sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Fashion History: o "ardecô" e o "arnovô", uai!

Em tempos em que o art deco volta com força total em roupas e acessórios, empurrado pela força da indústria do cinema e seu mais recente sucesso "The Great Gatsby", é hora de falar um pouco sobre o estilo e também sobre o art nouveau, porque ambos tem peças lindas e, mais do que seu valor enquanto joia, tem todo um valor histórico e acabam virando peças vintage, que podem sempre ser usadas numa ocasião especial.
Tanto o art deco quanto o art nouveau são estilos que moldaram não somente o jeito de se vestir, mas também o jeito de decorar ambientes e o design de várias outras coisas, mas neste post falaremos especificamente sobre os acessórios.
Vou me centrar mais no art nouveau, porque admiro mais o estilo, por isso começo falando do art deco.
O art deco começou em Paris (claro), na década de 20, e se caracteriza por motivos geométricos, inspirados na pintura cubista de Picasso. As linhas retas, aliás, imperaram nos anos 20, quando o corset, que proporcionava à mulher uma silhueta sinuosa, foi abolido.
O art nouveau é mais a minha praia. É caracterizado por linhas graciosas, exageradas e espiraladas, como arabescos, entrelaçamentos de folhas e flores.
Este estilo é mais antigo. Começou no final do século 19, tendo se consolidado nos anos 1900, a era de ouro francesa, conhecida como Belle Epoque. Lembra do filme Moulin Rouge?



Este bracelete anel foi desenvolvido especialmente para a atriz francesa Sarah Bernhardt:



Aqui um lindo colar art nouveau de 1911:



Fazer confusão entre os dois estilos é normal. Eu sempre faço, porque ambos são lindos. Mas em caso de dúvida, tenha umas aulinhas de "artecô" e de arnovô", com o professor Aderbal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário