quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Pra quem as calças bocas de sino dobram?

Elas dobram por ti?

Dobraram muito pra que Farrah Fawcett abalasse os anos 70 na pele de sua agitada personagem do seriado de aventura "Charlie's Angels" (As Panterinhas), no qual a loira aparecia junto com outras duas morenas. Esta foto dela com o emblemático par de calças é quase tão popular quanto a foto com o maiô vermelho.




As calças bocas de sino estiveram para os anos 70 tanto quanto os vestidos merengue para os 50. No final dos anos 60, quando a onda hippie já se degenerava nas drogas, convenhamos que quem vivia de vender moda comeu o cogumelo que o ripongo amassou pra conseguir fazer os jovens comprarem alguma coisa. Até porque a ideologia hippie era contra o consumismo e, pra ser cool, quanto mais surrado fosse o figurino, melhor. Alguns jovens chegavam a comprar as calças velhas dos hippies, pois assim é que era legal. Nada podia ser novinho demais, do contrário seria considerado careta. O lance era ter esse ar desleixado de Janis Joplin, que se fosse hoje em dia podia ficar assim até em porta de restaurante pedindo moeda. E aqui até que ela está ajeitadinha, mas foi difícil achar uma foto 'decente' de Janis. Gostei do colete dourado sobre a bata de manga bufante. Era moda na época e foi uma das roupas mais 'ortodoxas' que usou, em meio às suas maluquices que não eram doideiras pra fazer tipo ou ganhar as manchetes. Naquele tempo, eles eram malucos de verdade.

Sei que as marcas da época tiveram que rebolar pra conseguir fazer essa juventude transviada abrir a carteira. Então vieram os vestidos inspirados em tecidos indianos e calças bocas de sino, até para homens, que passaram a ser usadas por pessoas comuns - daquelas que trabalham e não vivem de fazer pulseirinha.



Twiggy era uma modelo que bombava na época, com seu estilo supermagra que entrou na moda na época. E as calças de boca larga carregavam dentro delas não somente pessoas mais libertárias, mas todo um significado, todo um ideal de psicodelia e explosão de experiências e vivências.


Logo todas as mulheres famosas da década de 70 aderiram ao look, provando que as ruas podem influenciar as passarelas. A dinâmica da moda acontecia não mais somente numa via de mão única, sob a ditadura das grandes brands. Tendência esta que se fortaleceu ainda mais a partir dos anos 80, quando os punks influenciaram os estilistas. Abaixo, Raquel Welch e sua calça boca de sino saint-tropez.






Como a moda costuma orbitar em ciclos de 20 em 20 anos, nos anos 90 as calças bocas de sino voltaram com força total e eu usei muitos modelos, alguns mais ajustados na coxa e outras calças jeans que pareciam pantalonas. Na época, cheguei a fazer um ensaio fotográfico com o Xuxa, fotografado pelo Márcio Costa, em seu estúdio, usando as tais calças e um colete preto, branco e vermelho. Qualquer hora eu posto umas fotos aqui pra vocês. Por enquanto aqui vai uma das fotos que eu achei com o tal modelito. Pena que não dá pra ver as calças.






E quanta coincidência... cerca de 20 anos mais tarde, quando eu achava que nunca mais veríamos bocas de sino nas vitrines, olha elas aí de novo, envergadas por Sofia Vergara.





Só tem um porém. Se você não é muito alta, nem muito magra, como Karlie Kloss, tome muito cuidado com as calças de boca muito larga, porque elas achatam a silhueta. Prefira bocas não tão largas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário