domingo, 12 de janeiro de 2014

Bastidores de "Maria Antonieta", último ensaio "Fashion History"


Com pose de "meu reino caiu e a fonte secou", Rita Lopes posou para o ensaio "Século 18 - Marie Antoinette", o último do projeto Fashion History, que agora finalmente totalizou seus ensaios fotográficos que são uma síntese da história da moda.
Confira os bastidores do ensaio, nestas fotos tiradas por Ares Karasu.
A foto selecionada será uma das clicadas pelo fotógrafo do projeto, Márcio Costa, e poderá ser apreciada no dia 30 de janeiro, no Senac, às 20 horas, juntamente com as demais: Adão e Eva, Cleópatra, Elizabeth, Moulin Rouge, Anos 20, Anos 30, Anos 40, Anos 50, Anos 60, Anos 70, Anos 80, Anos 90 e Anos 2000.





No Ateliê da Neusinha (rua Natal, 73), depois de preparar o penteado da modelo, maquiá-la e vesti-la, prontos para nos dirigir ao local das nossas fotos.
O ensaio contou desta vez também com o apoio do arquiteto João Fávero, que deu ainda algumas dicas históricas bem interessantes... aguardem os artigos que ele assinará para o site, que este homem entende muito de história, estilo e decoração.
Ao seu lado, Márcio Costa, e à minha esquerda, a cabeleireira Neusinha.





A maquiagem de Rita foi inspirada na rainha decapitada, famosa por seu senso fashion, que influenciou toda uma geração de nobres gastões. Teve muito blush rosa e base branca, com batom rosa fúcsia.
No cabelo, com trança e volume no alto da cabeça, muitas rosas e até um passarinho singelo. "Será que não está um pouco demais?", perguntaria a delfina. "Claro que não", responderíamos nós. Mais é menos! Que bobagem...





Agradecimentos à Antônia Bauab, que gentilmente nos cedeu sua residência para que pudéssemos fotografar.
A casa é uma das mais históricas de Catanduva, pois pertenceu a um dos primeiros moradores da cidade, está localizada em frente à Praça Nove de Julho, tem na frente pequenos jardins e uma fonte e as paredes revestidas de azulejos portugueses. O que de mais próximo pudemos chegar de um "Petit Trianon" tropical com ares ibéricos.





Para este ensaio, utilizamos louças da Dalto Jóias e acessórios da Ouromil, trabalhados em ouro envelhecido e pérolas, com gargantilha bem rococó.






Como numa manhã de ressaca, emendada com a festa de arromba da noite anterior, nossa Marie Antoinette se esbalda nas escadarias de sua "Versalhes", saboreando um belo cacho de uvas e de pés descalços, sensualmente cobertos apenas pelas meias brancas sete oitavos da Acalanto Lingerie.





A casa do sr. Bauab também é uma das poucas da cidade que foram preservadas em sua arquitetura original, mantendo inclusive a pintura em azulejos que pode ser vista no canto à esquerda da foto, em meio ao jardim por onde nossa modelo caminhou, enquanto posava para o photoshoot.
Desde o começo, nossa intenção foi mostrar, além da moda e modelos de Catanduva, locais interessantes da cidade; e casas como a da família Bauab são residências históricas e belas, que merecem ser mostradas e preservadas, como sempre bem disse o professor Sérgio Bolinelli, no que se refere às tais antigas pinturas de azulejo, uma das características das antigas construções da cidade.





Rita foi uma das modelos mais sortudas. Porque eu peguei na cobra, a Lígia foi atacada por mosquitos e Priscila, Jeff e Florence tiveram que escalar uma estrutura de metal num calor de 40º.
Já Rita, enquanto posava num frugal clima de verão parisiense, ainda pôde saborear deliciosos macarons coloridos.





No final do ensaio, todo mundo atacou as guloseimas.

A exposição tem patrocínio também de: Sincomércio, Lluminar, ACE, Raffiny Calçados, Casa Fátima, Éle for Men, Ótica Ocular, Cortiço, Casa Luz, Bios Computadores, Supermercado Bugança, Aesthetic Laser, Barred’s e Senac.
Nosso muito obrigado a todos eles, que fizeram este projeto tornar-se realidade. Agradecemos também à imprensa, que nos ajudou divulgando cada passo desta empreitada. E esperamos por vocês na abertura da expo.
Au revoir!

3 comentários: