quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Túnica: nada é tão velho, nada é tão novo


Assim como o Império Romano invadiu territórios séculos atrás, as túnicas, vestimenta tradicional dos romanos, agora 'invadem', de um jeito bem mais sutil, as lojas virtuais, como a Casulo dos Fios (foto) e as vitrines das lojas.




Depois das roupas feitas com peles de animais, as túnicas são as vestimentas mais antigas que existem. Eram usadas tanto por homens quanto por mulheres, com poucas diferenças, na Antiguidade, em localidades como Grécia e a Macedônia de Alexandre, o Grande, e em todas aquelas que assimilaram a cultura do Império Romano.




Outros povos de cultura milenar criaram sua própria maneira de vestir túnicas, hábito que perdura até hoje, como no caso da túnica indiana, caracterizada por seus muitos desenhos e cores. Nos anos 60, as comunidades hippies, que se enojavam dos valores consumistas e bélicos, voltaram seus olhos para o Oriente e sua filosofia pacifista, que incluía mantras, meditações e, claro, um jeito de vestir muito peculiar. Assim, surgiram as batas de Janis Joplin e as muitas túnicas que os ripongos adoram e os hippie-chic voltaram a usar, nos anos 90, até elas virarem as peças coringas do estilo boho.




A influência hippie nos anos 60 foi tão forte que fez a moda traçar o caminho contrário. Se até então eram as passarelas ou a crise econômica que influenciavam as ruas, desde então as ruas, bem como suas tribos pululantes, passaram a influenciar as mentes insondáveis dos grandes estilistas, a ponto de ninguém menos que, ela, super mega power fashion Audrey Hepburn, ter envergado com a elegância que lhe era peculiar este belo e vanguardista conjunto de túnica e saia, num ensaio para uma conceituada revista de moda. "Nem tão vanguardista, assim", César diria.





Esta outra peça da Casulo dos Fios tem tanta influência indiana, que tem até elefantes bordadinhos. Fofa.





Look da "Casulo" saindo do forno, com bata. E o que seria uma bata senão uma mini túnica, não é mesmo?





Aqui um modelinho indiano para os que preferem cores mais sóbrias.





Além de serem usadas como blusas, as túnicas também podem se transformar em vestidos.




Dois itens super na moda: o xadrez e a túnica, vestida por Lívia Domingues.




Mais uma viagem pelo mundo: túnica de inspiração chinesa, em semana de moda de 2012.




Para os que amam crochet, tem sempre uma túnica pra chamar de sua e dizer: "Vim, vi e venci".

Nenhum comentário:

Postar um comentário