sábado, 11 de janeiro de 2014

Dentre as 35 personalidades mais importantes da História, listadas pelo Wikipedia, só 4 são mulheres

O site Wikipedia listou as 10 personalidades mais importantes da História, na qual Jesus Cristo figura em 1º lugar; os 10 artistas mais importantes da História, dentre os quais William Shakespeare está em 1º, ainda que sobre sua verdadeira identidade paire dúvidas; e os 15 artistas pop mais importantes da História.
Nesta listinha do Wikipedia, apenas 4 pessoas são do sexo feminino. Culpa do Wikipedia? Lógico que não. Culpa da História da Humanidade em si, que sempre procurou esconder o talento e a participação das mulheres nos eventos mais importantes da História, como por exemplo a importância que Maria Madalena teve para Jesus Cristo - não como a amante que muitos acreditam, mas como importante testemunha ocular dos principais eventos envolvendo o Filho de Deus - a esposa de Einstein, que segundo consta o auxiliava e muito nos cálculos matemáticos, o escritor George Sand (que era na realidade uma mulher, assim como tantas outras que por serem mulheres eram obrigadas a publicar sob pseudônimos).
As 4 mulheres que estão na lista figuram apenas na última delas, a dos artistas pop, por razões óbvias: porque o termo 'pop' só surgiu no século 20, quando as mulheres já tinham conquistado certo espaço no mundo ocidental.
Nesta lista, Madonna é a mulher líder absoluta, abocanhando um respeitável segundo lugar. Gostem dela ou não, nos anos 80, só dava ela.






A diva dos olhos barbitúricos, Marilyn Monroe, ficou em 8º lugar na mesma lista. Nada mal, já que ficou à frente de Frank Sinatra e John Wayne, o eterno astro dos filmes de cowboy.






Se Frank Sinatra, com seus olhos azuis e voz aveludada não bateu Marilyn, outra mulher conseguiu destaque por sua voz única no universo artístico pop: Mariah Carey. Dona de uma voz sensacional, é das poucas que possuem o que é conhecido como "voz de apito", pois consegue alcançar notas tão altas e agudas como um apito (sem desafinar, claro), algo que poucos no mundo conseguem fazer. Ficou num honroso 12º lugar.






À frente de Eminem, no 14º lugar, ficou a "princesinha do pop", Britney Spears.


Nenhum comentário:

Postar um comentário