quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Papo Fashion: você e os outros


O que você vê nessa foto? Eu vejo um blazer preto, um chapéu e anéis estilo Balenciaga super legais. Tem gente que só vê o buraco na calça. Tem gente que só vê defeito nos outros.
Felizmente eu aprendi com a melhor pessoa que já conheci em toda a minha vida, Edenilson Francisco Polari, a saber enxergar primeiro o que as pessoas têm de melhor. Edenilson, o Xuxa, como nós que o amávamos o chamávamos, nunca fez comentários maldosos sobre ninguém. Nenhum único comentário, em 10 anos de convivência. Sempre que alguém vinha falar do defeito de alguém, ele tinha sempre um "mas". "Ah, mas ele tem isso de bom... Ah, mas isso é porque ele tem uma vida muito estressante. Ah, mas é o jeito dele, no fundo ele é uma boa pessoa". Inocência demais? Talvez. Mas talvez por isso mesmo ele tenha sido amado também com tanto exagero.
Também aprendi uma história com meu atual marido. Na Índia, havia um professor de pintura e um aprendiz. Um dia, o estudante ficou profissional, aprendeu tudo que podia com seu professor. Pintou um quadro e mostrou para seu professor, dizendo: "Professor, estou pronto agora? Fiz algo bom?". O professor responde: "Você aprendeu tudo, exceto uma coisa". Então ele sugere que ele busque a opinião pública. "Ponha seu quadro numa parede da rua. Ponha ao lado uma caneta vermelha e escreva ao lado a seguinte mensagem: se você vê algum defeito neste quadro, use a caneta vermelha e coloque uma cruz em cima do que você acha que está mal feito". Poucas horas depois, havia tantas cruzes vermelhas em cima de sua pintura que isso entristeceu o artista profundamente e como um relâmpago ele foi desabafar com seu professor: "Eu pensei que eu já era um bom pintor. Agora preciso pensar em como posso fazer para melhorar isso". Então o professor lhe diz: "Agora você aprendeu sua última lição. Você não pode satisfazer todo mundo. Não importa o que você faça, as pessoas sempre encontrarão defeitos. É por isso que você deve acreditar no seu próprio estilo, naquilo que você pensa que é bonito ou bom dentro de seus propósitos. As pessoas te criticam, mesmo se eles não são capazes de fazer 10% do que você é capaz. E para provar que o que eu te falo é verdade, volte ao muro e pregue nele uma tela em branco, com a seguinte mensagem: pinte algo melhor que o meu quadro". Passaram-se dias, semanas, meses, até anos. E a tela permaneceu em branco, porque ninguém teve coragem, ousadia ou talento necessário para pintar algo e se atrever a alegar que aquilo era melhor, porque fazer algo é uma coisa e criticar é outra".

Nenhum comentário:

Postar um comentário