quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Fashion Gourmet: Pavlova de amora e cardamomo


Aos amadores: Pavlova não é a modelo russa do momento, nem o sobrenome de uma ginasta do leste europeu. Mas de fato - admitamos - a fotogênica sobremesa acima foi feita em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova e desde então tem se multiplicado em vários sabores. Esta é feita com amoras e cardamomo, uma especiaria indiana.


Para fazer a geléia de amoras, você vai precisar de:

500 gramas de amoras
2/3 de uma xícara de açúcar
1/4 xícara de mel
1 colher de chá de suco de limão
1/2 colher de chá de casca de limão ralada
1/4 de colher de chá de canela

Para fazer o creme de amoras com cardamomo, você vai precisar de:

450 gramas de creme de leite
1/3 de xícara de açúcar
1/2 xícara de chá de casca de limão ralada
1 colher de sopa de amora amassada
1 colher de chá de baunilha
1/2 colher de chá de cardamomo

Para vocês os discos de merengue você vai precisar de:

6 claras
2 xícaras de açúcar cristal
1 colher de chá de polvilho
1 pitada de sal
350 gramas de amora para enfeitar
1 colher de chá de cardamomo
1/2 colher de chá de baunilha

Modo de fazer




Pré-aqueça o forno numa temperatura de aproximadamente 150º C. Bata as claras com o sal até elas começarem a enrijecer, mas não muito. Pouco a pouco, vá acrescentando o açúcar, em punhadinhos de 1/4 de xícara cada vez. Continue batendo na batedeira em alta velocidade até que o creme fique brilhante e grosso. Só então acrescente a baunilha e o cardamomo.
Cubra três assadeiras com papel manteiga e em seguida, em cada uma delas, espalhe uma porção do creme de claras. Deixe-as no forno por aproximadamente 1 hora. Depois desse tempo, desligue o forno e deixe a porta do forno semi-aberta durante um tempo, até esfriar um pouco, e só então remova a pavlova do forno.
Enquanto isso, leve as amoras ao fogo alto, numa panela de tamanho médio. Vá mexendo de minuto em minuto, até que descongelem e se separem umas das outras. Abaixe o fogo e deixe por aproximadamente 15 minutos, até quase o ponto de fervura. Separe uma colher de sopa dessa mistura e deixe reservado. Ao restante, misture o açúcar, o mel e a geléia de amoras, e deixe no fogo baixo por cerca de 45 minutos, mexendo a cada 8 minutos mais ou menos.
Retire do fogo, acrescente o suco de limão, a casca de limão, a canela e espere esfriar antes de por na geladeira.

Para fazer o creme de amoras, bata o creme de leite, as amoras, o cardamomo, o sal e o açúcar, até ficar consistente, cremoso e grudando um pouco na colher. Misture com as casquinhas de limão, o polvilho e a baunilha, e coloque na geladeira para esfriar.

Remova os discos de merengue da pavlova e coloque num prato para servir, cubrindo-as e intercalando-as com camadas do creme de amoras, da geléia de amoras e com as amoras frescas (estas devem ficar no topo). Vá intercalando até que você tenha arranjado todas as três camadas da pavlova. Sirva em seguida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário