domingo, 8 de setembro de 2013

Baba, baby, baba no babado



Vestidos de babados sempre me lembram "aquela velha infância", quando minha mãe mandava fazer meus vestidinhos cheios de babados. Por acaso, tinha um vermelho, numa foto já amarelada pelo tempo. Nos anos 70 os vestidos de babados imperaram, mas esta moda, que é tão comum, devido ao seu toque romântico, além de ser vista em vestidos infantis, têm invadido não somente o guarda-roupa das teenagers, mas também das mulheres maduras, que, para ficarem elegantes, devem ter uma silhueta de sílfide, como a princesa Mary da Suécia.


Aqui pode-se ver melhor o detalhe do vestido na parte da frente. Um bojo estruturado, com nervuras, sem decote (as princesas são sempre cuidadosas com relação aos decotes). E por acaso adorei as mangas meio bufantes nos punhos, uma que se pode ver no vestido verde abaixo:



Os babados dos vestidos remetem à tradução andaluza dos típicos trajes usados pelas dançarinas de flamenco.


Uma cultura muito forte em Catanduva, cidade que recebeu, além de muitos italianos, também muitos espanhóis, sendo a Sociedade Hispano-Brasileira, além de um prédio belíssimo na cidade, um local onde várias traços da cultura espanhola se mantêm vivos, através das festas, das aulas de espanhol e de flamenco.



Quando interpretou uma espanhola no cinema, Brigitte Bardot usou um figurino com dois elementos muito fortes na cultura hispânica: o vermelho e os babados.



Aqui a cor escolhida foi o amarelo, mas os babados são o destaque deste look, numa saia ampla bem típica dos anos 50.



Nos dias atuais, a atriz norte-americana Lucy Liu apostou no babado nude, com sandálias e clutch prata.



Esta saia de babadinhos ficou perfeita com o cinto. Roupas assim podem ser encontradas na Mistura Fina, em Catanduva.



Neste editorial de moda, com penumbra de "o passado a espera", a saia de babados foi a estrela principal.



No editorial de moda "Made in heaven", conseguiram transformar a cândida cara de coala Miranda Kerr em Cicciolina, neste ensaio com direito a muita loirice, headband de flores (outra tendência), muito branco (a falsa pureza que Nelson Rodrigues adoraria), e babados, desta vez sobre o busto.



Uma versão mais informal para um final de semana descontraído ou um fim de tarde no shopping: vestido jeans de babadinhos.




E do outro lado do mundo, minha amiga tailandesa super fashion Yukari me mandou este post com uma produção thai com babados.


Não importa onde ele esteja - se na blusa ou na saia - ou qual impressão se deseje causar - a de princesa incauta ou lolita sexy - o babado está, literalmente, muito forte desde 2012, e deve continuar. Invista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário