quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Serei eu sereia?

Lembro que o primeiro vestido sereia que eu vi na vida foi quando eu tinha 10 anos, na primeira versão da novela Ti-ti-ti. Foi o vestido vermelho de estreia de Victor Valentin e eu fiquei babando.


Li um livro velho nos anos 80 com a história original da Pequena Sereia, nada dos finais felizes obrigatórios da Disney. Na história original, o príncipe amarela, casa com uma outra que tem pernas e ela se dissolve no mar feito espuma. Trágico pruma criança? Pode ser. Mas às vezes acho que se quando adultos podemos lidar com tanta dureza, uma criança pode processar uma infelicidade fictícia às vezes bem melhor do que a gente imagina.

As sereias sempre me encantaram por sua beleza e mística e pela tristeza delas. As sereias são tristes. Talvez por isso sintetizem a pessoa em conflito com sua sexualidade. Tão belas, mas ausentes de pernas, incapazes do ato sexual e da reprodução.

Elas também simbolizam a dualidade e a desigualdade, como na canção de Gilberto Gil, "A Novidade".


A novidade veio dar à praia
Na qualidade rara de sereia
Metade o busto de uma deusa maia
Metade um grande rabo de baleia
A novidade era o máximo
Do paradoxo estendido na areia
Alguns a desejar seus beijos de deusa
Outros a desejar seu rabo pra ceia

Oh, mundo tão desigual,
Tudo é tão desigual

E a novidade que seria um sonho
O milagre risonho da sereia
Virava um pesadelo tão medonho
Ali naquela praia, ali na areia
A novidade era a guerra
Entre o feliz poeta e o esfomeado
Estraçalhando uma sereia bonita
Despedaçando o sonho pra cada lado


Marilyn tinha o corpo ideal pra usar um vestido sereia. Sua silhueta ampulheta, com ombros e quadris proporcionados e cintura fina, ficou ainda mais evidenciada neste lindo vestido usado por ela numa premiere.



Um dos vestidos usados por Kim Kardashian em seu vergonhoso casamento foi este lindo vestido sereia assinado por Vera Wang. Devo dizer que foi o meu favorito do casamento que parece ter sido feito pra elas se aparecerem mesmo. Não era melhor ter feito um desfile? Ficava mais barato e menos vergonhoso. Mas enfim, taí o modelo, que é lindíssimo anyway.



Sofia Vergara é a sereia dos red carpets. Com seus modelos sinuosos, de cores vibrantes e sempre valorizados por acessórios poderosos, a colombiana sempre rouba a cena. Aqui, a cor tangerina ficou um deslumbre com os brincos de esmeraldas do país dela.



Como una buena latina, Sofia adorar explorar a sensualidade, mesmo no tapete vermelho. E consegue, porque tem um corpo lindo. Este vestido sereia azul petróleo é uma modelagem tão barroca que notei que ela pegou leve nos acessórios. Pegar leve em red carpet, leia-se: sem um colar, brincos menores... Diamantes always, of course.



Nina Dobrev tem traços e corpo harmônico, o frescor da juventude e a morenice serena que a mídia agora tem colocado num pedestal, fazendo um contraponto à obviedade loira. Mas se no seriado Vampire Diaries, ela me irrita um bocado, no tapete vermelho ela me surpreende. Este sereia vermelho que usou é um dos meus favoritos. Sensual na medida certa, bem acinturado porque ela tem corpo pra isso, decote e 'rabo de sereia' bem originais. Sem falar que tudo está perfeito no look dela: maquiagem, cabelo, clutch, colar, brincos. Uma vampirinha politicamente correta.


Outro estilo que eu bati palmas pela originalidade foi o usado por Lilly Colins. Sereia florida!




A cauda da sereia de Jen está meio murcha. Em compensação o resto... "arrajô"! Adoro as transparências laterais e principalmente a das costas, dando um ar moderno e sexy ao mesmo tempo. O branco marca demais o popozão. Mas ela é a Jennifer Lopes, ela pode.


Também tem algumas sereias nos mares da China. E os bordados são tão ricos que ela mais parece um vaso chinês da Cidade Proibida. Um luxo só!




Temos também brasileiras que fizeram bonito no estilo sereia. Neste vermelho Alexander McQueen, Gisele Bundchen quis fazer uma homenagem ao estilista que lhe deu o grande impulso de sua carreira. Tem fotos dela no red carpet, mas quis postar esta no banheiro porque lembrei dela dizer que faz xixi no box pra não gastar a água da privada. Típica canceriana mesmo.





Tem gente que vai achar praticamente uma heresia eu colocar Paula Fernandes depois de Gisele, mas a César o que é de César. Gisele é a uber model bilionária, mas Paula tem uma cintura de pilão que Giselão não tem. E por isso ela pode sim usar este sereia preto ousadíssimo, com laterais transparentes rendadas, que de frente causam aquele efeito ilusão de ótica que deixam a cintura dela ainda mais fina.


Mas aí você fica se perguntando: "Mas e eu? Não tenho corpo de modelo internacional, nem de diva hollywoodiana. Posso usar um modelo sereia?". Bem, sim e não. Se você tomar alguns cuidadinhos, pode sim. Já andei lendo alguns conselhos fashion que eu acho xiitas demais. Do tipo: ah se você é cheinha ou tem quadril largo demais, NÃO USE. Eu não vou ser radical assim. Que tal fazer o tal efeito ilusão de ótica que a Paulinha fez? Aliás, este efeito é o preferido de uma chubby oficial: Kate Winslet. Ou então, evite estampas. Mas a melhor dica talvez seja  esta imagem, já que uma imagem vale mais que mil palavras. Seja uma sereia com uma cauda mais ampla a partir dos quadris, sem usar um modelo tão grudado que você quase não consiga andar. Isso aconteceu com Beyonce, lembre-se!
Princesa Victoria da Suécia não corresponde ao ideal de beleza convencional e mesmo assim é linda e elegante. Andou magra demais com transtornos alimentares na adolescência, quando não se aceitava. Agora está feliz e sabe (ou sabem pra ela) se vestir como poucas. Aliás, dentre as princesas é das que mais me causam aquele efeito WOW quando ela aparece em casamentos e outros eventos formais da realeza.


Tudo está perfeito em Victoria: seu porte, a cor do vestido, os bordados, a modelagem. Mas o item "pataquepariu" vai pro prendedor de cabelo em forma de flecha de cupido, que ela usou na noite anterior ao seu casamento. Como é bom ser romântico quando se tem dinheiro...

Mas não importa a sua conta bancária. Visite as lojas de Catanduva, as de tecidos ou as especializadas em vestidos de festa, que tem modelos lindíssimos; temos estilistas talentosos, que vão te aconselhar a fazer o modelo ideal pra você, inspirado nestas ou em outras fotos, ou ainda em algo totalmente original! Mas lembre-se: pra usar vestido sereia não basta ter corpo, tem que ter ousadia no sangue, porque com um vestido assim você fatalmente atrairá todos os olhares para você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário