sábado, 31 de agosto de 2013

Etiqueta: elegância não está só na roupa


Quero falar de uma coisa, adivinha onde ela anda? Isso mesmo. A educação. Não falo daquela educação que se mostra pendurando um diploma na parede.
Quero falar também de elegância, mas não daquela que se compra com o cartão de crédito na Oscar Freire.
Vou abordar também a classe, mas não aquela de saber como se portar à mesa e pra que serve cada garfinho e cada colherzinha.
Quando eu era criança, minha mãe ensinava que era feio mastigar de boca aberta. Fato. Então a gente só pra provocar ficava assoprando o canudo no copo de coca-cola, em vez de sugar, pra fazer borbulhas e a minha mãe ficava em cólicas. "Já falei pra parar com isso!".
Obrigada, mãe, hoje eu não como mais de boca aberta, nem faço bolinhas no copo. Aliás, eu odeio canudo. Mas não foi só isso que aprendi com ela, com professores e outras pessoas de bem. E é dessa educação, cuja falta dela tem me irritado profundamente nos últimos dias, que quero falar. Então aqui vão os 10 Mandamentos da Pessoa Fina, que no céu vai não vai comer junkie food, vai comer lagostas ao molho de queijo. Estas são as melhores dicas pra não parecer um macaron embrulhado num papel de jornal, ou ainda uma jeca-tatu embolada num tailler Chanel em cima do salto Ferragamo.

1- Fale baixo. Eu não sou surda. E os surdos também não vão escutar com você falando alto. Aprenda libras. Olha que fino!
2- Não fale sem parar como se quisesse mostrar pra todo mundo o quanto você é sábio e viajado. Quem tem conhecimento e sabedoria não fica palestrando no ouvido de ninguém sem ser perguntado.
3- Seja pontual e se não deu pra ser, desculpe-se adequadamente, demonstrando que você realmente sente por isso. Não vale inventar mentiras ou culpar o trânsito.
4- Receba as pessoas com educação, sem arrogância, como se demonstrando inacessibilidade você demonstrasse que é importante. Não demonstra. Só mostra que você é um sem educação miserável.
5- Retorne os pedidos e telefonemas que as pessoas lhe fazem, ainda que seja para dar uma resposta negativa. Tem gente que é tão jacu que pensa que o profissional que está a esperar pela resposta não é suficientemente adulto pra receber um não. E-mails principalmente devem ser respondidos quase que imediatamente, tão logo você os leia, mesmo que ainda não tenha a resposta. Avise que tão logo a tenha você informará. Tem gente que acha que o outro é sensitivo, que vai receber a resposta por meio de um espírito mensageiro e que ele não precisa se dar ao trabalho e à elegância de dar um retorno. Confesso que às vezes não sei se isso é por sadismo, por ignorância ou pura preguiça e egoísmo.
6- Não aponte o dedo às pessoas na rua, não as encare, nem as olhe de cima para baixo, como se as tivesse medindo, pra avaliar o que estão vestindo e, por isso mesmo, se são dignas de sua atenção. Olhe nos olhos. É tão chic isso, gente.
7- Não discrimine. Obama eleito. Oprah milionária... Ponha seu preconceito no seu saquinho medieval da ignorância e jogue no lixo. Nada de rejeitar candidato a emprego ou tratar de modo diferente, por causa da cor ou aparência. Aparência aqui leia-se: tipo de corpo, genética. Não me refiro a desleixo. E, acima de tudo, não seja educado só com os ricos e poderosos. O mundo dá muitas voltas... e ainda que não desse, ser interesseiro e puxa-saco é o cúmulo da deselegância.
8- Procure escutar mais do que falar, sendo, acima de tudo, um conciliador, e não um fofoqueiro.
9- Não inveje. Ao invés disso, trabalhe para conseguir o que quer. Uns têm mais sorte que outros? E daí? Corra atrás do prejuízo e procure ser feliz com o que tem. Se dinheiro trouxesse felicidade, tantos milionários não teriam se matado.
10- E por último, seja você mesmo, mas não seja uma Gabriela, que nasceu assim e vai ser sempre assim. É próprio dos sábios mudar de opinião. Não se mostre relutante mesmo diante dos mais irrefutáveis argumentos. Isso só fará você posar de mente fechada e idiota. Esteja aberto a novas ideias, diga que vai estudar melhor o assunto e quando tiver um argumento melhor você pode dizer, sem alterar a voz, mas ainda que para sempre discordem, nunca misture amizade com divergência de opiniões. A não ser que o seu 'amigo' decida, do dia pra noite, defender o canibalismo, por exemplo.


Feito isso, eeeeeeeh, parabéns, você é fina. Vamos brindar a isso e bebericar nosso vinho das ninfas!

Um comentário: