quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Entrevista: Regula Fassler, a florista que amadureceu um negócio rentável nos alpes suíços

03-07-TheFlorist
Costumamos imaginar floristas como algo de contos de fadas ou então como personagens pobres, ambulantes das ruas que não tem uma melhor opção para se sustentar.

625662_4586781874605_2005919457_n
Entretanto, muito longe daqui, num belíssimo vilarejo em meio aos Alpes Suíços, chamado Herisau, a florista Regula Reisinger-Fassler toca - e muito bem obrigada - sua empresa de flores "Bucher Pflanzencenter" (pronuncie se for capaz).

1005836_10203162153841722_1408975276_n
E mais do que isso: a romântica Regula, que tive oportunidade de conhecer na Austrália, durante meu curso de Inglês por aquelas bandas, especializou-se em flores e hoje, como profunda conhecedora dos mais diversos tipos de flores de cada estação - porque eles têm a bênção de ter as quatro estações do ano - e as decorações ideais para cada ocasião, ela pôde inclusive usar de seus conhecimentos para o grande dia de sua vida, seu casamento.

1486834_10203162148641592_341373127_n
Aqui Regula posa ao lado do noivo, em meio à paisagem maravilhosa da Suíça, com um arranjo de flores nas mãos.
Ela concedeu esta entrevista para o Catanduva Revista, para falar de seus negócios e dos diversos tipos de flores que ela utiliza em sua empresa. Sua vida é, então, literalmente, não só um mar de rosas, mas é de tudo que é flor.
Catanduva Revista - Há quanto tempo você trabalha com flores?
Regula Fassler - No verão de 2009, eu comecei meu treinamento como florista. O segundo treinamento durou dois anos.

CR - Que tipo de flores você vende?
RF - Vendo de muitos tipos. Aqui alguns exemplos:
O ano todo, cala aethiopica:
(Araceae)_Zantedeschia_aethiopica

Na primevera, tulipa cultivars:
tulipa_flair_I4981P95561

No verão, Paeonia lactiflora:
Paeonia_lactiflora_'Sarah_Bernhardt

No outono, Dahlia cultivars:
KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

No inverno, Eucharis:
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

CR - Para quais ocasiões você vende flores?
RF - As pessoas compram flores para aniversários, casamentos, funerais, para decorações diversas ou para presentear simplesmente.

CR - Como é sua rotina de trabalho vendendo flores?
RF - Meu trabalho é muito interessante, mas bem exigente. Nós começamos a trabalhar às 8h30 até as 12 horas e das 13h15 às 19h30. Em dias especiais como Dia dos Namorados nós trabalhamos às vezes até as 11 da noite.

CR - Qual a melhor e a pior parte do seu trabalho?
RF - Meu trabalho me dá prazer, mas somente se eu posso fazer as pessoas felizes. Não é fácil quando é preciso fazer um ornamento para um funeral.

CR - Você vende para muitos turistas também?
RF - Temos muitos consumidores locais e poucos turistas.

CR - Dizem que toda mulher adora receber flores. Você concorda? Qual o significado de uma flor para você?
RF - Eu penso que muitas mulheres gostam de receber flores. Eu amo flores, mas eu recebo poucas, porque meus amigos pensam que se eu trabalho com isso todos os dias eu não gostaria de recebê-las. Mas eu sinto uma grande alegria quando recebo flores.

CF - Como é sua vida na Suíça? Você gosta? Por quê?
RF - Sim, eu gosto muito da minha vida na Suíça. No verão, é muito bom e quente, perfeito para admirar as vistas e nadar. No inverno, eu posso esquiar. As montanhas estão muito próximas. Nós temos água limpa e não temos desastres naturais.

CR - Recentemente, você esteve na Austrália aprendendo Inglês. Como foi a experiência?
RF - Minha experiência e as impressões que tive da Austrália foram as melhores. Foi a primeira vez na minha vida em que viajei sozinha. Conheci muitas pessoas, entre elas você!!!

CR - Verdade... (risos). E eu gostei muito das amizades que fiz também, principalmente porque conheci pessoas com diferentes histórias de vida, como você. Tem mais viagens em mente?
RF - Sim, eu gosto muito de viajar. Se eu pudesse, eu viajaria mais. Eu gostaria de estar um dia também no Brasil.


CR - Quais seus planos para o futuro?
RF - Meus planos para o futuro são ter minha família e minha própria casa. Ambos temos esperança de que alcançaremos isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário