quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Tragam-me de volta os 90, please!

Catherine (Sharon Stone) - "Estou escrevendo um livro sobre um detetive que se apaixona pela mulher errada".
Nick (Michael Douglas) - "O que ela faz com ele?".
Catherine: "Mata".

Como esquecer o diálogo que os personagens de Sharon Stone e Michael Douglas tiveram no filme "Instinto Selvagem" (Basic Instinct).
O filme foi um dos thrillers mais sensuais e marcantes dos anos 90 e o vestidinho branco usado por Sharon na cena do interrogatório foi imitado por centenas de adolescentes que na época envergavam os famosos vestidinhos "tubinho". Todo esse frisson inspirou nosso ensaio fotográfico Anos 90, pra Fashion History Exposition, com a modelo Isabela Schincaglia (fotos acima).



E não é à toa que nos politicamente incorretos 90 a famosa cruzada de pernas desprovida de calcinha ganhou até letra de música: "Sharon Stone mostrou a sua...&*@#  bem de frente. Foi sem querer! Foi sem querer!".
Enquanto isso, ouvíamos Mamonas Assassinas achando aquilo o maior besteirol do século - eu fui no show com vergonha de ser vista - e a TV era um show de absurdos em horários matutinos ou vespertinos, com cenas dantescas que iam desde depiladas de uma mascarada baixinha até reboladas de uma Feiticeira que hoje é uma mãe de família dedicada.
Xuxa comandava seu programa tentando aprender a dança da garrafa na frente das crianças e achávamos que o fim do mundo estava próximo. Mas não estava. Nunca subestime o dom que a vida tem de nos surpreender, muitas vezes para pior. Hoje temos as mulheres frutas, músicas funk que parecem uma tortura chinesa - deixa marcas profundas na alma - e na outra ponta da corda, um mercado de modelos que mais parecem grilos desfilando.
Mas calma, nem tudo está perdido, nem hoje e nem ontem.


Mas que dá um banzo, dá. Prova disso é que nós da "Fashion History", claro, não fomos os primeiros a nos inspirar em Sharon. Aqui, a esquiadora norte-americana Lindsay Vonn faz a psicóloga, escritora e matadora.



Neste outro ensaio, Heide Klum, uma modelo da Victoria's Secret de tempos mais voluptuosos, também faz a sua fatal cruzada de perna.



A original também fez tantas poses fazendo referência ao filme, que imprimiu pra valer seu nome nos mais altos degraus da fama em Hollywood.



"Instinto Selvagem" fez tanto sucesso que teve até uma sequência não muito bem sucedida, mas, convenhamos, nos 90 o símbolo sexual máximo do cinema era ela: Sharon Stone. Enquanto isso, outras atrizes faziam sucesso, em papeis diferentes, como a da namoradinha dos Estados  Unidos, a engraçadona, etc. E nós vamos relembrar alguns ícones de beleza do cinema e da moda pra dar uma acalmada nessa nova safra de aspirantes a modelo, que, depois de ver as primeiras fotos do Victoria's Secret Fashion Show de ontem, prometeram a si mesmas viver a pão e água. Não façam isso, hein, meninas? Vamos relembrar os tempos passados e comer nosso kit kat sem culpa.



Julia Roberts, a LINDA MULHER, teve a coragem de aparecer assim num tapete vermelho, nos anos 90. E o pior não foi isso. Ela ainda acenou. Isso mesmo, mulher! Eu nasci assim, eu cresci assim, sempre Gabrielaaaa. E você, menina, ainda fica sem dormir porque não depilou a virilha?




E Daryl Hannah foi sereia com esse cabelo de vassoura! E ainda engatou depois do filme um namoro com o maior partido dos USA: John Kennedy Júnior, que além de rico era lindo. E você aí no cheque especial de tanto comprar máscara capilar pra amaciar o cabelo. Oh, meu Deus, quanto sofrimento. Libertai-vos, mulheres!




E Angelina Jolie, veja só, tinha rosto redondo. Não era esse saco de ossos que é hoje.



Isso sem falar na Kate Winslet em Titanic, que era gordinha, e pulou do anonimato para a fama, quando levou todos nós e nossos namorados a banhos de lágrimas e de garrafa d'água, pois os cinemas viraram o que os aeroportos são hoje. Todo mundo queria um lugar pra sentar pra assistir a cheinha Rosie, com seus embaraçados cabelos ruivos balbuciando no mar gelado do Atlântico. Pra isso, muitos engraçadinhos jogavam água e outras coisinhas em quem estava sentado na frente. Eu praticamente naufraguei junto com o Titanic, a primeira vez que assisti. Mas a garota da vez, admitam, admitam, era uma curvilínea com sustância!



Cindy Crawford - olha o tamanho dos braços - era MAGRA, MAGRA, MAGRA. Hoje estaria acima do peso.




Claudia Schiffer era a supermodel nº 1 dos 90. Quantos quilos ela teria que emagrecer hoje?


E pra que não pairem dúvidas do quanto as modelos dos 90 eram mais saudáveis e livres: Freedom! Freedom! Entupam seus ouvidos de George Michael agora, neste vídeo repleto de modelos dos 90. E depois, disk-pizza já! Sem culpa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário