segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Moda plus size não tem que ser sem graça

Foi-se o tempo que a moda plus size se resumia a vestir a gordinha de preto dos pes à cabeça e ditar aquelas velhas regras já conhecidas, como num catecismo: evite estampas, evite listras, evite cores vibrantes. Em suma: evite, evite, evite. 
Como se já não bastasse evitar bolos, sorvetes e brigadeiros, parecia que a moda ainda não tinha se ligado que as gordinhas querem se vestir tão na moda quanto as magrinhas, sem ter que, mesmo sendo jovens, vestirem-se como senhoras.

Estar acima do peso que a sociedade impõe ou ainda que as passarelas impõem parece exigir que a moda direcionada a esse público se limite simplesmente a disfarçar as indesejadas gordurinhas.

Dizem que apostar no “pretinho básico” é garantia de arrasar no look. A cantora Adele é um bom exemplo de que a dica dá certo. Sempre que pisa em um red carpet, a cantora usa um vestido preto que a deixa sofisticada. O preto é a preferência de mulheres que estão acima do peso porque “emagrece” visualmente. Mas não precisa ser a única opção no guarda-roupa. No Teen Choice Awards, por exemplo, Amber Riley usou um vestido curto e roxo. O “jogo” de esconde-revela é o segredo do sucesso do look plus size.




Ser plus size não significa ter barriga. A mulher pode ter quadris largos, seios fartos e ter um corpo ampulheta, como no caso da modelo abaixo.


Com a roupa certa, a mulher pode evidenciar o que tem de melhor e minimizar o volume de outras regiões.

A roupa deve ser do tamanho do corpo, nem larga demais, nem justa demais. O vestido que a Adele usou na premiação do Globo de Ouro chamou a atenção para o colo porque escolheu um modelo discreto, preto e com decote rendado.

Deixar o colo à mostra é uma boa alternativa para valorizar o corpo da mulher gordinha, por isso, os decotes “V” e canoa são os mais indicados, deixando o ombro em evidência e compondo uma silhueta em formato de ampulheta.

A cintura precisa ser marcada, mas não necessariamente com um cinto. A própria modelagem da peça pode fazer isso. E se usar um cinto, o ideal é que seja escuro ou da cor da roupa. 

E se a modelagem da peça ajuda a criar um look harmonioso, os tecidos também podem. Alguns até emagrecem!

Tecidos brilhosos refletem a luz e engordam. Já os tecidos opacos, e principalmente os mais pesados e fluidos, diminuem o volume do corpo. 




 Este vestido é muito chic e faz muito bonito na noite, além de estar super na moda.



Evite usar também texturas e bordados nas regiões mais fartas.


A principal recomendação para a mulher plus size é que ela componha um look com o qual se sinta bem. Se gosta de cores claras (na teoria, elas “engordam”), use mesmo assim! Mas da maneira correta. Afinal, não é só nas medidas que a roupa tem que combinar, mas também com a personalidade. Com bom senso, satisfazer a cliente que não quer se vestir como uma freira, escondendo tudo, simplesmente porque ela não tem uma silhueta de sílfide. Ela pode, por exemplo, valorizar o que tem de mais bonito no corpo. Podem ser os seios fartos, como um decote generoso, ou até pernas torneadas. Cláudia Gimenez que o diga. Apenas tome cuidado e aceite-se! Nada de usar uma calça 38 se o seu número é 46, ok?


Componha um mix de cores. A escura para contornar e disfarçar o contorno do corpo, com um blazer preto, por exemplo, e a clara para chamar atenção para o centro do corpo, com uma camisa branca.


Estando de bem com o corpo e com a autoestima elevada não há quem não fique com uma beleza radiante.
A moda plus size invade todos os terrenos do mundo fashion. Hoje em dia já há até moda praia e lingerie (bonita, não do tipo carçola da vovó), encontradas na Acalanto Lingerie, na rua Maranhão.



Vestidos de noiva com mangas medievais e evasês também caem super bem em noivas plus size.



E pra arrematar, quem foi que disse que plus size não pode usar mini saia e roupa com brilho? Taí abaixo o exemplo da Cleo Fernandes, Miss Brasil Plus Size 2013, arrasando na passarela, sem deixar espaço pra comentários como "gordinha linda". Nananinanão. Simplesmente, linda!



Já Mayara Russi, abaixo, considerada a Ana Paula Arosio plus size, mostra toda a sua sensualidade no decotão.



Aqui, de maquiagem e roupa colorida e na foto ao lado, de headband dourada, provando que a moda foi feita, sim, para todas.




Você está acima do peso, chega na loja, quer usar aquele super jeans moderno cheio de detalhes e apliques, e aí a vendedora lhe diz: ah... do seu tamanho não tem, mas tem essa! E te mostra aquele modelão chato, tradicional, sem charme algum, como se gordo não tivesse direito a usar algo diferente. A lindíssima modelo plus size norte-americana Sophie Sheppard prova que as gordinhas podem e devem estar na moda. Na foto abaixo ela usa um jeans super fashion, cheio de apliques em metal, regata preta e por cima jaquetinha leve de estampa floral delicada.

Flúvia Lacerda é outra top plus que tem feito bonito em editoriais de moda. As plus size models ainda não têm a projeção das magrinhas no tal mondo fashion. Ex: não passam nos castings das grandes semanas de moda, não viram angels da Victoria Secret... Enfim, as barreiras ainda persistem para quem tem seus quilinhos a mais, mas, por outro lado, as gordinhas lindas têm suas vantagens: conseguem trabalho muito mais facilmente, pelo fato de ainda existirem poucas modelos plus size disponíveis no mercado. Talvez porque muitas que estão por aí têm se subestimado e não se agenciam, não fazem testes, etc.




Acima, de mini saia jeans (sim, ela pooooodji), blusa em xadrez vichy e salto na mesma estampa da blusa, super pin up.





Aqui num salto a la Lady Gaga, num editorial pra lá de sexy.

Um bom corset fica até mais lindo que numa mulher magra demais, pois acentua as curvas. Lembre-se que os corsets eram usados numa época em que o ideal de beleza não era a magreza excessiva.








E pra você que interessou não só na moda plus size como quem sabe ser uma modelo plus size, saiba que há alguns pré-requisitos para achar trabalho no mercado. Não basta ser gordinha. É preciso cuidar da saúde (obesidade mórbida é doença, estar acima do peso das passarelas convencionais é que NÃO), ter uma pele boa, ter um rosto bonito e um corpo proporcional.
Mayara Russi por exemplo é uma plus size bem acima do peso das plus size convencionais, mas consegue muito trabalho porque é muito bonita. Mas se sua intenção não é ser modelo, você continua podendo ser elegante e atraente com as dicas do Catanduva Fashion.
Em Catanduva você já encontra diversas lojas com lindas roupas plus size, tanto no shopping quanto nas lojas de rua. Posteriormente, falaremos mais a respeito. Fiquem ligadas!

Texto by Lívia Gandolfi


Nenhum comentário:

Postar um comentário