domingo, 25 de agosto de 2013

Bariloche: linda em qualquer estação

Os brasileiros adoram ir a Bariloche pra esquiar, mas eu fui no verão, adorei e super indico. Aliás, a Patagônia é linda em qualquer estação. No Outono, as folhagens ficam amareladas. Na Primavera, estação mais linda - e lá sim eles tem as 4 estações - a vegetação fica super colorida, com os campos e vales repletos de lavandas e flores de vários tipos. No Verão, o céu fica estalado de azul, todas as trilhas pra conhecer os lugares ficam acessíveis (o que significa mais vistas lindas pra apreciar do que no inverno) e muito sol (cuidado com a pele, pois com a altitude você pode descascar rapidinho sem nem perceber). O clima só refresca um pouquinho no Verão à noitinha, ou então se ventar, porque o vento vem dos Andes, então não tem jeito mesmo, é ar condicionado natural.
Se não ventar, entretanto, as praias de lago se transformam em lindos balneários e os passeios para conhecer as paisagens idílicas da região ficam bem mais convidativos, com você podendo usar mesmo roupas de Verão e até colocar um biquininho, como eu fiz.


Os cachorrinhos São Bernardo estão por toda parte, mas especialmente no Centro Cívico, onde você paga (isso mesmo, você ouviu direito) pra tirar foto com eles. Como eu fui meio na lona, fiz um escambo. Troquei uns brincos de penas que eu tinha comprado na Avenida Paulista pela foto, mas valeu a pena! Olha o puppy no meu colo, parece um urso! Não queria largar mais.





Ah, mas e a neve? Não verei? Sim, verá, mesmo no Verão. Isso porque algumas montanhas são tão altas que em seu topo estão as chamadas neves eternas, pois nunca derretem. Alguns passeios te levam até lá. E você pode pisar na neve mesmo com roupa leve, saracotear na neve, deitar na neve, sambar na neve, fazer o que você quiser.

Quem te leva pra lá? A Faustur. Converse com a turismóloga Flávia Soubhia, que vai te atender super bem e te dar dicas super legais sobre o lugar, preparando as melhores para você.

As trilhas vão te levar a lugares inesquecíveis. Por isso, abra-se pra vida, faça amizades, faça trilhas. No Verão há muitos mochileiros argentinos e eles conhecem o lugar como ninguém e podem te dar dicas muito boas. Lembre-se que quem tem boca vai a Roma ou a lugares muito especiais como este córrego de águas cristalinas, vindo direto das montanhas, dentro duma paisagem de calendário. Tava um calor danado e a água gelada como na Sibéria. Solução pra garrafinha não esfriar? Coloquei dentro da água entre as pedras e logo ela ficou geladinha. Eu e Francesca Caterina Santoro, uma italiana muito gente boa com quem fiz amizade por lá, sentamos numas pedras ao lado do rio, pra dar uma descansadinha e curtir  a paisagem. "Estamos bem aqui, não?", disse ela, com o livro aberto entre as mãos. Eu olhei em volta, apreciando a criação de Deus e respondi: "Sim... sem dúvida estamos muito bem aqui".


 Além do passeio à Ilha Vitória e o dos Sete Lagos, além de outros tradicionais, vá a El Bolsón, um lugar com clima alternativo, e faça uma trilha até o Rio Azul, um local maravilhoso. O Rio Azul, como o próprio nome indica, é de um azul de arder os olhos.



Onde se hospedar? Eis a "questã". Se você é duranga feito eu, há vários hostels muito bons e ficar em hostel é uma ótima opção pra fazer amizades. O Hostel Alaska é muito bom e tem até bicicletas pra você fazer as trilhas. Se quiser ficar em grande estilo há diversas opções, como o Lirolay, que fica de frente pro lago Nahuel Huapi.


Você também pode ficar no Hotel Llao Llao (pronuncia-se 'chao chao'), frequentado por presidentes e reis. Fundado no começo do século 20, ele está na lista dos hotéis mais charmosos do mundo. O hotel é realmente lindo! Tanto por fora, quanto por dentro, todo construído em madeira típica da Patagônia e muitíssimo bem decorado.
Se não tiver grana pra ficar lá ou estiver afim de socializar em outro lugar com mais gente (porque o Llao Llao, por motivos óbvios, não costuma estar cheio), não significa que você não poderá conhecê-lo por dentro, apreciar suas lindas vistas ou até passar ali em frente ao campo de golfe alguns momentos agradáveis. Basta reservar um lugar pro chá da tarde deles, que é ótimo. Eu e Francesca subimos aquela rampa toda pra comer no tal chá, sem saber que tinha que reservar e quase que tivemos que voltar frustradas. Nossa sorte foi que o hotel estava vazio, então o 'hominho' abriu uma exceção.
Comi uma panqueca de doce de leite maravilhosa naquele hotel, por algumas horas me sentindo uma hóspede. Super indico.






Além das típicas trutas nos restaurantes locais, faça uma visita na Colônia Suíça, que tem uma feirinha com um monte de artesanias e comidinhas, tortinhas, chocolates, muy rico!

Bariloche é sinônimo de chocolate. A minha chocolateria favorita é a Rapa Nui. Experimente as trufas de papoula, que são maravilhosas. O lugar também é super charmoso, então vale a pena pedir um chocolate e comer por lá mesmo. A Rapa Nui é a única chocolateria que fabrica o próprio chocolate com cacau que vem do Brasil, daí seu sabor ser único. As receitas são de família, passadas de geração em geração, desde os anos 20. E o ambiente é decorado como na Belle Epoque, um charme que só.



Esta é a vitrine da Rapa Nui.


E o chocolate patagônico, encontrado na Rapa Nui.




Um comentário:

  1. Um dos únicos cachorros que eu teria! ...que bom que vc teve a oportunidade de ve-lo de perto! mto fofo...Bom...qto a Bariloche deve ser lindo mesmo no calor ne???

    ResponderExcluir