A Semana do Cliente acontece no comércio de Catanduva, de 9 a 14 de setembro. É um período em que aqueles lojistas que estão participando da Campanha Ano da Sorte tem um algo a mais para alegrar seus clientes: a oportunidade de participar do sorteio de uma bicicleta motorizada, no dia 16.
Aliás, para quem adquiriu o pacote de campanhas, a Campanha do Cliente saiu de graça para o lojista. Esperto quem aproveitou!
Mas para ambos agora (os que estão e os que não estão nesta campanha), aqui vão algumas dicas de como homenagear seu cliente. Você pode trabalhar com alguma delas, incrementando algo, ou ter a sua ideia original, já que você melhor do que ninguém conhece os seus clientes.
Antes de dar as dicas, uma frase dita pela personagem de Julia Roberts em Uma Linda do Mulher, filme que a consagrou como a queridinha de Hollywood.
"As pessoas te colocam tão pra baixo que você começa a acreditar nisso".
Muitas pessoas que adentram numa loja para comprar algo já estão com a sua auto-estima muito baixa e por isso é mais do que compreensível que elas esperem por um bom atendimento. Por outro lado, atender bem é o que mais fideliza o cliente, procurando não só ser simpático, mas ser empático, colocando-se no lugar dele.
Quem não se lembra daquela cena em que a personagem de Julia, uma prostituta, tenta fazer compras numa loja fina de Beverly Hills e é humilhada pelas vendedoras devido aos seus trajes?
Pois bem. No dia seguinte, ele passa em frente à loja de sacolas cheias, deixando as vendedoras com cara de pamonha seca.
Um caso semelhante aconteceu com a bilionária apresentadora norte-americana Oprah Winfrey. Ela informa que foi vítima de preconceito numa loja de Zurique. A vendedora teria se recusado a mostrar determinado item à apresentadora alegando que ela não teria cacife para comprá-lo.
De fato, a bolsa era cara. Custava quase R$ 100 mil e ficava trancada numa redoma. Mas Oprah é das mulheres mais ricas do mundo, com uma fortuna estimada em U$ 7 bilhões. Poderia até usar a tal bolsa como cestinho de papel higiênico do banheiro, se quisesse.
Entretanto, a atendente, talvez sem reconhecer a estrela, indicou a ela itens mais "acessíveis".
"Racismo ainda é um problema", concluiu Winfrey. Já a vendedora se resumiu à desculpinha de sempre: "Foi um mal entendido". Gente, de uma vez por todas: racismo não é mal entendido.
E tudo isso eu estou falando por quê? Porque bom atendimento deve ser constante e não somente na Semana do Cliente, mas, claro, durante esta semana especial, para a qual você já pode ir planejando a respeito, você pode preparar homenagens especiais, algo que fuja do lugar-comum.
Aqui vão algumas dicas:
- Ofereça um café da manhã especial, chá da tarde ou petiscos durante todo o dia.
- Ofereça descontos especiais em algumas mercadorias.
- Promova sorteios.
- Enfeite a loja, com destaque especial para a vitrine - que tal um tapete vermelho?
- E-mails marketing são legais também.
- Contrate um músico ou outro artista pra fazer performances e entreter seu cliente dentro da loja.
- Ofereça brindes.
- Utilize a mídia local para divulgar sua loja com mensagens especiais aos clientes pelo seu dia, comemorado no dia 15 de setembro (domingo).
A data foi criada há alguns anos e a cada ano se fortalece, consolidando-se no calendário oficial do comércio. Em Catanduva, o projeto de lei estimulando a celebração da data é de autoria do então vereador Nelson Lopes Martins, que pediu, na época, apoio do Sincomércio em sua divulgação, o que a entidade tem feito desde então, com considerável sucesso, já que ano após ano mais lojas aderem.
....excelentes dicas Dri!
ResponderExcluir