quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Fashion History fotografa ensaio "Anos 50" hoje


O projeto fotográfico "Fashion History" segue hoje para seu penúltimo ensaio: "Anos 50", inspirado na moda cinquentinha, em ícones fashion da época e especialmente nas pin ups, com seus cabelos médios levemente ondulados nas pontas e com franjinha.


Dentre as pin ups, Bettie Page foi o ícone maior, aqui nesta foto vestida até demais. Bettie foi praticamente execrada pela censura norte-americana da época. Como ela, outras costumavam posar de forma até bem menos chocante se comparadas com as fotos de revistas masculinas que existem hoje em dia. As pin ups geralmente exploravam a sensualidade, mas de forma mais inocente, em biquinis hoje considerados enormes, hot pants, roupinhas de marinheira e outras fantasias, sempre de salto alto e com o penteado de Bettie. O nome 'pin up' pegou porque os soldados costumavam pendurar (pin) no alto das paredes do quartel as fotos das meninas.




A britânica Dita Von Teese não está nem aí pra moda atual. Anda 24 horas por dia pelas ruas da Inglaterra vestida como se estivesse nos anos 50. Cabelos sempre moldadinhos, maquiagem vintage, onde o batom vermelho e o delineador preto estão sempre presentes, esmaltes vermelhos...



E o figurino também é parte muito importante para compor o visual cinquentinha, que era caracterizado por muito romantismo e feminilidade ao máximo, algo que explodiu depois dos difíceis anos da guerra e do pós-guerra, na década de 40, quando as fábricas se voltaram para a produção de armamento, ficando a indústria têxtil em segundo plano, e as mulheres foram obrigadas a ocupar o lugar dos homens nas fábricas, já que seus maridos estavam na guerra. Quando a guerra acabou e chegaram os 50, ninguém mais quis saber de economizar no glamour e aí vieram as saias amplas, enormes, como vestidos de princesa, decotes, acessórios, tudo muito, tudo um must, tudo um verdadeiro glamour... pra quem podia, claro.




E Elizabeth Taylor podia. Ela encantava não somente com seus traços marcantes e suas jóias, mas também com seu guarda-roupa. A modelo do ensaio "Anos 50", Fernanda Ribeiro, irá usar um modelo igualzinho, inspirado na belle époque.




O modelo do vestido, além de ser acinturado e com saia rodada, incluirá uma frente única, também típica dos anos 50.




Outra que adora fazer o estilo anos 50 é Katy Perry e aqui está um look perfeito para quem quer brincar de vintage. O vestido do nosso ensaio também tem vermelho, mas em vez das bolinhas, também muito em moda na época, a estampa escolhida foi o xadrez vichy, o tal eternizado por Brigitte Bardot.




Fernanda Ribeiro não terá dificuldade para encarnar a personagem, pois também é fã do estilo, tem franjinha e é dona de uma beleza atemporal.




O ensaio será feito em uma sala antiga da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Catanduva), um dos nossos patrocinadores, e será também inspirado por uma certa aura rodrigueana. Afinal, quem não se lembra da falsa ingenuidade que estava por trás das rodadas e longas saias da personagem "Engraçadinha"? Na TV, ela foi interpretada por Alessandra Negrini e Cláudia Raia (na fase adulta). E como costumava dizer o autor de Engraçadinha, Nelson Rodrigues: "É por debaixo das mais comportadas saias que moram as maiores perversões".

Nenhum comentário:

Postar um comentário