domingo, 26 de janeiro de 2014

Fina estampa: criatividade a toda prova nas roupas


"Vestido estampado" lembra até tema de música. Quando o homem passou a inserir flores, grafismos e outros desenhos nos tecidos, a moda nunca mais foi a mesma e se tornaria, certamente, muito bem-humorada, como este lindo vestido usado por Katy Perry, com estampa de partituras musicais. Bem a cara dela. E aí é que está. Estampa tem que ter a 'sua cara'. Não existe muita regra pra isso, é bater o olho e gostar ou não. E é por isso que se evita tanto dar roupa estampada de presente. Pois se cada roupa é uma estampa, cada cabeça uma sentença.





Lindsay Lohan é tão fã de Marilyn Monroe que não se contentou em imitar os cabelos da diva. Escolheu um vestido estampado com o rosto da estrela mais famosa de Hollywood.






Com uma Marilyn de meio corpo, este vestido faz uma linha mais informal.






O vestido com estampa de cerejinhas usado pela própria Marilyn em seu último filme não é dos mais reconhecidos, ao menos não tanto quanto o branco frente única esvoaçante de "O pecado mora ao lado", mas é certamente um vestido icônico, que vestiu como uma luva a personagem de Marilyn em "The Misfits", feminina, doce e vulnerável. Gosto particularmente desta foto, do contraste entre luz e sombras e da expressão de Marilyn, que transmite força e fragilidade ao mesmo tempo e uma carga dramática de quem está no limite. Estaria interpretando ela mesma?





As divas de sua época, em Hollywood, não costumavam optar por vestidos estampados nas premieres, mas Sophia Loren, caliente como ela só, era a representante latina nessa trupe de divas voluptuosas e recheou muito bem este tubinho estampado e decotado em que intepretou uma condessa falida.






O longo de Gisele Bundchen, de tecido fluido e estampa floral pastel é o preferido de mulheres femininas e discretas, para driblar o calor do verão. Gisele é uma que também já deixou bem claro que prefere o conforto, quando não está trabalhando.






O preto e branco de estampa delicada que Audrey Hepburn usou em Sabrina é um dos vestidos mais clássicos do cinema. Uma obra prima de Givenchy.






Mais colorida impossível. Assim foi uma das mais recentes coleções de Dolce & Gabbana, com estampas de flores, frutas e legumes, remetendo aos vestidos estampados cinquentinha das mulheres sensuais do sul da Itália, onde, por acaso, pod ser encontrado dos melhores tomates do mundo. Ou você acha que os molhos de tomate tem nomes italianados por quê? Estampas saborosas aqui estão.





Para suas férias na Itália, Kelly Brook escolheu este vestidinho a la dolce vita, com estampa da natureza do sul da Itália, com suas praias, céu azul, nuvenzinhas, barquinhos no mar e até polvos.






As estampas da estilista brasileira Adriana Degreas sempre impressionam pela originalidade.





Como esquecer o vestido Roberto Cavalli de estampa tigresa usado por Jennifer Lopez, que sempre adora vestidos muito sensuais. As estampas de bichos têm este apelo mesmo.





A estampa barroca, aqui muito bem vestida por Selena Gomez, foi uma febre em 2013 e deve continuar na moda.





Isabeli Fontana com vestido de estampas de estrelinhas.




Alessandra Ambrósio desfila misturando estampas.





Vestidinho com estampa de frutas bem atual, com frutas brasileiras, pra encarar nosso causticante verão.





Paula Fernandes foi de vestido tropicalíssimo.





Por outro lado, Rihanna, num dia mais mórbido, preferiu as estampas de caveirinhas.





Um super estampado pras mais ousadas, sem medo das cores fortes e das estampas florais, ligeramente surrealistas.





Vestido estampado com motivos religiosos, Dolce & Gabbana, lembrando as paredes das antigas construções cristãs de Constantinpla (atual Istambul).





Saia com estampa bem original, com uma bocarra de tubarão.





Outra também bem criativa, pra fazer a Mulher Aranha.





Linda legging com estampa de pantera, da Labellamafia.





Como adoro temas exóticos, orientais ou do Egito, escolhi a minha com estampa de Nefertite.





Já Carol Mendes, nossa Carmen Miranda da Fashion History, ficou linda neste vestido super tropical, com folhagens, da Cortiço.





Para as românticas, estampa de coração.




Lindo vestido com estampa de borboleta.

 




A estampa de azulejo, muito em alta em 2013, deve ser deixada um pouquinho de lado em 2014, mas pra quem gostou muito dela, especialmente aqui no Interior, deve continuar em voga.







Um dos meus favoritos: estampa de coelhinhos. Adoro coelhos.







Vestidos psicodélicos, pra cair de boca.







Estampas que são a cara da carioca.





Esta estampa remete a pinturas renascentistas ou gravuras históricas.





Se ficou perdida no meio de tanta opção, aqui vai um mapa pra você.





E quem não gosta de rosas? E rosas vermelhas? Sempre...





Para as mais românticas ou temerosas com relação às estampas grandes - com medo que elas engordem - aqui vai uma sugestão com estampas delicadas e bem pequeninas.





Estampas descontraídas de marinheiro.





Pra finalizar, apesar de estar em preto e branco, minha foto predileta neste post: Elke Maravilha, na época modelo nº 1 de Zuzu Angel, estilista brasileira dos anos 70, que ficou famosa no mundo inteiro por seu estilo único e tropical de fazer moda. Zuzu inclusive usou um de seus desfiles para atacar a ditadura. Infelizmente não achei fotos (posso imaginar porquê). Mas fica este registro de uma estilista que amava estampas e que fazia delas a sua mensagem como cidadã. E também o retrato de uma Elke jovem e ainda com cara de boneca.
Elke era fã de roupas e estampas exageradas. E você? Qual seu estilo de estampa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário