segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Test drive 2: Corset Madame Sher


Os corsets da Madame Sher são os mais cobiçados do Brasil. Isso porque Sher é uma corsetier que dedicou anos de sua carreira à confecção das peças. E apesar dos apelos para que começasse a produzir em escala industrial, dado ao seu sucesso - já fez corsets para Gisele Bundchen, Ivete Sangalo e outras celebridades - ela insiste em manter o seu ateliê e sua produção artesanal e personalizada. Através do seu site, qualquer uma pode encomendar o seu modelo, mandando as medidas por e-mail e pagando no cartão em até 10 vezes, o que facilita muito, porque os corsets de Madame Sher não são baratos, mas valem o investimento, pois é uma peça única, quase uma obra de arte, que você vai guardar e usar durante um longo tempo, em ocasiões especiais.
Além disso, tem todo o trabalho e o conhecimento da corsetier em utilizar as técnicas adequadas para que o corset não prejudique a sua saúde. Já tive amigas que compraram espartilhos baratinhos na internet, que na modelo da foto pareciam lindos e maravilhosos, mas depois de uma noite de uso não aguentavam de dor nas costelas. Cuidado... muito cuidado... às vezes pagar caro por algo básico é burrice, mas às vezes o barato sai caro. Tem peças que valem a pena e outras não. Use a sua inteligência também para suas compras. Este da foto abaixo, é o under-bust. Fica lindo usado com camisa por baixo.




A história dos corsets é antiga. No começo, eram usados apenas para conferir aos nobres uma postura altiva, como neste modelo usado por uma das atrizes do seriado britânico The Tudors, que contou a história da dinastia que governou a Inglaterra no século 16.



No período romântico é que eles passaram a literalmente ter a função de delinear as curvas da mulher, comprimindo a região da cintura. Nos anos 20, eles foram abolidos, mas os anos 50 os redimiram graças ao retorno da busca pela feminilidade. Quem não se lembra de Marilyn Monroe cantando "In the River of no Return", languidamente, com seu corset dourado, em cima de um piano de cabaré?



Ou ainda de Brigitte Bardot, nos 50, com sua cinturica e as saias amplas.




Sophia Loren era a beleza em volúpia em seu corset.




Mas talvez ninguém na história do cinema tenha exibido uma cintura tão inacreditavelmente fina, num corset, claro, como Jayne Mansfield.



A boa notícia é que os corsets de agora são muito mais eficientes e confortáveis que os do passado, mas desde que a corseteria utilize dos materiais de qualidade para garantir a sua durabilidade, conforto e o efeito desejado. As barbatanas devem ser resistentes, mas confortáveis, sem deformar com o tempo. Conheço casos em que o corset, após usado poucas vezes, já estava todo "troncho". Isso acontece porque muitas vezes estas barbatanas são xinfrim, vêm da China. Pra tirar uma foto na modelo e fazer propaganda, ficam lindas, mas quando você compra e começa a usar seus sonhos desabam literalmente.



Sem falar que uma peça dessas exige várias sobreposições, várias camadas de tecido e as medidas ideais para cada corpo. E ficam lindas com gargantilhas vitorianas, como este lindo modelo azul.



Este modelo é o eduardiano. É assim chamado porque aperta ainda mais na região da cintura - que era como usavam as moças na era do Rei Eduardo. É mais indicado para quem já usa corset há muito tempo. Lindo, não? Aí vocês me perguntam: incomoda? Bom, gente, a primeira vez que você usa, claro, estranha um pouco, mas se for um corset de qualidade, não incomoda. Claro que você não vai usar a peça pra jogar tênis. E também não é um pijama. Você vai pra fazer bonito. Consequentemente, você vai ficar mais durinha, com a postura mais ereta e como ele comprime a barriga, você sentirá menos fome na festa. Que bom, né? Mas dor? Não. Se você sente dor algo está errado. O meu eu fico de boa e quando tiro, super normal também. Aliás, eu adoro a Coco Chanel, mas essa história de abolir o espartilho foi mais pra mandar a mulherada pra labuta que qualquer coisa, porque, realmente, com um corset, não dá pra pegar no pesado, mas que a peça deixa a mulher muito mais feminina, ah isso deixa, sem falar que valoriza até mais aquelas que não são tão magras, deixando a sua silhueta ampulheta. Não se esqueça de que o corset foi feito numa época em que as mulheres eram mais cheinhas mesmo. Mas lembre-se: jamais use uma peça com o tamanho menor para o seu tipo de corpo.



Aqui um corset que vestiu Ana Hickmann num ensaio pra Vip. Claro que a saia é só pro ensaio, mas o corset dá pra usar com uma saia lápis, de boa, mas, como a própria Madame Sher diz: "tem que fazer carão", porque o 'bicho' é sexy demais, né gentem. Se você faz a linha mais discreta, também há modelo mais discretos.

Este corset me lembra as personagens dos comics, como esta Mulher Gato, roubando um beijo do Batman.




O meu é este aqui, não é lindo? Gosto do bojo estruturado, porque eles conferem um ar mais moderno. Também amo a cor champanhe e a sobreposição da renda chantilly negra, mas há vários outros modelos, com vários tipos de tecidos e cores. Há até vestidos-corset.


E aqui eu com ele. Não sou lá a Madame Sher, mas amo meu corset! Já usei pra fazer um estilo bem de época, com saia longa ampla preta. Já usei num estilo anos 40, com saia lápis até o joelho e aqui escolhi um look bem despojado pra ir no programa do Paulinho Bauab, com colar de camafeu e bracelete de pérolas, porque as pérolas, assim como o corset, nunca envelhecem. São lindos pra sempre.

E bye.

Nenhum comentário:

Postar um comentário