sexta-feira, 6 de setembro de 2013

ARQUITETURA E MODA - Quando roupas e paredes se entrelaçam no porcelana print





Muito antes da chegada da nova estação, podemos conferir a tendência que vem dando o que falar, e será hit do próximo verão: o PORCELANA PRINT.
Algumas evidências sugerem que ela tenha se originado na China da época ‘Tang’, 500 anos a.C, sendo que no séc. XVIII era produzida na França - produção esta ‘chiquerrérrima’ até hoje. Trata-se da Limoge, sonho de consumo de qualquer pessoa que preze por peças de porcelana elegantes e de requinte.


   





Já entre o final do século XIX e começo do século XX, período denominado de ‘Belle Époque’ – termo francês que em livre tradução significa Bela Época – as estampas de porcelana já apareciam nos azulejos que revestiam as fachadas dos casarões, mostrando imponência; eles eram símbolos de riqueza e representavam o status das famílias.



Esses azulejos, além de conterem padrões e estamparias geométricas, também formam gravuras, transformando-se em obras de arte, como as famosas representações do “novo mundo”, que os artistas portugueses realizaram em azulejos de séculos atrás, quando o Brasil ainda era um local exótico, de natureza intocada, como podemos ver neste quadro que se formou com os azulejos do Convento de São Francisco, em Salvador.


 
E como dizia Lavoisier‘Nada se cria, tudo se transforma’ – em pleno século XXI, ressurgem tendências que trazem a história de séculos passados à tona. Acredito que tenha sido um desdobramento natural da moda barroca, com seus arabescos típicos da arquitetura e da arte, que tomaram conta das estampas em roupas e acessórios, influenciando agora a tendência da nova estação, tendência essa que não se restringe apenas à arquitetura de interiores ou à moda feminina. 



 

Que rufem os tambores pois venho dar a noticia aos meu amigos fashionistas que a tendência vai além do feminino e abrange o nosso closet masculino também, estampando as nossas camisas, shorts, acessórios e sapatos. E o que mais o seu estilo e imaginação pedir. E os termômetros também, afinal, olha aí o azulejo português na bermuda:




A Porcelana Print - ou o dito azulejo português, para os que assim preferem chamar - foi a estampa vista nas passarelas de Valentino. A ideia foi explorada no desfile na coleção de inverno 2014 e na coleção Resort 2013, de Roberto Cavalli.
 




Eu particularmente adoro tudo que não seja trivial, portanto, apostem na tendência, porque essa moda vai pegar.




João Fávero

Designer de interiores e comentarista de moda.
joaofavero.atelier@hotmail.com
Cel: 9130.1439



2 comentários: