terça-feira, 8 de outubro de 2013

Papo Fashion - A moda para as quarentonas

Deparo-me com um artigo da antropóloga Mirian Goldenberg e concordo em gênero, número e grau. Veja um resumo do que ela disse num artigo publicado hoje pela Folha de São Paulo:

"Muitas mulheres de mais de 40 anos dizem que são ignoradas pelo mercado. Dizem que não encontram roupas adequadas para a idade. Uma nutricionista de 47 anos contou: 'Tenho um corpo bonito. Fui comprar um jeans de uma marca famosa e a vendedora me olhou dos pés à cabeça como se dissesse: 'Não temos roupas para velhas'.
Outras querem se diferenciar das adolescentes, mas não querem se vestir como velhas.
O mercado está voltado para as jovens e magras e exclui aquelas que não se enquadram no padrão.
Em um congresso internacional de moda, afirmei que o mercado reproduz as imagens dos velhos do século passado e não vê os "novos velhos" que têm projeto de vida, saúde amor, felicidade, liberdade e beleza".


Tenho 38 anos. Já estou 'quase lá'. Sou 7 anos mais velha que meu marido, à esquerda, e quase contemporânea do meu amigo Márcio Costa. Em suma, estamos todos caminhando ou rodopiando nos 40. E queremos continuar fashion, não queremos parecer velhos. As marcas precisam, sim, se abrir para a ideia de que não irão vestir só pessoas com o corpo da Gisele Bundchen. Quem já abriu os olhos pra isso, está vendendo muito mais. A Casa Fátima é um exemplo. Sempre traz vestidos super fashion para mulheres que já não são mais magrinhas com seus corpinhos de 20. O vestido dourado que vesti para o ensaio "Antiguidade", inspirado em Cleópatra (vide artigo neste blog), é da Casa Fátima e vestiu como uma luva. E a loja tem muitos outros lindos que gente da minha idade ou mais velhas vestem muito bem, sem serem obrigadas a vestir 'roupa de velha'.




A personagem de Christina Hendricks no seriado Mad Men, que inicia nos anos 50, é alvo de chacota por ter mais de 30 anos. Vale lembrar que a maneira como as de quarenta são vistas hoje era a maneira como as de 30 eram vistas nos anos 50-60.
E o interessante é que quanto mais o tempo passa, mais jovens as mulheres estão conseguindo se manter, com mais idade. Querem uma prova? Vou postar famosas, mas conheço muitas com mais de 40 que estão muito bem.



Jennifer Lopez: 44 anos. Claro que já foi melhor, mas com a idade que tem está muito superior a muitas mocinhas.





Nicole Kidman: 46 anos. Tudo bem que ela exagerou no botox e ficou com um pouco de cara de travesseiro, mas está super em forma.





Halle Berry: 47 anos. Sem comentários.





Sandra Bullock: 49 anos e pernocas de 20.





A brasileira Giovanna Antonelli ainda não chegou nos 40, mas está quase lá: 37 anos, três filhos e muitos convites para estrelar editoriais de moda.





E o que dizer de Solange Frazão, quase cinquentona: 49 anos!

Hoje em dia, as opções para se manter jovem e bonita estão ficando cada vez mais facilitadas e acessíveis, encontradas mesmo em cidades pequenas como Catanduva. Não faltam opções de bons cosméticos que não precisam ser comprados em euro, além de academias que se proliferam e de clínicas com tratamentos revolucionários, como é o caso da Aesthetic Laser, em Catanduva, situada à rua Belo  Horizonte, 1239. Telefone: 3523 1057. Site: www.aestheticlaser.com.br. Vale a pena agendar uma visita para conhecer a gama de tratamentos que realmente fazem o que prometem. Alguns exemplos: lipo sem cortes (corporal e facial), tratamentos anti-calvície (feminino e masculino), dentre outros.






Nenhum comentário:

Postar um comentário