estilo e imaginação pedir. E os termômetros também, afinal, olha aí o azulejo português na bermuda:
A Porcelana Print - ou o dito azulejo português, para os que assim preferem chamar - foi a estampa vista nas
passarelas de Valentino. A ideia foi explorada no desfile na coleção de
inverno 2014 e na coleção Resort 2013, de Roberto Cavalli.
Eu particularmente adoro tudo que não seja trivial,
portanto, apostem na tendência, porque essa moda vai pegar.
João Fávero
Designer de interiores e comentarista de moda.
joaofavero.atelier@hotmail.com
Cel: 9130.1439
quero uma. dessas. amei a dica
ResponderExcluirAí lojas da cidade, manifestem-se (os que tem algo parecido)
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