segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Ave César! A moda greco-romana


Quando Liz Taylor apareceu neste vestido branco de inspiração grega, brincos de esmeraldas e flores no cabelo feito uma Afrodite, deu vontade de gritar: "Ave, Liz!". A diva casou-se várias vezes, mas este vestido de um ombro só é o meu favorito, tanto quanto eu sei que o dela foi Richard Burton.



Ela usou o mesmo modelo para interpretar Cleópatra, a rainha que, apesar de egípcia, viveu uma intensa relação com Roma. Ou seria melhor dizer com os "romanos"?
O fato que é que quem aprendeu sobre o "helenismo" na escola sabe que isto nada mais foi que uma fusão de culturas, no caso principalmente a grega com a romana. É por isso que este vestido pode ser chamado de vestido de estilo romano ou grego. A César o que é de César, mas quando as coisas se misturam, fica difícil agir. Que o diga Marco Antônio.




O fato é que o vestido de inspiração romana, o qual não se sabe bem por que surgiu - se pela praticidade ou pela sensualidade - acabou virando um clássico e influenciando até a nossa geração, tanto quanto o direito romano, sua democracia, sua linguagem e muito de sua cultura.




Jennifer Lopez, no Grammy, fez um tapete vermelho com vestido estilo grego e outras reentrâncias com muito mais substância que a colega Angelina Jolie, que meses antes havia ensaiado a mesma pose.




Os vestidos de estilo grego não necessariamente têm de ter um ombro só. Outros elementos caracterizam o estilo da bela Helena de Troia. Tecidos fluidos, decotes como o escolhido por Blake Lively, assim como seu penteado, e detalhes na gola como trespasses e bordados dourados ou em pedrarias, além de uma modelagem mais solta, como o vestido ouro velho de Sarah Jessica Parker e o modelito de Olivia Wilde. Anna Hathaway poderia viver uma bela Cláudia, esposa de Pilatos.
O vestido branco que Kim Kardashian usou, abaixo, vestiria muito bem personagens como Cleópatra ou Helena de Troia.




Angelina Jolie abusou do modelo quando viveu Olímpia, a mãe de Alexander, que jurava de pé junto que tinha engravidado de Zeus. Doida de pedra, mas fashion.



Mas não são só as princesas, rainhas, imperatrizes e aristocratas de antigamente que faziam bonito com o vestido de um ombro só. Rainhas e princesas de hoje desfilam em eventos sociais seus modelitos gregos, mostrando que a Grécia pode ter falido, mas seu estilo permaneceu para sempre, impregnado nos mais diversos povos.



Mary Donaldson, princesa da Dinamarca, com vestido de um ombro só, adornado por broche de rubis e diamantes e tiara com as mesmas pedras, cujo design foi inspirado na natureza, em folhas e pequenas cerejas. Design bem grego por sinal.





Princesa - agora rainha - Máxima, com vestido floral de um ombro só, também com broche e tiara, mas o conjunto todo, complementado pelos brincos, em safiras e diamantes.





O vestido azul de um ombro só usado por Diana é tão icônico que não poderia ser esquecido no filme biográfico, no qual Naomi Watts a interpreta, usando um modelito igual.






A princesa Victoria da Suécia usou este modelito de um ombro só salmão, rico em detalhes, e, como sempre, surpreendeu pela perfeição na combinação de vestido mais joias, no jantar que antecedeu seu casamento. Victoria sempre arrasa, respeitando, acima de tudo, seu tipo físico, e provando que é possível ser linda e elegante aceitando seu próprio corpo. Super romântica e apropriada para uma ocasião onde se celebra o amor foi a flecha de cupido segurando o penteado. Saiu vitoriosa no look.

Nenhum comentário:

Postar um comentário