quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Coisinhas que amamos: Lady Godiva edição especial


A marca de chocolates belga Godiva lançou uma edição limitada de caixas de chocolate com desenhos da personagem histórica Lady Godiva.



Lady Godiva foi uma aristocrata anglo-saxônica que viveu no século 12 e foi esposa de um duque. Diz a lenda que Lady Godiva teria ficado penalizada com a miséria do povoado de Coventry, por causa dos altos impostos cobrados por seu esposo. Esta revolta teria sido causa de homéricas brigas com seu marido, o qual, já cansado de tantas insistências para que baixasse os impostos, teria lhe dado uma condição para ceder: que ela cavalgasse nua pelas ruas de Coventry.
Assim, diz a lenda - já que não há fortes evidências para embasar a história - que a aristocrata teria pedido ao povo para que fechasse portas e janelas enquanto ela passasse.



A história de Lady Godiva pode até não ter acontecido desta forma, mas a lenda é forte e é tema de festa popular até hoje na Europa. Aliás, não só na Europa, mas também no Brasil, onde já foi citada em samba-enredo. Só que antes de cair no samba, Godiva esteve na garganta de ouro de Freddie Mercury, que a citou na música "Don't stop me now". No referido trecho, ele diz: "I'm racing car, passing by like Lady Godiva" (Eu sou um carro de corrida ultrapassando como Lady Godiva). E o Queen não foi a única banda a se inspirar na dama lendária da Idade Média.




No cinema, Godiva foi interpretada por Maureen O'Hara. Haja aplique, hein.




Não tardou para a atriz italiana Gina Lollobrigida ceder ao apelo da personagem. E força na peruca!




Gisele Bundchen nem precisou de peruca. Antes de se tornar bilionária e passar a selecionar bem seus trabalhos, fez de um todo nesse mundinho fashion. E até posou de Lady Godiva, em cima de um cavalo branco, com seus cabelos naturalmente longos e volumosos. Bem que os nossos impostos poderiam ter baixado também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário