domingo, 6 de outubro de 2013

Adão e Eva A.M. - No paraíso, Antes da Moda


Hoje fizemos o ensaio fotográfico do qual sairá a foto a ser escolhida para ser a capa do material impresso da exposição "Fashion History".
E se a exposição começou com ícones A.C. (Antes de Cristo), o start tinha que ser A.M. (Antes da Moda).



"E Deus vestiu Adão e Eva". (Gênesis 3:21). 
E desde então a gente inventa moda.

Apesar da modelo estar vestindo natureba biquini de casca de coco, sabemos que o primeiro casal do mundo andava pelo Jardim do Éden como veio ao mundo.
No nosso imaginário, tecemos uma imagem de Eva de longos cabelos, mas, apesar de eu acreditar que eles eram a mais perfeita obra da criação, não se pode ter certeza da aparência que tinham. Como o ensaio não tem a pretensão de ser um artigo científico, nossa escolha foi pela fotogenia e beleza dos modelos Yago Fedeli e Thaís Barretto e, óbvio, os longos cabelos da modelo.
Já fomos interpelados ainda hoje sobre o porque de não colocarmos uma Eva negra ou por que ninguém escala mais modelos negros para os papéis.
Bem, primeiramente, apesar de admitir que, embora não seja a escolha mais cientificamente ou politicamente correta, a Eva loira e de cabelão é o que está no senso coletivo, mas cada um faz a 'sua' Eva. No seriado "The Bible Series", Eva é estilo árabe, pele clara, mas olhos e cabelos escuros. Na maioria dos programas de humor brasileiros, Eva é loira. A ideia inicial da Fashion History era uma Eva negra. Foram convidadas algumas, mas não obtivemos retorno.
Então Thaís Barretto foi a segunda opção? Nada disso, abandonando-se a ideia inicial, que era a de um Adão ruivo e uma Eva loira, dentro da nova proposta ela foi a primeira opção. Era pra ser uma coisa assim meio Benetton. "United colors of Benetton", lembram?
Sendo assim, nossa produção teve uma nova concepção e o modelo ruivo que faria Adão foi transferido para outro ensaio. E Thaís Barretto já estava escalada - e ainda está - para o ensaio Anos 70. Apenas foi preciso escolher um tema para a capa, para não privilegiar nenhum ensaio e achamos que a ideia do primeiro casal, num 'pré-existência da moda', seria interessante.
Lembramos que a beleza negra não foi ignorada pelo Catanduva Fashion e que está em nosso casting uma modelo negra, Priscila Oliveira, que representará Pam Grier, atriz negra e linda dos anos 70, que foi também um ícone fashion.
E para os que possam perguntar: "mas só UMA modelo negra?".
Infelizmente, o problema está com a sociedade, que faz a história, e não conosco.
Se olharmos para a maioria dos ícones fashion, desde que a moda e o cinema existem, veremos que a maioria é branca, a começar do mais famoso mito do cinema, Marilyn Monroe.
Felizmente, nos anos 70, essa história começou a mudar, com Pam Grier, e depois vieram outros e hoje temos bem mais atores e modelos negros do que no passado. E creio que, a partir daqui, esse percentual tende a crescer. Ao menos é o que já temos visto nas passarelas e nos tapetes vermelhos. Que o diga Kerry Washington, que tem feito um estrondoso sucesso!
Mas como temos que falar de ícones do passado e não só nos de hoje... Got it, people?



E agora vamos à polêmica 3: o fruto proibido. Os teólogos dirão: "mas onde é que a Bíblia diz que era uma maçã?". Bem, não diz realmente que fruto era, mas (mais uma vez) no imaginário popular está sempre a maçã. Talvez por ser uma fruta comum europeia e os pintores do Renascimento gostavam de pintar Adão e Eva com uma maçã. É uma fruta fotogênica realmente, vermelha - cor ardente - e não daria pra fotografar com eles mordendo uma melancia, né?
A ideia original foi uma maçã do amor, pra partir pra brincadeira mesmo, mas como o cenário escolhido era muito natural, achamos por bem utilizar a fruta natural. Em tempo: seguindo o conceito de privilegiar locais turísticos de Catanduva, as fotos foram tiradas no Bosque Municipal.

E agora a quarta polêmica: Adão e Eva é historinha de ficção? Não. O Catanduva Fashion, by the way, acredita no Criacionismo, no design inteligente da Terra e que, sim, viemos de um único casal criado por Deus, como o diz este primeiro episódio do seriado "A Bíblia", um seriado cristão muito bem feito e que fez um tremendo sucesso nos Estados Unidos.




Ou ainda este filme, que desafia a teoria da evolução, cujos produtores argumentam que embasarão versículo por versículo do Gênesis em pura ciência. Ansiosa pra ver. O sneak peek do ensaio, pelo menos, a gente já viu, e ficou uma tentação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário