sábado, 5 de outubro de 2013

Fashion Mofo - Sophia Loren: exuberância à italiana


"Devo tudo que você está vendo ao spaghetti". Com frases assim, Sophia Loren imprimiu em sua época mais glamourosa - anos 50 e 60 - um ideal de beleza com medidas mais fartas e cheias de curvas.



Os anos 50 anistiaram o corset, que havia sido abolido nos 20. Assim, no pós-guerra, o exagero da feminilidade voltou com força total e, com ele, o corset, que enfatizava ainda mais as cinturas finas e o corpo ampulheta.




Diferentemente de divas com Marilyn Monroe, que encarnava personagens geralmente cheias de glamour, como modelos e cantoras de cabaré, Sophia Loren fez muitos papéis como a simples mulher do campo.




 Mas ela transitava bem entre as duas pontas da corda, fazia bem tanto a napolitana que fala alto quanto a milanesa chic. E essa versatilidade ficou bem clara em Boccaccio 70.




Este vestido de festa que Sophia usou traduz bem o estilo feminino que voltou com força total nos anos 50, com saias amplas e, no caso deste, decote na medida.





Pois ela mesma já dizia: "Uma mulher de vestido deveria ser como uma cerca de arame farpado: servindo a sua finalidade, sem obstruir a visão".




Sophia, como uma ilha cerca de homens por todos os lados.




Sophia sempre valorizou muito a família e, aqui, beija a irmã.




Sophia e a moda praia e as medidas ideais para a época. Nada de magreza excessiva.




Sophia provando sapatos.




E por falar em sapatos, olha só o modelo de sandálias que usou nos bastidores das filmagens de Cleópatra: sandálias Anabela, que hoje em dia voltaram à moda.


Aqui um dos modelinhos da Raffiny Calçados: moda retrô nos pés.





A cintura das roupas estava sempre no lugar e a cintura do corpo tinha que estar sempre muito fina. Mesmo a espessura do tecido não comprometeu a silhueta.



Corset até no vestido de noiva.




Tiara no cabelo em premiação. E mais uma vez o vestido rodado.




As hot pants, resgatadas em pleno século 21, vestiam corpos mais curvilíneos como os de Sophia, nos anos 50.




Nos anos 60, a maquiagem da atriz valorizava bastante seus olhos amendoados.




Muita inspiração na sensualidade cinquentinha italiana de Sophia Loren neste editorial de moda da Dolce & Gabbana, que contou com duas italianas: à esquerda a atriz Mônica Bellucci e à direita a modelo Bianca Balti.




Cabelo despenteado e farto e olhos muito marcantes foram a marca registrada da beleza da atriz. Mas a beleza dos olhos, segundo ela, iam além da genética. Para ela, os olhos deveriam narrar uma história de vida e ser um estado de espírito. "Se você nunca chora, seus olhos não podem ser belos". Para ela, como a intensidade da cultura mediterrânea, é preciso, acima de tudo, ter sentimento.

2 comentários:

  1. ...ela é bonita demais essa mulher! ...gosto mto de sua beleza excêntrica!

    ResponderExcluir
  2. Acho que ela acertou em cheio quando disse que é preciso, acima de tudo, ter sentimento!

    ResponderExcluir