segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Fashion pets - os gatos do Oriente em Catanduva


Os gatos persas assim são chamados porque vieram da Antiga Pérsia (atual Irã), mas este da foto, charmosésimo, com um olho de cada cor, pertence ao gatil "Persas Catanduva".




O charme da correntinha não é menor que a produção da foto, próximo a um vaso de flores púrpura. Os gatos persas são mesmo imponentes.




O gato persa foi levado para a Europa por um italiano que visitou a Pérsia. Da Itália, foi parar na Inglaterra, onde, de alguns cruzamentos, surgiu o gato angorá e outras variedades de persa, com diversas cores, como este da foto, também do Persas Catanduva, que pode ser encontrado no Facebook.




Este da foto, por exemplo, tem a pelagem conhecida como "tartaruga".




Este, de cor amarelada, lembra o gato Garfield. Outras características dos persas: cara achatada, orelhas arredondadas, pescoço curto e olhos grandes.
Os gatos persas também são ótima companhia para ambientes pequenos, como apartamentos, pois são muito tranquilos e carinhosos. Adoram a companhia do dono.




A pelagem do gato persa requer muito cuidado. Seus pelos longos, densos e muito macios devem ser escovados com cuidado, para que o bichinho não se machuque e também para que, ao se lamber, não forme 'bolos' de pêlo no estômago.




A escovação periódica também evita os horrendos nós. É um bichinho, portanto, que pede cuidados especiais, mas é de uma beleza e personalidade incríveis.




Os gatos himalaios são muito parecidos com os persas, na pelagem generosa, mas são bem característicos por terem focinho rabo, patas e orelhas num tom mais escuro que o resto do corpo. São lindos também. Na pelagem parecem siameses, mas são peludinhos.

Este foi a coluna do "Gato" de hoje. Miau pra vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário