segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Maquiagem de diva

Diva é diva. Por alguma razão nascem assim, com quele je ne se quois, mas a maquiagem sempre ajuda, claro, e admitir isso não é depreciativo, até porque é parte do "ser diva" saber dominar alguns truquezinhos de sedução, que ultrapassam a maneira de vestir e invadem a arena do andar, falar, sentar-se, portar-se, inclinar-se e... óbvio, maquiar-se. E já que o post fala de maquiagem, aqui vai um breve - repito, breve - guia de make pra quem quer aprender alguns segredinhos de maquiagem de diva.


Vou começar com Marilyn Monroe porque apesar de concordar que ela era diva, digamos que ela, de todas as que postarei aqui, acho que era a que mais se utilizava dos truques de maquiagem para aumentar ou valorizar, digamos assim, a sua beleza.

Ítem essencial para esta maquiagem: lápis para contornar lábios. Repare que a boca de Marilyn era na realidade bem menor do que aparentava. Escolhi esta foto porque nela podem-se ver mais perfeitamente sua maquiagem e até já algumas imperfeições. Na foto com 32 anos, se Marilyn não tivesse morrido jovem, acho que teria envelhecido rápido.
Pra fazer essa make, você vai precisar contornar os lábios um pouquinho para fora (não muito, senão fica parecendo uma palhaça).
Marilyn não usava sombras escuras, mas marcava o côncavo do olho com um tom de marrom claro e muitos tons sobre tons... mas como aqui é um rápido guia, trocando em miúdos, o 'toque' Marilyn fica por conta da maneira do delinear os olhos. Note que na parte de baixo do olho ela não fazia um traço forte, mas uma sombra leve numa curva levemente descendente em comparação com o traço de cima. Este truque fazia uma sombra embaixo do olho e dava a Marilyn aquele olhar lânguido e sensual.
Pra finalizar, pintinha falsa um pouquinho acima dos lábios.




Coloquei esta foto de Ava Gardner nem sei por quê. Acho que pra passar raiva. Tudo bem, não é justo com as outras alguém ter nascido com traços tão perfeitos. Ava era linda de cara lavada, tinha perfeita simetria no rosto, sombrancelhas arqueadas super sexy, nariz pequeno, aquele ar felino que a fez, provavelmente, a mais bela atriz que já passou por Hollywood.
Mas escolhi esta foto porque ela tem um quê super anos 40 diva hollywoodiana, que é a boca carmesim lambuzada com uma camada generosa de gloss. Os lábios brilhavam. Tempos de diva, benhê.



Talvez a única atriz que tenha feito páreo pra Ava em matéria de beleza tenha sido Liz Taylor. E já que seu personagem mais famoso foi Cleópatra, que é super trabalho na maquiagem, resolvi postar esta foto, que eu acho linda.



No filme Liz usou várias versões de make. Nesta, o tom de azul platinado extrapolando a pálpebra e chegando até as sombrancelhas é contornado dramaticamente por uma grande quantidade de delineador, bem grosso alcançando as sombrancelhas, que também foram aumentadas. Na foto acima, dá pra ver o quanto é grande o retângulo formado pelo traço, porque dentro não foi preenchido, mas pontilhado com sombra azul e glitter.



Aqui pra quem quiser copiar, bem de pertinho.



Voltando um pouquinho aos tempos dos filmes noir e do cinema mudo, o look que todo mundo queria imitar era o da atriz Louise Brooks.


Pra fazer este look não é difícil. Olhos com sombra escura bem esfumada e a boca tem que ser pequena e de preferência geometricazinha, feito esta daí, em tom bem escuro.



A alemã Marlene Dietrich fugiu de Hitler pra brilhar no cinema dos anos 30, em filmes como "O Anjo Azul". O forte desta maquiagem está na sombrancelha marcada, desenhada a lápis aliás - sombrancelhas finas eram um must na época. Portanto, para quem não as tem, será difícil fazer.




Pulando pros anos 60, Brigitte Bardot foi vanguarda ao imprimir um jeito novo de se maquiar: o famoso boca nude, olhos tudo, muito pretos e bem delineados.



O segredo de Twiggy, modelo inglesa dos anos 70, estavam nos muitos pincéis. Se quiser fazer este look, invista neles. E nos cílios postiços também.


Aqui um passo a passo de como a modelo separava cuidadosamente os cílios - não esqueça os de baixo nunca! - cobrindo-os com uma generosa camada de rímel. O côncavo da pálpebra pode ser marcado tanto com lápis quanto com delineador. Vai depender do quão dramática você quer a maquiagem. Pra um resultado bem setentinha mas bem moderno, você pode preencher com uma sombra monocromática, num tom colorido ou num tom neon.



O segredo da sua maquiagem perfeita - se não é o caso de você estar querendo entrar numa personagem - é favorecer seus pontos fortes e Sophia Loren sabia favorecê-los muito bem. Os olhos têm preto, como os de Bardot, mas a força está só no delineador. Isso porque a beleza do rosto de Sophia estava principalmente no formato amendoado de seus olhos, que ela sabia valorizar como ninguém. Na boca, o batom rosa dá um ar de saúde e jovialidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário