sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Gargantilhas vitorianas

As gargantilhas vitorianas agradam muito aos públicos gótico e burlesco. Um exemplo é o colar abaixo, no estilo vitoriano gótico:



Nas lojas de Catanduva ainda não achei nenhum assim, mas fica a dica. Aliás, é algo que pode ser feito também de maneira artesanal, comprando-se as peças separadamente em lojas de armarinhos, inclusive a rendinha que serve como base. Pras prendadas, not me of course.

O colar vitoriano pode complementar um look sexy, como este com corset de Madame Sher:



A gargantilha vitoriana deixa um ar bem poderoso e austero, mas o ideal é ter um pescoço mais compridinho pra usar.
Apesar de estarem bem ligadas ao gótico e ao burlesco, as gargantilhas vitorianas na realidade remetem ao período da rainha britânica Vitória (final do século 19).
Na época, muitas damas da sociedade gostavam de usá-las com pingentes de camafeus, mas o camafeu é algo bem mais antigo. Surgiu 300 anos antes de Cristo, em Alexandria. Eram feitos principalmente com ágata e ônix, contendo predominantemente figuras femininas esculpidas, como deusas, ninfas e outras figuras mitológicas. Mas algumas mulheres também gostavam de usar, na época, camafeus com a figura de Eros esculpida, como um chamamento ao amor.
Séculos mais tarde, a Rainha Vitória, como era apaixonada por camafeus, acabou lançando moda e logo todas as mulheres de posses passaram a usar os tais camafeus em blusas, vestidos e atados a fitas que eram amarradas no pescoço.
Camafeus são produzidos até hoje e uma das cidades produtoras mais famosas do mundo é Torre del Grecco. Só podia! Italianos são apaixonados por beleza, escultura e design. Nesta cidade, localizada na baía de Nápoles, os camafeus são feitos com conchas do mar e corais.

Colar vitoriano com camafeus

Camafeu com um unicórnio esculpido


Aqui um mix de passado e futuro: colar vitoriano com camafeu, gorro aviador, corset, listras e meias overknees.



Nenhum comentário:

Postar um comentário