sábado, 12 de outubro de 2013

Fashion History - Brigitte Bardot é inspiração para ensaio


 Brigitte Anne-Marie Bardot foi modelo, atriz, cantora e atualmente é uma ativista pelos direitos dos animais. "Eu dei minha beleza e juventude aos homens. Agora dou minha sabedoria e experiência aos animais", disse a atriz que no auge de sua beleza imprimiu um novo estilo de ser star, com seus cabelos propositalmente desarrumados, a característica maquiagem de olhos carregados de preto e boca nude e um estilo de vestir que lançou moda e é imitado até hoje, como suas calças capri, botas acima dos joelhos, sutiãs estruturados e saias e vestidos curtíssimos.




Seu jeito mais natural fazia um contraponto aos pomposos outfits e cabelos das divas de Hollywood. A camiseta listrada, tipo navy, usadas com calças capri, displicentemente à beira mar, é uma de suas marcas registradas e será a inspiração do ensaio anos 60 de amanhã da Fashion History.





Oh, que broto legal... Eram assim que se vestiam as garotas prafrentex dos anos 60. Bardot também deixava os saltos um pouquinho de lado, para fazer bonito com suas sapatilhas.





Aqui numa filmagem na Itália, com o tal cabelo arrumado pra ficar desarrumado.





Enquanto em Hollywood, a censura discutia se o decote da atriz estava grande demais e as cenas quentes não passavam de um beijo um pouquinho mais demorado, nos filmes franceses Bardot balançava as estruturas do Vaticano. Tirou a roupa em cena várias vezes e causava furor com seus biquinis em Saint-Tropez e viajando por aí...




Como aqui no Brasil, em Búzios, onde ela se divertiu muito. Aliás foi ela que descobriu o lugar, quando era ainda um vilarejo de pescadores. Como um rei Midas que tudo que toca vira ouro, Bardot transformou o desconhecido balneário num chicoso, elitizado e famoso destino turístico, que hoje é lotado de pousadas e agências de passeios. Razão pela qual ela disse que nunca mais pisará lá.





BB foi muito famosa, mas jura que a fama não lhe trouxe um pingo de felicidade. Tentou se matar várias vezes.





No começo, Brigitte era apenas um rostinho bonito. Foi bailarina e recebeu convites para ser modelo. O cinema não estava nos seus planos. Em entrevistas do começo da carreira ela nem fazia questão de esconder que não fazia a menor questão de ser reconhecida como uma brilhante atriz.





No cinema, Bardot explodiu com o filme de Roger Vadim "E Deus Criou a Mulher". Na vida, Bardot demonstrava não estar nem aí com o que as pessoas pensavam. Aos poucos, passou a ser vista como antipática. Chegou a ser acusada de racismo, mas também não era condescendente consigo mesma. "Comecei como uma atriz ruim e permaneci uma", disse ela.





Brigitte casou-se algumas vezes, mas nunca foi feliz no casamento. Uma vez disse que, quando jovem, não soube amar com sabedoria.





Um dos seus primeiros papéis no cinema foi interpretando Helena de Tróia.

Bardot foi tão fashion que até hoje inspira editoriais de moda. Quer ver alguns exemplos?


Kate Moss, em um dos editoriais inspirados na francesa.




Bardot, em comercial da Harley Davidson.


Claudia Schiffer, que era até fisicamente comparada à ela, fez vários ensaios inspirados em famosas fotos de Brigitte.


Um pouco de "Vie Priveé" nesta foto.




O navy das blusas de Brigitte neste ensaio dos anos 90.




Claudia fez a BB até dizer chega. Aqui, de xadrez vichy bem sessentinha.




Está achando a foto de Claudia Schiffer super original? Então olha a foto de BB aqui embaixo:






Gisele Bundchen, que sucedeu Claudia Schiffer também teve que fazer a Bardot em vários ensaios. O de cima lembra muito a foto abaixo:





A modelo sul-africana Candice Swanepoel fotografou para Victoria's Secret com cabelo e maquiagem inspirados em BB.




Kate Upton em ensaio totalmente inspirado nas fotos de Brigitte.




Laetitia Casta, também francesa, foi BB no cinema.




E Bianca Galvão, modelo do casting da Fashion History, interpretará Brigitte no ensaio de amanhã, juntamente com Filipe Volpi fazendo as vezes de James Dean, num encontro que nunca aconteceu, mas como nossa imaginação corre solta, nesta homenagem acontecerá. Inspirados por ícones do cinema e da moda, cada ensaio, ao longo das décadas terminou, ainda assim, com uma 'cara' única, e é isso que pretendemos com a nossa versão. Nos vemos no próximo post, após uma visitinha ao set de filmagem de Godard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário